RH 4.0: por que sua empresa precisa de agilidade?

O avanço da tecnologia e a digitalização de processos trouxeram mudanças significativas para a vida em sociedade e para diversos setores do mercado. No universo corporativo, os processos tecnológicos integraram a área de Recursos Humanos, dando origem ao RH 4.0. 

O RH 4.0 representa a implementação de um setor de gestão de pessoas digital, que faz uso da automação para conquistar mais valor estratégico, velocidade na atuação e resultados positivos para a empresa.

Quer descobrir por que a sua empresa deve contar com RH 4.0 para obter mais agilidade interna? Continue acompanhando o artigo e confira tudo sobre esta evolução na área de Recursos Humanos.

O papel do RH nas empresas

Responsável por administrar os recursos humanos da empresa, conciliar os interesses de funcionários e gestores, gerenciar os relacionamentos internos e controlar diversos outros processos, o setor de RH está, de certa forma, envolvido em todas as áreas da organização.

O grande volume de atividades atribuído à área de Recursos Humanos atualmente, resultou na centralização das responsabilidades e na restrição ao acesso às informações por parte da equipe e dos gestores.

Empresas que ainda não investiram em digitalização e automação, por exemplo, dependem exclusivamente do setor de RH para consultar informações sobre o banco de horas, ponto, folha de pagamento e demais processos, causando uma sobrecarga nas atividades diárias do Recursos Humanos. 

Mas em um mundo cada vez mais ágil, inovador e inconstante, investir em atualização não é mais uma opção para as organizações.

Para garantir a sobrevivência no mercado, é necessário implementar um setor de RH adequado à nova realidade, que ofereça mais “tempo livre” para a equipe de Recursos Humanos buscar resultados efetivos e desenvolver estratégias voltadas ao crescimento empresarial e ao bem-estar dos colaboradores. 

É nesse contexto que surge o RH 4.0, uma evolução na área de RH responsável por descentralizar os processos e mudar os paradigmas da atuação interna.

O que é RH 4.0

O RH 4.0 é um conceito que representa as transformações no setor de Recursos Humanos, com foco na automação de processos repetitivos através do uso inteligente de ferramentas tecnológicas. 

De maneira simplificada, podemos explicar o RH 4.0 como sendo uma revolução onde atividades manuais e recorrentes, como o cálculo da folha de pagamento e encargos trabalhistas, passam a ser realizadas de maneira automatizada por meio de sistemas de RH e softwares de gestão. 

É importante ressaltar, contudo, que o RH 4.0 é proveniente da revolução 4.0 que estamos vivendo atualmente. 

Nesta fase, a evolução tecnológica representa muito mais do que computadores e sistemas de última geração. Na revolução 4.0 a tecnologia atua de maneira mais inteligente dentro do setor de RH, envolvendo banco de dados, integração de informações, inteligência artificial e descentralização de processos. 

Nesse sentido, o RH 4.0 leva a digitalização para a área de Recursos Humanos, transformando o setor em uma peça fundamental para monitorar as atividades e o clima organizacional, propor melhorias internas e assegurar o bem-estar de todos os profissionais.

Quais as vantagens do RH 4.0

Se você ainda está inseguro quanto a implementação de um RH digital na sua empresa, conheça as vantagens que o RH 4.0 oferece para a rotina interna:

  • Otimização do tempo de execução de tarefas: a tecnologia empregada no dia a dia otimiza a execução das atividades, reduzindo o tempo necessário para a realização de cada demanda.
  • Diminuição de erros nos processos: os sistemas e softwares responsáveis pela realização de processos repetitivos reduzem significativamente os erros de cálculo e informações incorretas. 
  • Descentralização de atividades: os processos antes de responsabilidade do RH agora são divididos de maneira mais adequada para toda a equipe, dando início a uma gestão compartilhada com gestores e colaboradores.
  • Acesso facilitado às informações: com a descentralização das atividades e a inteligência de processos, gestores e colaboradores podem ter acesso a informações sobre banco de horas, ponto, férias e folha de pagamento através de aplicativos, sistemas integrados e níveis de workflow. Tudo isso pode ser realizado de forma otimizada e ágil, sem desviar o profissional de RH de suas atividades estratégicas.
  • Adequação do profissional à tarefa: a tecnologia empregada no setor de RH é capaz de identificar e analisar os perfis comportamentais dos colaboradores, determinando o profissional ideal para cada atividade de acordo com suas características  e maneira de agir. 

Os impactos do RH digital nas empresas

A modernização do setor de RH impacta diretamente em três aspectos que fazem parte da rotina de qualquer organização: a gestão de processos; a gestão de pessoas; e o acesso à informação. 

Na gestão de processos, o RH 4.0 fornece ferramentas que automatizam as atividades manuais, facilitam a análise de dados relativos à equipe e disponibilizam informações importantes para a tomada de decisões. 

Os sistemas tecnológicos também possibilitam ao gestor acompanhar de qualquer lugar e de forma segura, as atualizações de dados dos colaboradores, como frequência, faltas, banco de horas, férias a vencer e demais solicitações.

No RH 4.0 a gestão de processos é para todos, pois descentraliza as tarefas e facilita o acesso à informação. 

Já no âmbito de gestão de pessoas, a modernização agiliza os processos de responsabilidade tanto do setor de Recursos Humanos quanto dos gestores, possibilitando uma atuação simultânea para otimização de fluxos de aprovação, e garantindo assim melhores resultados para a empresa.

Por fim, o acesso à informação no RH 4.0 é facilitado, evitando processos burocráticos e gerando maior economia de recursos internos e tempo de trabalho. 

Ao tornar as informações mais acessíveis e descentralizadas, os colaboradores podem consultar os dados necessários a qualquer momento, sem que seja necessário se deslocar até o setor de RH e desviar o fluxo de trabalho. 

É certo que o RH 4.0 e a automação de processos trazem diversos benefícios para as empresas. Entretanto, iniciar a transformação para o RH digital de maneira interna pode demandar muito tempo e recursos 

Dessa forma, as empresas que buscam se atualizar e aderir às inovações para manter a competitividade perante o mercado, podem encontrar na terceirização do setor de Recursos Humanos a solução mais adequada.

Ao terceirizar toda a área de RH, é possível otimizar as atividades internas, reduzir custos e direcionar a equipe de maneira mais estratégica para alcançar os melhores resultados. 

A RH Center é a parceira ideal para realizar a terceirização do seu RH com todo o suporte tecnológico e proteção de dados necessários. 

Nossa solução de terceirização se baseia em inteligência de processos, tecnologia de ponta e protocolos de segurança para a sua empresa conquistar um setor de Recursos Humanos modernizado e digital. 

A equipe RH Center é formada por especialistas em gestão de pessoas com ampla experiência de mercado e expertise nos mais variados processos de Recursos Humanos.

Entre em contato com um de nossos consultores e conheça as vantagens da terceirização da RH Center.


Desenvolvido por TNB.studio