O papel do RH na humanização da gestão de equipes remotas
15 de mar. de 2023

O papel do RH na humanização da gestão de equipes remotas

O modelo de trabalho remoto já é uma realidade desde 2020 no Brasil. 

Mesmo com a diminuição de casos de Covid-19, diversas empresas adotaram o home office ou o sistema híbrido como modelo oficial de atuação em suas empresas.  

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o percentual de empresas brasileiras que adotam o home office chega a 34%.

Diversos profissionais relatam preferir esse modelo e, segundo essa mesma pesquisa, os principais pontos positivos relatados são:

  • Não perder tempo com deslocamento;
  • Horário mais flexível; 
  • Conforto;
  • Redução de custo; 
  • Qualidade de vida;
  • Produtividade. 

Nesse contexto, o departamento de Recursos Humanos (RH) precisa criar alternativas para manter os funcionários engajados e produtivos mesmo com a distância física entre as equipes. 

Neste artigo vamos abordar o papel do RH na humanização da gestão de equipes remotas. 

Comunicação efetiva em equipes remotas: ferramentas e estratégias

O convívio presencial promove trocas e a criação de laços com colegas e nas empresas essa interação acontece de forma espontânea. 

Quando o modelo de trabalho é remoto, a integração precisa ser feita de outras maneiras, principalmente com o uso de ferramentas digitais. 

Para além da troca de mensagens e videoconferências, algumas ferramentas possibilitam o gerenciamento completo de equipes, facilitando a visualização do fluxo de trabalho das equipes. 

As principais são:

  • Rocket.Chat: essa ferramenta foi criada para aprimorar a comunicação empresarial, substituindo inclusive o uso do e-mail por um software de colaboração. Com ela é possível organizar tarefas e interagir com os colegas por meio de canais para tópicos específicos, conversas individuais e videochamadas, tudo em um só lugar. 
  • O G Suite: essa é uma possibilidade do Google utilizada por muitas empresas, que reúne diversas ferramentas com foco empresarial e colaboração em tempo real. 
  • Agidesk: essa é uma ferramenta ideal que também organiza as tarefas priorizando os projetos, por exemplo. 

Formas de proporcionar a humanização no trabalho remoto 

Além de possibilitar a comunicação frequente entre as equipes, o RH pode estimular outras maneiras de aprimorar a atuação das equipes. 

Consolidação da cultura organizacional

A cultura organizacional continua presente na rotina das empresas que adotam o home office, principalmente por conta de princípios e valores compartilhados. 

O endomarketing é uma estratégia assertiva de fortalecimento da identidade da empresa, como reuniões, treinamentos, apresentação das metas futuras, além de um manual de política interna. 

Feedbacks constantes 

A promoção de feedbacks é crucial para o aprimoramento profissional dos colaboradores e, por isso, precisa fazer parte da rotina do setor de RH. 

Videochamadas podem ser interessantes para esses momentos, tanto para os feedbacks quanto para saber como o colaborador está se sentindo em relação à rotina de trabalho e integração com a equipe. 

Suporte emocional

O dia a dia do trabalho remoto, sem a troca presencial com os colegas de equipe, pode demandar um cuidado maior com a saúde mental. 

No processo de humanização da gestão de equipes, o RH pode oferecer suporte emocional com momentos de treinamento para ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade.

Para continuar a leitura de assuntos relacionados à gestão de pessoas, acesse o nosso blog e confira outros artigos publicados! 

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