Qual é o impacto do turnover dentro da empresa

O turnover, ou taxa de rotatividade, é um índice presente em todas as empresas. Afinal, a troca de funcionários, mesmo que eventual, é uma situação muitas vezes inevitável. No entanto, quando as taxas de turnover estão elevadas, significa que é hora dos gestores  buscarem uma mudança nos processos internos.

No contexto empresarial, o turnover é utilizado para nomear a rotatividade de pessoal dentro de uma empresa. Em outras palavras, este índice calcula a entrada de novos colaboradores e a saída de funcionários — por demissão ou demais motivos — durante um determinado período de tempo. 

Uma alta taxa de rotatividade pode representar insatisfação da equipe com a organização, baixa capacidade da empresa de reter seus talentos e, até mesmo, falta de atrativos perante profissionais e o mercado.

Mas afinal, o que causa o turnover?

Um dos fatores responsáveis por afetar a qualidade dos resultados da empresa e aumentar os custos com pessoal, o alto índice de turnover pode ser causado por diversos motivos, como: 

  • clima organizacional ruim;
  • baixo desempenho dos funcionários;
  • proposta de valor pouco atraente;
  • cultura organizacional fraca;
  • poucas ou nenhuma oportunidade de crescimento;
  • falhas na comunicação interna.

Com tantos motivos possíveis que causam o turnover, os gestores precisam estar atentos aos processos internos a fim de contornar rapidamente a situação e evitar prejuízos maiores.

Como reduzir os índices de turnover?

Altos índices de turnover podem sinalizar que algo não vai bem na gestão de pessoas da empresa. 

Dessa forma, gestores e profissionais de RH devem estar atentos a este importante KPI, implementando, se necessário, medidas para reduzir a grande rotatividade de profissionais na organização.

Conheça cinco boas práticas para reduzir o turnover da empresa:

1 - Identifique os fatores de permanência

Existem diversos fatores que levam um funcionário a ficar ou não na organização, como remuneração e benefícios, possibilidade de crescimento, estabilidade, dentre outros.

 Ao identificar os principais fatores de permanência, os gestores podem mapear quais aspectos a empresa precisa melhorar para garantir que os colaboradores tenham interesse em continuar parte da equipe.

Se apenas a remuneração e os benefícios são motivos para ficar na empresa, é hora de repensar o clima organizacional e o engajamento da equipe. Afinal, nesses casos, qualquer oferta de emprego com melhores condições financeiras será suficiente para o funcionário deixar seu cargo e contribuir para os índices de turnover.

2 - Realize avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho são utilizadas para identificar e medir a performance dos colaboradores, a fim de otimizar os resultados individuais e das equipes. 

A partir da análise destas avaliações, a empresa pode desenvolver estratégias de capacitação mais eficientes, tomando como base as necessidades de seus funcionários, organizar planos de desenvolvimento pessoal e até mesmo conceder promoções e gratificações aos profissionais.

3 - Invista em pesquisas de clima

As pesquisas de clima medem o nível de satisfação da equipe com a empresa e  apontam a percepção dos funcionários sobre diversos aspectos da organização, como infraestrutura, remuneração, relacionamento com superiores e políticas de RH. 

Através das pesquisas de clima, os gestores identificam as “falhas” da empresa, buscando trazer melhorias para o ambiente de trabalho e políticas de gestão, a fim de garantir colaboradores mais satisfeitos e menor rotatividade interna.

4 - Realize entrevistas de desligamento

O desligamento de um colaborador também pode ser um momento para aprendizado e melhorias. 

Durante a entrevista de desligamento, o RH identifica pontos de melhoria referentes à qualidade de vida do funcionário, a relação com os gestores, os benefícios concedidos e demais assuntos que dizem respeito ao tempo de atuação na empresa. 

Com base nas respostas e no feedback do profissional, a administração pode investir em novas estratégias e processos para melhorar a empresa como um todo e reduzir os índices de turnover no futuro.

5 - Otimize os processos de recrutamento e seleção

A contratação inadequada de profissionais desalinhados com a cultura da empresa ou o cargo em aberto pode, muitas vezes, ser uma das principais justificativas para funcionários insatisfeitos e grandes taxas de turnover 

Para evitar esta situação, os gestores devem investir em melhorias desde o início do processo, buscando soluções otimizadas de recrutamento e seleção.

Ao contar com profissionais especializados em processos seletivos, a empresa garante a contratação dos talentos mais alinhados à cultura interna e às atividades, reduzindo os índices de rotatividade.  

Quer conferir outras práticas para reduzir o turnover na sua empresa? Confira nosso artigo sobre o assunto aqui!

Além destas dicas, você pode contar com o auxílio da RH Center para diminuir as taxas de turnover e seus impactos dentro da empresa. 

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