Como o setor de RH pode utilizar o ChatGPT
19 de abr. de 2023

Como o setor de RH pode utilizar o ChatGPT

Os termos “Inteligência Artificial” e “IA”, nos últimos meses, foram citados inúmeras vezes tanto na imprensa, quanto nas redes sociais e internamente em empresas de todos os ramos e setores. 

Isso aconteceu principalmente por conta do lançamento do ChatGPT, que é um chatbot que funciona com o uso de inteligência artificial. 

Um chatbot é um programa que simula uma conversa com um ser humano por mensagens de texto ou voz.

Um chatbot é também um robô que pode ser treinado para responder a perguntas, disponibilizar informações ou até mesmo executar atividades simples.

Essa ferramenta é muito utilizada em sites, aplicativos de mensagens ou em outras plataformas digitais para amplificar o suporte ao cliente, responder perguntas frequentes ou realizar tarefas automatizadas, como agendar uma consulta ou fazer um pedido, por exemplo. 

A partir da criação de uma conta no site da plataforma, o usuário pode apresentar questionamentos variados e obter respostas sobre dúvidas das mais sortidas áreas, de maneira rápida e direta.

São justamente essas possibilidades que podem criar percepções, orientar novas formas de organização dos setores e muitos outros pontos.  

Especificamente para o setor de Recursos Humanos (RH), o ChatGPT pode ser uma ferramenta interessante para agilizar demandas do setor. 

Neste artigo explicaremos sobre quais são essas contribuições. Continue a leitura!

ChatGPT: o que é

O ChatGPT se baseia em inteligência artificial e funciona como um chatbot, criado pela OpenAI e se ancora na arquitetura GPT-3.5. 

O ChatGPT é um modelo de linguagem criado para gerar respostas coerentes rápidas. 

É importante mencionar que um sistema de linguagem é uma ferramenta que pode ser usada para realizar conversas com humanos ou com outras máquinas, utilizando a linguagem como meio de comunicação e nesse sentido, o ChatGPT é um sistema de linguagem, já que é programado para conversas sobre diversos temas. 

Outro ponto é que o ChatGPT pode funcionar sem conexão com a internet. 

Contudo, isso também significa que sua base de dados é limitada e pode não ter informações atualizadas e precisas sobre alguns assuntos.

Como é um sistema de aprendizado de máquina, o ChatGPT pode cometer erros ou fornecer informações incorretas, ou inventadas, por isso, é fundamental pesquisar sobre dados e informações que ele sugere. 

Mas, apesar disso, quanto mais completas às perguntas e o quanto mais contextualizarem determinado tema, melhores serão as respostas do ChatGPT. 

A sua utilização se dá principalmente para auxílio em tarefas cotidianas, como responder perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos ou serviços, ou realizar tarefas simples e repetitivas. 

Para formular as respostas, o ChatGPT acessa as informações a partir do extenso banco de dados, que contém uma ampla variedade de informações coletadas de fontes da internet. 

Essas informações são organizadas e estruturadas em um formato que permite o acesso e análise rapidamente para fornecer as respostas. 

Além disso, o modelo de linguagem é treinado em uma ampla gama de tópicos, permitindo respostas para muitas áreas do conhecimento. 

Como começar a usar o ChatGPT no RH 

As diferentes tecnologias que se popularizaram nos últimos anos permitiram que o setor de RH automatizasse diversos processos. 

Nesse contexto, o ChatGPT também pode auxiliar a equipe de RH em suas funções diárias. 

Abaixo explicaremos quais podem ser essas tarefas. 

Descrições de vagas de emprego 

Criar uma descrição de vaga é um trabalho que pode ser bastante desafiador, principalmente por contar com diversas especificidades das áreas às quais estão com oportunidades em aberto. 

É por esse motivo que o ChatGPT pode ser uma ferramenta bastante útil para a criação de descrições, que serão mais completas e assertivas. 

Termos e palavras-chave podem ser sugeridos também, que ajudam os candidatos a encontrarem as vagas em aberto. 

Escolha de currículos  

A depender da posição em aberto e da empresa que está contratando, o número de currículos recebidos pode ser muito grande e selecionar perfis pode ser uma atividade complexa. 

Para essa função, o ChatGPT pode ser uma alternativa, auxiliando a selecionar os candidatos que tenham experiências ou formações específicas para a vaga. 

Criação de testes para os candidatos selecionados 

Os testes para determinadas vagas de emprego são essenciais para verificar se os candidatos possuem qualificações específicas. 

Com uma instrução detalhada dos objetivos de cada teste, o ChatGPT pode criar possibilidades muito interessantes, criativas e abrangentes. 

Mas antes de aplicar esses testes é importante questionar os gestores dos setores para validar se eles se encaixam ou não. 

Onboarding

A chegada de novos funcionários em uma empresa demanda uma preparação da empresa para integração entre as equipes. 

Para essa demanda que é constante, o ChatGPT pode sugerir atividades e formas interessantes de onboarding

O ChatGPT pode ajudar no processo de integração de novos funcionários, fornecendo informações sobre a empresa, as políticas e os procedimentos.

Como conduzir uma entrevista

Até mesmo as perguntas para entrevistas podem ser sugeridas pelo ChatGPT. 

A partir do comentário feito ao chat é possível aprimorar as perguntas criando novos direcionamentos para o RH. 

Isso fará com que as perguntas sejam menos óbvias do que aquelas que os candidatos já estão habituados a ouvir em processos seletivos. 

Quanto mais criativas as perguntas forem, mais o profissional poderá demonstrar a sua oratória, experiência e formação. 

Mas é preciso cautela. 

Todas as sugestões feitas pelo ChatGPT, assim como dados que ele apresenta e as fontes dessas informações, devem ser conferidos com atenção antes de sua aplicação. 

É importante ressaltar também que a ferramenta pode somar na execução dessas demandas, mas não substituir o trabalho de um profissional de recursos humanos. 

Para continuar acompanhando novidades e tendências relacionadas a setor de RH e gestão de pessoas, continue acessando os conteúdos do nosso blog

Aproveite também para conhecer nossos serviços e atuação

Compartilhar

Comentários para este post