Quais são as vantagens da mão de obra terceirizada
12 de ago. de 2020

Quais são as vantagens da mão de obra terceirizada

A contratação de mão de obra terceirizada é uma prática cada vez mais comum dentro das empresas brasileiras. A estratégia de contar com os serviços de outra companhia para realizar determinadas atividades internas, em vez de manter uma equipe própria, otimiza os processos e ajuda na competitividade perante o mercado.

Nos últimos anos, a legislação que regulariza o processo de terceirização no Brasil passou por alterações, facilitando ainda mais o processo de contratação de mão de obra terceirizada no país. 

Com as atualizações, a Lei nº 13.429/17 ampliou a prática de terceirização para além das atividades-meio das empresas. Agora, as organizações também podem terceirizar suas  atividades-fim, ou seja, os processos essenciais do seu ramo de atuação. 

Mas mesmo com a terceirização da mão de obra em alta no mercado, muitos gestores ainda têm dúvidas quanto a eficácia dessa estratégia para as empresas. Por isso, nós apresentamos hoje oito benefícios que a terceirização traz para o seu negócio.

 

Vantagens da mão de obra terceirizada

 

Melhoria na qualidade dos serviços

As empresas fornecedoras prestam um serviço de qualidade, pois contam com profissionais especializados em todas as etapas e processos das funções terceirizadas.  

Ao optar pela terceirização de recepção, segurança, limpeza e setor de RH, por exemplo, a contratante terá a segurança de contar com uma equipe de especialistas com know-how e conhecimentos específicos em cada uma dessas atividades. 

Nesse sentido, a terceirização representa maior excelência nos processos, e entrega de resultados visíveis de maneira mais ágil e satisfatória. 

 

Redução de gastos

Todo gestor sabe que contratar um novo colaborador representa gastos para o orçamento da empresa. Afinal, os custos envolvem desde o processo seletivo até o treinamento e capacitação do funcionário.

Com a terceirização esses gastos são minimizados, já que a seleção e o treinamento ficam a cargo da empresa contratada. 

Além disso, todo o processo de gestão de pessoal, que envolve custos com folha de pagamento, férias, benefícios, encargos trabalhistas, seguro, etc, também se tornam responsabilidade da fornecedora dos serviços. 

A empresa contratante terá todas as vantagens de uma equipe de profissionais apenas quando for necessário, sem se preocupar com colaboradores ociosos ou sobrecarregados, processos de rescisão e multas trabalhistas. 

 

Economia de tempo

Além de representar custos para a empresa, a seleção, contratação e capacitação de um novo colaborador demanda tempo e pode mobilizar outros funcionários, os desviando de suas atividades. 

No processo de mão de obra terceirizada, a fornecedora assume os processos burocráticos com os colaboradores, disponibilizando mais “tempo livre” para a sua equipe interna trabalhar de maneira mais estratégica e focada no que realmente importa. 

A realização de determinadas atividades pela empresa contratada ainda reduz a sobrecarga de trabalho dos funcionários internos, possibilitando que os gestores realizem a divisão de atividades entre as equipes de maneira mais adequada e otimizada.

A terceirização de processos administrativos do Recursos Humanos, por exemplo, pode aliviar o setor de RH e trazer mais foco para as atividades estratégicas da companhia.

 

Cumprimento das leis

Contar com os serviços de uma empresa especializada em terceirização representa mais tranquilidade para os gestores e garantia de estar agindo de acordo com as leis trabalhistas. 

Afinal de contas, as empresas terceirizadas possuem equipes capacitadas e treinadas para prestar o melhor serviço de acordo com os procedimentos e normas estabelecidos por lei. 

A terceirização de mão de obra, portanto, assegura o cumprimento das legislações e evita que a contratante tenha eventuais prejuízos com multas e processos trabalhistas.

 

Garantia na contratação

A contratação equivocada de profissionais é um cenário comum dentro das empresas. Mas com a terceirização de mão de obra, esse risco é reduzido ao máximo. 

A fornecedora dos serviços é inteiramente responsável pelos funcionários terceirizados. Logo, a mão de obra é minuciosamente selecionada, de acordo com as normas estabelecidas para esse tipo de serviço, como a especialização de profissionais. 

Dessa forma, a empresa tem toda a garantia de contar com uma equipe terceirizada habilidosa e com experiência de processos nas mais diversas áreas. 

 

Redução de riscos 

Com a terceirização a organização “transfere” para a contratada todos os riscos relativos à administração de mão de obra. 

A partir daí, cabe à fornecedora especializada assumir e gerenciar as ameaças naturais do setor, como concorrência, legislação, variação do mercado, novas tecnologias, etc. 

 

Priorização de investimentos

Como forma de se diferenciar e manter a competitividade no mercado, a empresa prestadora dos serviços de terceirização está constantemente investindo na especialização da mão de obra e em novas tecnologias para melhor administrar os processos. 

Dessa forma, além de contar com um serviço terceirizado de excelência, a contratante ainda pode priorizar os seus próprios investimentos e aplicar os recursos internos em melhorias estratégicas e projetos mais relevantes para as atividades da organização. 

 

Crescimento estruturado

Ao combinar todos os benefícios já citados, a terceirização de mão de obra possibilita o crescimento estruturado da empresa contratante. 

Afinal, a redução de custos, os investimentos direcionados e a maior tranquilidade em relação às legislações trabalhistas possibilitam que os gestores desenvolvam ações de expansão focadas exclusivamente no negócio.

 

Por que investir em uma empresa especializada em terceirização?

Apesar de oferecer diversas vantagens, a terceirização de mão de obra é um serviço que demanda muitos recursos e especialização por parte da fornecedora.

Por isso, na hora de contratar a terceirização é preciso contar com uma empresa reconhecida no mercado e experiente. Já que uma parceira inadequada pode representar mais prejuízos do que vantagens para a contratante. 

Para evitar erros na hora de investir em mão de obra terceirizada para a sua empresa, conte com as soluções em terceirização da RH Center. 

Realizamos desde a terceirização de processos administrativos, como processamento, cálculo da folha de pagamento, depósitos e entrega de contracheques, até a gestão completa do seu departamento pessoal. 

Nossos processos seguem os protocolos internacionais para segurança da informação, como GDPR e LGPD, e são indicados para quem deseja reduzir os custos operacionais e otimizar o tempo para a equipe interna focar no que realmente importa: o crescimento do negócio. 

 

Confie na RH Center para realizar a terceirização na sua empresa, e conte com cobertura de seguro para os processamentos de cálculo, tecnologia de ponta, flexibilidade na customização, implementação de baixo custo e diversos outros benefícios.

Entre em contato com um de nossos consultores e conheça a solução de terceirização da RH Center.

Compartilhar

Comentários para este post