Como manter colaboradores de alto potencial engajados?
18 de mar. de 2020

Como manter colaboradores de alto potencial engajados?

Toda empresa deseja contar com profissionais de alto potencial no time de colaboradores. Entretanto, identificar e manter o engajamento destes talentos dentro da organização pode significar um desafio e tanto para os gestores. 

Para te ajudar nessa missão, o post de hoje traz algumas dicas de como identificar esses profissionais dentro da empresa e como mantê-los engajados. 

Continue acompanhando para saber mais.

Os colaboradores de alto potencial

Durante a busca por engajamento dos talentos da empresa, é preciso ter em mente que profissionais de alta performance não são equivalentes a profissionais de alto potencial. 

Enquanto a performance é referente às atividades realizadas no dia a dia da empresa, o potencial diz respeito à personalidade do colaborador e como ele é no ambiente de trabalho

Chamados de HIPOS (high potentials), os profissionais de alto potencial são considerados funcionários com capacidade e aptidão para assumir cargos de liderança crescentes na organização. 

Contudo, para que esses talentos sejam aproveitados de maneira eficiente, é fundamental que os gestores saibam identificá-los dentre os demais funcionários. 

Na chamada “guerra por talentos” as organizações precisam encontrar maneiras de reter, desenvolver e otimizar o engajamento interno dos HIPOS.

Afinal, os colaboradores de alto potencial são exigentes e não costumam ficar muito tempo na zona de conforto. Por isso, eles precisam sentir que são valorizados e desafiados diariamente dentro da empresa.

Como identificar colaboradores de alto potencial

Os profissionais HIPOS são pessoas que fazem a diferença e contribuem para o crescimento da empresa. 

Através de algumas características em comum, que geralmente se manifestam na rotina do trabalho, é possível identificar um colaborador de alto potencial e iniciar um novo grupo de líderes na organização.

Conhça agora os principais atributos que fazem parte da personalidade de um profissional HIPO, e aprenda a reconhecer esses talentos na sua equipe

  • Aspiração: desejo de assumir desafios, responsabilidades e novas tarefas que exijam mais do funcionário (cargos de liderança);
  • Habilidade: união das características naturais do profissional com competências adquiridas ao longo do tempo;
  • Engajamento: grande compromisso emocional e racional com os deveres corporativos e a empresa;
  • Proatividade: busca por novas oportunidades de aprendizagem.

Os profissionais de alto potencial, portanto, gostam do seu trabalho, desejam fazer mais para crescer na empresa e alcançar novos cargos. Eles enxergam um futuro dentro da organização, desde que sejam valorizados e engajados da maneira correta.

Empresas que deixam de identificar e desenvolver os HIPOS assumem o risco de perderem esses talentos para outras organizações que ofereçam melhores oportunidades de desenvolvimento.

Mas, aí surge o grande desafio para os gestores: como reter e envolver esses colaboradores? 

O engajamento de profissionais de alto potencial

Para evitar perder os talentos de alto potencial é necessário que a equipe de gestão tome algumas atitudes que visam engajar os colaboradores HIPOS e criar oportunidades de crescimento profissional. 

1. Capacitação de gestores

Capacitar os gestores da empresa para identificar de forma proativa os riscos de engajamento dos funcionários reduz os índices de turnover, promove o diálogo entre a equipe e abre espaço para mudanças positivas dos colaboradores HIPOS.

2. Garantir o comprometimento do colaborador

Como já comentamos, os profissionais de alto potencial normalmente demonstram grande comprometimento com a empresa

Porém, para esse comprometimento ser efetivo é necessário fazer mais do que apenas comunicar que o profissional possui alto potencial. 

É importante que os gestores estimulem esses colaboradores através de diversas oportunidades de carreira, deixando claro que novos cargos exigem mais responsabilidades.

3. Alinhar o planejamento de carreira com as expectativas profissionais

Outra forma de reter e engajar colaboradores de alto potencial é por meio das trilhas de carreira. 

Os profissionais HIPOS valorizam um bom planejamento de carreira diversificado e estruturado. Por isso, é interessante o gestor implantar um processo que facilite a circulação do profissional em diferentes cargos dentro da empresa

As trilhas de carreira mantém o profissional engajado enquanto oferecem novas oportunidades e promovem o seu crescimento.

4. Oferecer oportunidades arriscadas e suporte

Profissionais de alto potencial gostam de desafios. Quando o gestor oferece um ambiente de trabalho com possibilidades de desenvolvimento cuidadosamente administradas e novas responsabilidades profissionais, os HIPOS tendem a assumir riscos e avançar na carreira. 

Cuidar dos colaboradores de alto potencial e promover um ambiente de crescimento profissional, além de maximizar o potencial da empresa, uma vez que retém grandes talentos na equipe, ajuda a aumentar os índices de produtividade. Afinal, os bons resultados acontecem através das pessoas. 

Para garantir que todo profissional de alto potencial seja devidamente reconhecido dentro da sua empresa, conte com a avaliação comportamental da RH Center. 

Por meio de uma equipe de profissionais experientes, a RH Center identifica o potencial dos seus colaboradores, diminuindo os índices de rotatividade e garantindo que a equipe esteja de acordo com a cultura da empresa. 

Entre em contato com a equipe da RH Center e saiba mais sobre a avaliação comportamental. 

Compartilhar

Comentários para este post