Dicas para não errar na hora de contratar funcionários
10 de set. de 2020

Dicas para não errar na hora de contratar funcionários

Você já ouviu falar que as pessoas são o maior patrimônio de uma empresa? Os funcionários que fazem parte de uma organização desempenham um papel fundamental no crescimento e sucesso dos negócios. E é justamente por isso que o processo de contratação de novos colaboradores é tão importante.

Mas selecionar o profissional mais adequado e qualificado para fazer parte do quadro de funcionários representa um desafio e tanto para os gestores. Afinal, os gastos envolvidos tanto no processo de contratação quanto de um possível desligamento podem impactar significativamente o orçamento da organização. 

Dessa forma, fazer uma escolha assertiva no momento da contratação é muito mais interessante e vantajoso para qualquer empresa. Mas como não errar na hora de contratar novos funcionários? 

Se você tem esta dúvida, confira no artigo de hoje como promover uma contratação eficiente para o seu negócio e evitar custos extras com recrutamentos malsucedidos. 

A contratação de funcionários

O processo de recrutamento e seleção de funcionários demanda o investimento de tempo, dinheiro e mão de obra de profissionais do RH

Além disso, é preciso considerar um série de questões, como o tipo de vaga em aberto, as funções que serão exercidas, o perfil profissional mais adequado para o cargo, a remuneração e o modelo de contratação. 

Confira os principais tipos de contrato de trabalho estabelecidos na legislação brasileira:

  • Por tempo determinado: modelo de contrato com duração preestabelecida. Ou seja, no momento da contratação o funcionário já sabe quando o contrato será rescindido. 

O prazo total do contrato não pode ultrapassar dois anos de duração. Vale ressaltar também que esta modalidade não garante o recebimento de aviso prévio, seguro desemprego e multa do FGTS.

  • Por tempo indeterminado: modelo de contratação sem duração preestabelecida, contendo apenas a data de início do trabalho. 

Neste modelo a rescisão pode ocorrer a qualquer momento, desde que o aviso prévio seja cumprido.  Com o fim do contrato o colaborador tem direito a receber seguro desemprego, aviso prévio e multa sobre o valor do FGTS, desde que não tenha sido demitido por justa causa ou culpa recíproca.  

  • Trabalho temporário: modelo de contratação para atender a uma demanda momentânea de substituição de pessoal ou aumento dos serviços na empresa. 

Nesta modalidade o colaborador é contratado por um período determinado de até 180 dias, prazo que pode ser prorrogado para mais 90 dias.

  • Trabalho eventual: neste modelo o trabalhador atua de maneira esporádica e por um curto período de tempo. O colaborador eventual possui maior autonomia e não é considerado empregado do contratante.

Como não errar na contratação

Como já comentamos, o processo de recrutamento e seleção demanda investimentos da empresa e planejamento prévio. 

Afinal, errar na hora de contratar novos funcionários pode trazer um prejuízo e tanto para o crescimento e os resultados da organização. 

Para evitar esta situação e obter sucesso na contratação de colaboradores, confira algumas dicas: 

1- Divulgue sua empresa da maneira correta

Para despertar o interesse dos melhores profissionais do mercado, a empresa deve trabalhar constantemente sua imagem perante o público. 

Nesse sentido, a internet se torna uma importante ferramenta de divulgação da marca. Compartilhar nas redes sociais o dia a dia da organização, os eventos e bastidores, o ambiente de trabalho e até mesmo o propósito da empresa, desperta nos profissionais o desejo de fazer parte de tudo isso.

2 - Determine o perfil profissional ideal

Considerando as necessidades da vaga em aberto, é hora de estabelecer o perfil profissional que a empresa deseja.

Para fazer esta determinação, será necessário realizar as seguintes perguntas: 

  • qual tipo de profissional a empresa procura?
  • quais serão suas funções?
  • o quanto de experiência é necessário para o cargo?
  • qual o nível escolar exigido?
  • quais as qualidades fundamentais que o profissional deve apresentar?

Responder estes questionamentos irá facilitar o processo de delimitação do perfil profissional e, mais tarde, auxiliar na seleção dos candidatos mais adequados.

3 - Organize o processo de seleção

A organização do processo seletivo é fundamental para garantir que os profissionais certos sejam escolhidos e que a imagem da empresa perante os candidatos seja a melhor possível.

Por isso, o processo de seleção deve ser planejado considerando os melhores métodos a serem utilizados, como entrevistas, dinâmicas em grupo ou testes individuais. 

Mas lembre-se: a metodologia do processo de recrutamento deve estar alinhada ao cargo e ao objetivo da contratação.

4 - Ofereça vantagens atrativas

Bons profissionais buscam trabalhar em uma empresa que ofereça vantagens atrativas e interessantes aos funcionários. 

Dessa forma, para atrair os melhores talentos é importante que a organização proporcione benefícios verdadeiros à equipe, como flexibilidade de horários, trabalho remoto, dias de folga, gratificações por metas alcançadas, dentre outros. 

A terceirização pode ajudar?

As dicas que você conferiu são um auxílio importante para não errar na hora de contratar novos funcionários. 

Mas se você deseja contar com máxima eficiência na contratação através de um processo seletivo agilizado e assertivo, invista na terceirização do recrutamento e seleção de pessoas da RH Center. 

Com nossa solução de Recrutamento e Seleção de pessoal você conta com os melhores talentos e uma equipe alinhada à cultura organizacional da sua empresa. 

Os especialistas da RH Center identificam os profissionais mais adequados para os cargos em aberto, realizando a seleção de candidatos de maneira rápida e eficiente para a sua empresa reduzir a rotatividade interna e alcançar melhores resultados. 

Ao terceirizar o processo de recrutamento e seleção você reduz gastos com pessoal e espaço físico, e ainda conta com profissionais de alta performance no quadro de funcionários. 

Quer descobrir o quanto a sua empresa pode crescer com a terceirização do processo de seleção? Entre em contato com a RH Center e conheça as vantagens do nosso serviço!

Compartilhar

Comentários para este post