Quais as obrigações trabalhistas com a CTPS digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ganhou sua versão em meio eletrônico em meados de 2017. Porém, foi em 2019, a partir da aprovação da Portaria nº 1.065, que a CTPS digital entrou definitivamente em vigor. 

A nova CTPS digital é responsável por receber todas as anotações feitas até então na carteira de trabalho física, tornando os processos mais ágeis e seguros.

Esse novo formato da Carteira de Trabalho conta apenas com o CPF do trabalhador como identificação única e informação base para novas contratações. 

Com a utilização do documento eletrônico o governo passa a receber informações como vínculos empregatícios, folhas de pagamentos e contribuições previdenciárias de maneira unificada. 

Se você quer saber quais vantagens a CTPS digital oferece para empregadores e funcionários, acompanhe o post de hoje. 

O que é CTPS digital? 

A Carteira de Trabalho digital foi criada pelo Ministério da Economia como uma extensão mais moderna da tradicional Carteira de Trabalho física.

Essa medida ocorreu visando modernizar e facilitar o acesso às informações correspondentes à vida laboral dos profissionais brasileiros.  

Para ter acesso à CTPS digital basta baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular ou acessar o link pelo computador. 

Confira o artigo Como fazer a carteira de trabalho digital para aprender o passo a passo de como emitir o seu documento eletrônico. 

A partir da CTPS digital as empresas poderão realizar todos os processos admissionais através do sistema eSocial.

Contudo, é importante ressaltar que mesmo possuindo a versão digital da CTPS, a carteira física não deve ser descartada. Afinal, organizações que não estão presentes no eSocial necessitam do documento tradicional para realizar as anotações sobre o trabalhador.

Quais as vantagens da CTPS? 

Agora que você já conheceu mais sobre a Carteira de Trabalho digital, descubra as vantagens que esse documento oferece tanto para os empregadores quanto para os funcionários. 

Para o empregador: 

  • Otimização do tempo e desburocratização 

Com a utilização da CTPS digital as empresas ganham mais tempo e menor burocratização de processos relacionados à Carteira de Trabalho dos colaboradores. 

Sem a necessidade de preencher manualmente todas as carteiras do quadro de funcionários, os gestores podem utilizar o tempo que seria gasto nessa atividade para focar em demais processos do dia a dia. 

Afinal, como já comentamos, agora todas as informações sobre o trabalhador são lançadas no eSocial, migrando automaticamente para a CTPS digital.  

  • Mais segurança

Para os empregadores, a utilização da Carteira de Trabalho digital torna a relação trabalhista com os funcionários mais segura. Afinal, os gestores poderão ter acesso aos dados dos colaboradores, bem como à veracidade das informações do currículo.  

A plataforma da nova CTPS possui integração com bancos de dados do governo, como o eSocial, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o sistema de validação do Programa de Integração Social (PIS). 

Esse grande cruzamento de informações e dados dificulta as tentativas de fraudes dos benefícios trabalhistas e facilita a identificação de informações falsas ou inconsistentes. 

Para o empregado:

  • Garantia em caso de perda

Como as informações da Carteira de Trabalho são “transferidas” para uma versão digital, o trabalhador não corre o risco de perder todo seu histórico profissional em caso de extravio ou perda da carteira física.

  • Maior controle de informações e segurança

Ao utilizar a CTPS digital, o funcionário tem acesso rápido e fácil a todas as informações de seu histórico profissional, além de poder acompanhar de perto seu atual vínculo trabalhista.  

Viu só como a Carteira de Trabalho digital pode facilitar as relações trabalhistas e trazer benefícios para ambos os lados? 

Se você quer saber mais sobre assuntos relacionados à gestão de pessoas, processos empresariais e outros temas, continue acompanhando o blog da RH Center. 

Toda semana tem conteúdo novo por aqui! 

Desenvolvido por TNB.studio