O que é RH Ágil e como essa tendência impacta o segmento
16 de ago. de 2023

O que é RH Ágil e como essa tendência impacta o segmento

O setor de recursos humanos, assim como diversas outras áreas, evoluiu muito nos últimos anos e os processos que antes eram mais demorados e suscetíveis a erros, atualmente são mais seguros e assertivos. 

Algumas evoluções de outras áreas, inclusive, foram incorporadas nos recursos humanos, como é o caso da metodologia ágil, que originou o RH ágil. 

Neste artigo nós vamos explicar mais sobre esse conceito e quais são os seus benefícios. 

Continue a leitura! 

Entenda o que é RH ágil 

O RH ágil é uma abordagem adotada pelo departamento de recursos humanos de diversas empresas com o objetivo de aprimorar a cultura organizacional e a gestão de pessoas.

Além disso, ele é aplicado também para fazer com que os processos sejam mais eficientes e integrados com a rotina dos setores. 

O foco é melhorar a experiência dos colaboradores nas empresas, que são o centro para que a organização alcance todas as suas metas, sejam as de curto ou as de longo prazo. 

O RH ágil, que surgiu com base na metodologia ágil, começou a se desenvolver no ano de  2001, nos Estados Unidos, quando um grupo de programadores da indústria de programação notaram que suas entregas não eram compatíveis com as demandas do mercado. 

Foi neste momento que criaram o “manifesto ágil”, que se originou como uma possível solução de sistema de entregas de produtos e/ou serviços mais rápido e objetivo.

Resumidamente, esse método possibilita que mais de um time cuide de projetos separados em tarefas menores. 

Isso faz com que as tarefas sejam entregues com mais velocidade, com ciclos com período e objetivo definidos previamente, ou seja, com mais fluidez. 

Princípios do RH ágil 

A prioridade do RH ágil é tornar os processos cada vez mais fluídos e eficientes e partindo desse ponto, existem alguns pilares que guiam esse objetivo maior:  

  • Coletividade e colaboração entre as equipes ao invés de uma estrutura hierárquica previamente definida; 
  • Sempre priorizar pela transparência;  
  • Adaptabilidade acima de diretrizes; 
  • Inspiração e engajamento mais do que gestão e retenção; 
  • Motivação intrínseca vale mais do que as recompensas extrínsecas;
  • Ambição ao contrário da obrigação. 

Ao aplicar os princípios do RH ágil é possível trazer mais inovação para a empresa, o que também promove o crescimento e desenvolvimento dos profissionais. 

As diferenças que marcam o RH tradicional e o RH ágil 

Para visualizar com maior precisão quais são as inovações que o RH ágil pode trazer para uma empresa, é preciso compreender as diferenças com o RH tradicional. 

No RH chamado como “tradicional”, os processos de recrutamento de candidatos só se iniciam no momento em que a vaga abre e começa a ser divulgada. 

Em relação ao treinamento dos profissionais que começam na empresa, por exemplo, o treinamento e desenvolvimento é limitado e irá desenvolver os funcionários até determinado ponto, o que acaba não estimulando o máximo do potencial. 

Quanto ao plano de carreira disponibilizado, geralmente ele é fixo e isso acaba limitando o funcionário, que não consegue explorar outras áreas se sentir vontade. 

Com a implementação do RH ágil, todo esse contexto muda. 

Muda pois existe uma estratégia constantemente revisada por trás dos processos, e existem vários exemplos disso e o mais evidente chama-se employer branding, que está relacionado com  toda experiência de emprego e pode se voltar também para uma atração e recrutamento contínua de talentos. 

O ambiente de trabalho e o clima organizacional também tendem a ser muito mais acolhedores e receptivos, promovendo abertura para a troca de setores e aprimoramento de habilidades que não estão necessariamente ligadas com a área de formação do colaborador. 

Não perca a oportunidade de ler outros artigos relevantes no blog da RH Center

Aproveite também para conhecer melhor a nossa atuação e os serviços que disponibilizamos. 

Compartilhar

Comentários para este post