Quais os benefícios do compliance para empresas

24/06/2020 Dicas

Você já ouvir falar em compliance e sabe porque esse termo tem ganhado tanta evidência no âmbito empresarial ultimamente? 

Nos últimos anos, acompanhamos os diversos casos de corrupção envolvendo empresas dos mais variados segmentos. 

O aumento das investigações de irregularidades no meio corporativo fez com que o compliance ganhasse mais espaço, principalmente em organizações que prestam serviços aos órgãos governamentais e instituições públicas.

Mas se você não está familiarizado com termo e quer saber mais sobre compliance empresarial, a gente te explica no artigo de hoje! 

O que é compliance?

O termo compliance tem origem na língua inglesa e significa estar em conformidade com leis, regras e regulamentos internos e externos. 

No universo corporativo, o compliance influencia na conduta interna, orientando a empresa em seu mercado de atuação e garantindo que ela esteja de acordo com as legislações dos órgãos reguladores.

Quando uma organização está “em compliance”, ela baseia suas decisões em princípios éticos e transparentes, prezando pela integridade da equipe e visando reduzir os riscos empresariais. 

O compliance é o grande responsável por garantir que todos os colaboradores estejam alinhados tanto às condutas da empresa quanto às regras dos órgãos governamentais. 

É importante ressaltar que para alcançar este alinhamento, a organização deve definir suas práticas de conduta e orientá-las através do Código de Conduta e das Políticas Internas, visando o combate à corrupção e às ações fraudulentas. 

Para evitar problemas futuros com a justiça, o ideal é a que a empresa busque sempre estar em compliance trabalhista, de segurança do trabalho, operacional, comportamental, e ambiental.

Porque adotar o compliance na sua empresa

Como já comentamos, o compliance dentro da empresa é responsável por monitorar o comportamento e as ações de toda a equipe interna, desde colaboradores até a alta gestão. 

Mas se você está se perguntando “por que devo adotar o compliance na minha empresa?”, nós explicamos!

Uma organização que está em compliance demonstra transparência de processos e maturidade de administração, características que contribuem para a boa reputação da empresa perante o público e para uma maior confiança por parte do mercado de atuação. 

Mas o compliance empresarial vai muito além disso! 

Fazer com que a sua empresa esteja em conformidade com regras e regulamentos resulta em diversas vantagens para o bom funcionamento e crescimento do negócio. 

Confira os principais benefícios de adotar o compliance:

  • Aumento da produtividade

Uma organização que demonstra comportamentos éticos através de ações efetivas influencia seus colaboradores de maneira positiva, aumentando o grau de satisfação da equipe e reduzindo atitudes desonestas e desvios de caráter.

Assim, os colaboradores se sentem mais preparados e comprometidos com o trabalho, gerando melhora no desempenho profissional e maior produtividade. 

  • Maior eficiência

Além dos ganhos em produtividade, uma organização em compliance também se beneficia de maior eficiência nos processos operacionais. 

A conformidade da empresa com regras e leis aumenta a eficiência da gestão interna, melhorando a qualidade das decisões tomadas, ao mesmo tempo em que reduz fraudes por parte da equipe.

Esses fatores auxiliam a empresa a diminuir os gastos operacionais, evitando perdas desnecessárias e aumentando o rendimento interno  

  • Vantagem competitiva

A concorrência nos mais variados ramos de atuação está cada vez mais intensa. Por isso, apresentar uma vantagem competitiva é fundamental no mercado. 

Nesse sentido, o compliance empresarial se torna uma importante estratégia de competitividade para a empresa, uma vez que a sociedade está cada vez mais exigente em relação à postura das organizações quanto a ética empresarial, o consumo sustentável e diversos outros temas. 

Hoje em dia, é importante demonstrar comportamentos internos e externos que reflitam os valores defendidos pela organização. 

  • Proteção nos âmbitos civis e criminais

Por fim, o monitoramento reduz consideravelmente os riscos da empresa ser exposta e punida legalmente por possíveis desvios de comportamento da equipe ou ações ilegais. 

Buscar a conformidade evita tanto prejuízos financeiros e patrimoniais quanto prejuízos na imagem e reputação de uma organização. Dessa forma, o compliance é um dos responsáveis por criar um ambiente de trabalho mais confiável e saudável para todos.

Como engajar os colaboradores no compliance

Agora que você já conferiu o quanto o compliance pode ser benéfico para a sua empresa, surge um dos maiores desafios da busca pela conformidade empresarial: o engajamento dos colaboradores.

Envolver a equipe no combate à corrupção dentro da empresa nem sempre é uma tarefa simples. 

Os gestores devem, antes de tudo, refletir sobre a atual administração e identificar as falhas, para então realizar os ajustes necessários nos processos internos, no tratamento das informações da empresa, no comportamento dos colaboradores no dia a dia, etc. 

Confira como iniciar o compliance na sua empresa:

  1. Elabore um Código de Conduta que seja compreensível para todos os colaboradores;
  2. Divulge para a equipe a necessidade de se respeitar e seguir o Código de Conduta, citando o comportamento da própria gerência e direção da empresa como um exemplo a ser seguido;
  3. Crie canais internos de denúncias, incentivando os próprios colaboradores a relatarem atividades irregulares e não adequadas aos princípios da organização;
  4. Comunique abertamente que a empresa não realiza nenhuma atividade que, apesar de legalizada, possa parecer controversa ou questionável. É importante demonstrar com atitudes que a organização é, de fato, honesta e respeitável.

Com os ajustes adequados é possível alcançar o tão desejado compliance empresarial nos mais diversos setores internos, independente do porte da sua empresa e de seu ramo de atuação.

Manter o compliance no níveis mais elevados possíveis é essencial para o crescimento e sucesso da empresa. 

Por isso, na hora de terceirizar os processos internos, como gestão de folha de pagamento, recrutamento e seleção, mão de obra temporária, dentre outros, é importante contar com uma prestadora de confiança, que esteja por dentro da sua cultura empresarial.

A RH Center faz a gestão de seus processos de Recursos Humanos de maneira coerente e alinhada aos princípios da sua organização. 

Nossa equipe respeita os protocolos para segurança da informação, como o GDPR e a LGPD, atuando de forma totalmente segura para o compliance da sua empresa. 

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como contratar as soluções em gestão de pessoas da RH Center. 


Autor
Daniel Rigonatto | Diretor Executivo
Desenvolvido por TNB.studio