Como diminuir o turnover de funcionários da empresa

No meio corporativo, o termo turnover é utilizado para indicar o índice de rotatividade dos funcionários em uma organização. Ou seja, o número de colaboradores que deixaram a empresa durante um certo período de tempo e que precisaram ser substituídos através de novas contratações.

O índice de turnover é tido hoje como um dos principais indicadores de desempenho e saúde organizacional das empresas. Afinal, quando esta taxa está alta, significa que muitos profissionais estão deixando seus cargos por um série de razões.

Nesse sentido, diminuir a rotatividade dentro da empresa se torna um grande desafio para gestores e o setor de RH. Uma vez que um alto turnover pode impactar na produtividade, nas finanças e até mesmo na imagem da empresa perante o mercado.

Por que é importante evitar altos índices de turnover?

Segundo uma pesquisa global realizada pela Robert Half, o índice de rotatividade de colaboradores aumentou em 82% das empresas brasileiras desde 2010. Esta porcentagem representa mais que o dobro da média mundial, registrada em 38%. 

As altas taxas de turnover no Brasil demonstram o quanto é necessário as empresas estipularem ações estratégicas para reter colaboradores. Afinal, como abordamos no início do artigo, uma grande rotatividade pode gerar impactos para a saúde das organizações.

Dentre as consequências do alto índice de turnover para as empresas, podemos citar:

  • despesas com processos demissionais e de contração;
  • maior investimento de recursos financeiros e de tempo para a capacitação dos novos profissionais;
  • acúmulo de funções devido à saída de um colaborador;
  • queda de produtividade;
  • perda do know-how de determinados procedimentos da empresa. 

Como diminuir o índice de turnover dentro da empresa?

A alta taxa de rotatividade de uma organização pode ser motivada por diversas situações que abrangem tanto causas internas quanto externas. Por isso, nem sempre a empresa poderá controlar a entrada e saída de colaboradores. 

Contudo, existem medidas que podem ser implementadas para otimizar o ambiente interno e melhorar o relacionamento entre empresa e funcionários.

Confira seis dicas para reverter o alto índice de turnover dentro das organizações, reter talentos e reduzir cada vez mais o número de demissões nas equipes:

1 - Invista em melhorias no processo seletivo

O qualidade do processo de recrutamento é fundamental para reduzir a rotatividade dentro da empresa. Afinal, quanto maior for o critério de seleção de candidatos, maiores serão as chances de contratar um profissional realmente qualificado para o cargo. 

Uma boa alternativa para otimizar a contratação de funcionários sem prejudicar o orçamento é contar com empresas especializadas em Recursos Humanos para terceirizar o processo de recrutamento e seleção

As empresas de RH possuem a expertise necessária para encontrar os melhores perfis para as funções em aberto, contribuindo para a redução do índice de turnover da organização.

2 - Organize um plano de carreira para a equipe

A criação de planos de carreira claros e consistentes para a equipe permite que cada funcionário perceba seu valor para a organização e visualize até onde ele pode chegar profissionalmente e como conquistar esse crescimento.

Incluir diferentes níveis, como júnior, pleno e sênior, para o mesmo cargo, também é uma maneira de motivar os colaboradores a entregarem melhores resultados dentro da empresa, evitando uma maior rotatividade interna.

É importante ressaltar ainda que o plano de carreira deve alinhar os interesses da empresa com os objetivos profissionais de cada funcionário, dentro de um período de tempo estipulado.  

3 - Ofereça treinamento aos funcionários

Além de representar um investimento para a organização, a capacitação de equipes também é essencial para a redução da rotatividade. 

Ao investir em qualificação técnica e comportamental, a empresa fornece aos funcionários mais conhecimento para a realização das atividades, resultando em melhora na qualidade dos processos e maior produtividade, sem contar que a equipe se sente mais valorizada. 

4 - Melhore o ambiente de trabalho

O alto índice de turnover de uma organização pode estar diretamente relacionado ao clima organizacional. Afinal, um ambiente profissional desagradável e conflitante desestimula qualquer colaborador, não é mesmo? 

Por isso, é fundamental que a empresa invista em melhorias no ambiente interno, aumentando o conforto e bem-estar da equipe e colhendo resultados como maior produtividade e satisfação dos funcionários. 

Ações como implementação de novos canais de comunicação, realização de pesquisas de clima organizacional, adequação dos espaços de trabalho, boas condições de higiene, investimento em mobiliário ergonômico e equipamentos de qualidade, são apenas algumas das medidas que podem transformar a empresa em um ambiente profissional mais agradável para todos.

5 - Incentive a cultura do feedback

Promover a cultura do feedback na empresa pode ser um fator essencial para diminuir o turnover de funcionários. 

A realização de feedbacks recorrentes por parte dos gestores, permite que os colaboradores reconheçam as eventuais falhas em suas atividades e os acertos também, facilitando a busca pelo aprimoramento e crescimento profissional. 

O feedback saudável e construtivo melhora o desempenho das equipes e proporciona ao colaborador maior segurança e motivação durante o trabalho.

6 - Ofereça benefícios verdadeiros

Um bom salário é um atrativo para qualquer profissional. Contudo, ele não é garantia de que o colaborador fique na empresa. Afinal, existem diversas outras questões que influenciam na satisfação de um funcionário no ambiente de trabalho

Para evitar altos índices de turnover e fortalecer a relação da empresa com sua equipe, é fundamental oferecer benefícios verdadeiros para os colaboradores. Já que em um mercado cada vez mais competitivo, plano de saúde e vale alimentação, por exemplo, não são mais considerados benefícios diferenciais. 

A flexibilização dos horários de trabalho, criação de políticas de bônus, parcerias com academias, cinemas e livrarias, a não obrigatoriedade do uso do uniforme e a realização de confraternizações com a equipe, são alguns exemplos de benefícios que fazem a diferença no dia a dia do colaborador e aumentam a satisfação com a organização onde ele trabalha. 

Para conquistar maior eficiência na redução da rotatividade da sua empresa, conte com um parceiro especializado em gestão de pessoas.

A RH Center possui experiência de mais de 20 anos no setor de Recursos Humanos, realizando a gestão de todo o seu departamento pessoal com eficiência, segurança e inteligência de processos. 

Nossa equipe de especialistas ainda realiza o recrutamento e seleção dos melhores candidatos para os cargos da sua empresa, entregando os perfis mais adequados e alinhados à sua cultura empresarial. 

Com o auxílio da RH Center a sua empresa irá conquistar índices de rotatividade cada vez menores. 

Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!


Desenvolvido por TNB.studio