Quais as vantagens do BPO da folha de pagamento no RH da sua empresa
10 de jun. de 2020

Quais as vantagens do BPO da folha de pagamento no RH da sua empresa

O Business Process Outsourcing, ou apenas BPO, é um tipo específico de terceirização estratégica que reduz a burocracia interna e facilita as mais diversas atividades dentro das empresas, principalmente no setor de Recursos Humanos, o RH. 

Conquistando cada vez mais espaço em organizações de vários segmentos e tamanhos, a terceirização de processos de negócios (BPO) ocorre quando uma empresa repassa suas atividades administrativas e burocráticas para uma prestadora de serviços desempenhar as funções. 

Se tratando da área de Recursos Humanos, o BPO pode oferecer grandes vantagens competitivas e econômicas para a empresa como um todo. 

Quer descobrir como? A gente te explica! 

Porque terceirizar a folha de pagamento do seu RH

O setor de RH é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Afinal, ele concentra todos os processos voltados à folha de pagamento, gestão de pessoal, atração de talentos, contratação de novos colaboradores, questões trabalhistas e muito mais.  

Por reunir tantas atividades relacionadas à mão de obra, a área de Recursos Humanos é essencial para o funcionamento do negócio e a entrega de resultados. 

Com tantas responsabilidades assim, não tem como deixar os principais processos do RH da sua empresa em segundo plano, não é mesmo?

Para que o seu negócio continue alcançando metas e se desenvolvendo cada vez mais, é fundamental que atividades da área de Recursos Humanos, como a administração da folha de pagamento, por exemplo, sejam bem estruturadas e contem com profissionais especializados no assunto. 

Ao terceirizar a administração da folha através do BPO, os gestores da empresa ganham em especialização de mão de obra e excelência de serviços

Mas não é só isso! 

O BPO da folha de pagamento ainda é responsável por otimizar os processos internos, tornando o restante das atividades da empresa mais eficazes e produtivas.

As vantagens do BPO da folha para a sua empresa 

Para você entender melhor como o BPO da folha de pagamento pode auxiliar o seu negócio, confira cinco vantagens que esse modelo de terceirização oferece para o setor de RH e para a sua empresa como um todo. 

1 - Redução de custos

As despesas fixas da empresa, além de gastos com novos equipamentos e tecnologias, por exemplo, podem se tornar custos variáveis com o serviço de BPO da folha de pagamento. 

Isso acontece pois os funcionários terceirizados são altamente capacitados, levando para dentro da organização todos os sistemas e ferramentas necessários para a realização das atividades, entregando as melhores soluções nos processos internos.

O BPO também é um serviço interessante para empresas que enfrentam momentos de crise, pois ele mantém os projetos em atividade e evita a redução de equipe

2 - Otimização do tempo

Como o BPO “transfere” a administração da folha de pagamento e de diversos outros processos para profissionais especializados no assunto, os gestores se deparam com menos preocupações com prazos e entregas de documentação, e  com mais tempo livre para focar seus esforços e atenções nas principais atividades operacionais da empresa. 

3 - Aumento da produtividade

Os gestores não são os únicos que se beneficiam do BPO. Os colaboradores da empresa também têm a ganhar com a implementação desse serviço. 

Ao terceirizar os processos da folha de pagamento, a equipe de RH pode se dedicar inteiramente à outras atividades, como a gestão e o acompanhamento de produtividade dos funcionários, deixando todo o trabalho burocrático de cálculo e elaboração para a prestadora de serviços.

4 - Melhor aproveitamento do espaço interno

O BPO não acontece apenas dentro da empresa. Alguns dos processos terceirizados podem ser realizados no espaço da própria prestadora de serviços, através de sistemas de integração online e plataformas de gerenciamento. 

Com isso, a empresa pode utilizar o espaço livre para outras funções importantes, como receber clientes e realizar reuniões, ou expandir o setor de Recursos Humanos.

Sem contar que, com a terceirização, os gestores ainda reduzem custos fixos como manutenção e limpeza do ambiente, energia elétrica, dentre outros.

5 - Aumento na qualidade dos serviços

Como já citamos, o BPO é realizado por profissionais altamente capacitados que prezam pela excelência das atividades e contam com as melhores ferramentas de trabalho. 

Dessa forma, as prestadoras do BPO costumam proporcionar às empresas um aumento significativo na qualidade dos serviços, tanto nos processos de cálculo e elaboração da folha de pagamento quanto em outras áreas terceirizadas.

Como contratar uma empresa de BPO

Apesar de ser uma solução muito interessante para as empresas, antes de aderir ao BPO é preciso se atentar à qualidade da prestadora do serviço. 

Por se tratar de uma atividade de grande responsabilidade, o BPO da folha de pagamento deve ser realizado por uma empresa competente e que tenha total domínio em gestão de pessoas e processos de Recursos Humanos. 

Antes de contratar o BPO para o seu negócio, confira o histórico da prestadora, a equipe de profissionais e a estrutura que ela oferece. 

Contar com uma parceira adequada, que transmita profissionalismo, confiança e segurança é imprescindível para o seu negócio. 

Se interessou pelo serviço de BPO de folha de pagamento e deseja contratar uma empresa especializada? Conheça as soluções que a RH Center oferece para você.

Há mais de 20 anos no ramo de Recursos Humanos e terceirização de serviços, a RH Center possui ampla experiência em atividades de BPO e entrega soluções conforme os protocolos internacionais para segurança da informação (GDPR e LGPD).

Nossos processos de BPO de folha de pagamento contam com tecnologia de ponta, uma equipe de especialistas em gestão de pessoas atenta às novidades do mercado, flexibilização de customização, implementação de baixo custo e muitas outras vantagens!

Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer pela sua empresa. 

Compartilhar

Comentários para este post