Como contratar funcionários para farmácia?
21 de mai. de 2025

Como contratar funcionários para farmácia?

Diferentemente de outros setores, o processo de recrutamento e seleção para farmácias exige, além de formação e experiência no setor, que o colaborador tenha aptidão para criar um ambiente de cuidado e confiança. Afinal, ele estará lidando com o bem mais precioso das pessoas, a saúde.

Neste conteúdo, vamos explorar:

  • O processo de recrutamento e seleção para o setor farmacêutico;
  • As vantagens e desvantagens da mão de obra temporária para farmácias;
  • Dicas para acertar na contratação de funcionários para farmácia;
  • E como escolher os melhores colaboradores.

Continue a leitura e fique por dentro dos principais pontos para acertar na contratação de colaboradores para sua farmácia.

Como é o processo de recrutamento e seleção para o setor farmacêutico? 

Independentemente do ramo, o processo de recrutamento e seleção é sempre um desafio para a grande maioria dos gestores e empregadores, e no setor farmacêutico isso não é diferente. Além de competências já esperadas para o cargo, como formação acadêmica, boa comunicação e organização, o candidato deve ter características específicas, que vão mitigar o risco de rotatividade nas contratações. 

Para isso, preparamos um passo a passo que vai te ajudar no processo de recrutamento e seleção. Confira!

1 - Definição da vaga

Qual será o cargo ofertado? Auxiliar administrativo, farmacêutico, gerente, atendente ou balconista? Cada função possui suas próprias exigências e responsabilidades. Por isso, o cargo deve estar definido de forma clara na divulgação da vaga.

Afinal, o acúmulo de funções, além de infringir o contrato de trabalho CLT, é uma das maiores causas de insatisfação dos colaboradores dentro de uma organização.

2 - Divulgação da vaga

Com as características do cargo já definidas, os requisitos, benefícios oferecidos e descrição da empresa, é hora de divulgar a vaga. Para isso, utilize plataformas de emprego especializadas - como sites de recrutamento e seleção - e redes sociais profissionais.

3 - Seleção de currículos

Conforme o prazo definido para o preenchimento da vaga, separe um momento para realizar a triagem dos currículos recebidos, sempre verificando se o candidato preenche as características necessárias para assumir o cargo e se as informações passadas são de fato verdadeiras.

4 - Entrevistas e testes práticos

Após a triagem e seleção dos currículos com os perfis que melhor se encaixam para a vaga, é hora de começar a agendar as entrevistas para conhecer os candidatos. Além disso, contar com a ajuda de uma empresa terceirizada para aplicação de testes e avaliações comportamentais é algo de extrema importância para acertar na contratação.

5 - Invista em treinamento para os colaboradores

Funcionários contratados? Invista em treinamentos que os qualifiquem ainda mais não só para a função a ser exercida, como também para adaptação e adequação à cultura organizacional da empresa.

6 - Saiba separar o atendente de farmácia do farmacêutico

Como mencionamos anteriormente, o acúmulo de funções é um dos principais motivos de insatisfação dos colaboradores. No caso das farmácias, algo bastante comum é que o atendente acabe assumindo algumas funções do farmacêutico. Além de gerar uma sobrecarga no colaborador, essa fusão faz com que o atendente desempenhe funções para as quais não está apto e não possui o conhecimento necessário.

Afinal, a contratação de mão de obra temporária é eficaz para farmácias?

A contratação de mão de obra temporária para farmácia é eficaz para suprir demandas específicas, como substituição por férias, afastamentos e licenças. Além disso, a mão de obra temporária pode ser uma alternativa bastante viável em períodos de aumento de demanda, como a Black Friday, em que a grande maioria das farmácias coloca cosméticos, dermocosméticos e produtos de higiene em promoção.

Leia também: Mão de obra temporária: como fazer contratações para períodos sazonais?

Dicas para acertar na contratação de funcionários para farmácia

Assim como nos demais segmentos, algumas habilidades e competências são de suma importância para acertar na contratação de funcionários para farmácia. A seguir, confira as dicas que vão auxiliar você no processo de recrutamento e seleção.

1. Investigue a fundo as habilidades e competências do candidato à vaga

No setor farmacêutico é imprescindível que se tenha, além de conhecimento técnico e boa comunicação com o cliente, organização e atenção aos detalhes. Afinal, o colaborador estará lidando com a saúde das pessoas e um medicamento com prazo de validade vencido, por exemplo, não só trará prejuízos financeiros como também poderá trazer danos à saúde de quem o consumiu.

2. Capacidade de trabalhar em equipe

Em uma farmácia, o trabalho em equipe é primordial para o sucesso e desempenho de todos. Se 
o candidato não tiver essa qualidade, nem disposição para adaptar-se à equipe, é melhor evitar a contratação, pois existem grandes chances que os demais funcionários sejam impactados negativamente com a falta de colaboração. 

3. Conte com o auxílio de um RH terceirizado para auxiliar no processo de recrutamento e seleção

Empresas que atuam com recrutamento e seleção possuem a expertise de identificar logo de início se o candidato está apto a ocupar a vaga ofertada, se realmente preenche os pré-requisitos da mesma e, além disso, essa terceirização irá auxiliar na aplicação de testes e avaliações comportamentais, que são de extrema importância em um processo seletivo, mas que na maioria das vezes só podem ser aplicadas e analisadas por profissionais especializados. 

Coloque nossas dicas em prática e contrate os melhores funcionários para sua farmácia

Com 28 anos de experiência em diversos segmentos, incluindo o setor farmacêutico, a RH Center é referência em recrutamento e seleção, e em mão de obra temporária, mantendo a marca de 95% de retenção de profissionais contratados após o período de experiência. Acesse nosso site e saiba mais sobre como podemos te ajudar nos processos de recrutamento e seleção, garantindo profissionais alinhados com a cultura organizacional da sua farmácia e reduzindo significativamente a rotatividade de colaboradores.

Siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn, para ficar por dentro das principais tendências do mercado de trabalho, recrutamento e seleção.

Compartilhar

Comentários para este post