Avaliação Comportamental
Quando a avaliação comportamental faz a diferença na gestão de pessoas?
Saiba quando aplicar a avaliação comportamental para fortalecer contratações, feedbacks e o desenvolvimento de equipes.
O modelo de trabalho remoto já é uma realidade desde 2020 no Brasil.
Mesmo com a diminuição de casos de Covid-19, diversas empresas adotaram o home office ou o sistema híbrido como modelo oficial de atuação em suas empresas.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o percentual de empresas brasileiras que adotam o home office chega a 34%.
Diversos profissionais relatam preferir esse modelo e, segundo essa mesma pesquisa, os principais pontos positivos relatados são:
Nesse contexto, o departamento de Recursos Humanos (RH) precisa criar alternativas para manter os funcionários engajados e produtivos mesmo com a distância física entre as equipes.
Neste artigo vamos abordar o papel do RH na humanização da gestão de equipes remotas.
O convívio presencial promove trocas e a criação de laços com colegas e nas empresas essa interação acontece de forma espontânea.
Quando o modelo de trabalho é remoto, a integração precisa ser feita de outras maneiras, principalmente com o uso de ferramentas digitais.
Para além da troca de mensagens e videoconferências, algumas ferramentas possibilitam o gerenciamento completo de equipes, facilitando a visualização do fluxo de trabalho das equipes.
As principais são:
Formas de proporcionar a humanização no trabalho remoto
Além de possibilitar a comunicação frequente entre as equipes, o RH pode estimular outras maneiras de aprimorar a atuação das equipes.
A cultura organizacional continua presente na rotina das empresas que adotam o home office, principalmente por conta de princípios e valores compartilhados.
O endomarketing é uma estratégia assertiva de fortalecimento da identidade da empresa, como reuniões, treinamentos, apresentação das metas futuras, além de um manual de política interna.
A promoção de feedbacks é crucial para o aprimoramento profissional dos colaboradores e, por isso, precisa fazer parte da rotina do setor de RH.
Videochamadas podem ser interessantes para esses momentos, tanto para os feedbacks quanto para saber como o colaborador está se sentindo em relação à rotina de trabalho e integração com a equipe.
O dia a dia do trabalho remoto, sem a troca presencial com os colegas de equipe, pode demandar um cuidado maior com a saúde mental.
No processo de humanização da gestão de equipes, o RH pode oferecer suporte emocional com momentos de treinamento para ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade.
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