Qual é a função e objetivo da gestão de pessoas?
03 de mar. de 2023

Qual é a função e objetivo da gestão de pessoas?

O produto ou serviço disponibilizado por uma empresa, tem relação com o comprometimento e o empenho diário dos colaboradores.

Equipes que não estejam em sintonia e que enfrentam dificuldades na realização dos seus processos impactam diretamente no crescimento e no sucesso de uma organização. 

Nesse sentido, a gestão de pessoas é uma prioridade e precisa ser conduzida da melhor forma. 

Mais do que promover a satisfação da gestão e da diretoria com relação aos resultados alcançados pelas equipes, a gestão de pessoas também está relacionada com a sensação de bem-estar dos funcionários. 

Neste artigo vamos abordar as principais características que envolvem a rotina da gestão de pessoas, os seus benefícios, a sua importância e as principais dúvidas sobre esse assunto. Continue a leitura!

O que é gestão de pessoas? 

A gestão de pessoas abrange diversas práticas que lidam com o capital humano de uma empresa. 

Essas práticas têm como objetivo orientar o comportamento e metas dos funcionários para que sigam o propósito da empresa da melhor maneira para ambas as partes. 

As iniciativas da gestão de pessoas contam com estratégias que podem melhorar o ambiente de trabalho, se apoiando em estudos e estatísticas sobre psicologia organizacional e employer branding, por exemplo. 

Os outros departamentos da empresa podem contribuir para essas iniciativas, já que a melhoria do ambiente de trabalho é de interesse de todos. 

O pagamento do salário em dia e a garantia de direitos e benefícios são aspectos muito importantes no vínculo de alguém com uma empresa, mas o cuidado da empresa é maior do que só esses fatores. 

A entrega de resultados e a sugestão de inovações na execução diária de funções são pontos que precisam ser reconhecidos pela gestão de pessoas e são também uma ótima oportunidade para incentivar esses comportamentos em toda a empresa. 

Portanto, o papel da gestão de pessoas é estar em constante diálogo com os setores, observando o que acontece e viabilizando maneiras de oportunizar a capacitação dos colaboradores. 

Quando a gestão de pessoas consegue transmitir assertivamente a importância que cada indivíduo traz para uma organização, isso vai refletir na retenção de talentos e na confiabilidade dos candidatos que decidem participar de processos seletivos. 

Como a gestão de pessoas é benéfica para a empresa

Como já adiantamos, são diversos os aspectos que a gestão de pessoas pode melhorar e otimizar em uma empresa. 

Elencamos os principais deles abaixo, confira! 

Motiva os funcionários 

Colaboradores motivados e valorizados entregam um trabalho de maior qualidade e é por isso que as empresas devem investir nessa motivação. 

A gestão de pessoas vai se debruçar sobre os departamentos para entender que tipos de iniciativas poderão motivar os membros da equipe. 

Integrações entre as equipes, workshops, palestras e cursos são algumas das possibilidades que podem ser exploradas. Mas as opções não param por aí. 

A realidade das empresas também precisa ser considerada nesse aspecto.  

Se uma organização funciona no formato híbrido, os encontros presenciais podem ser utilizados também para gerar essa aproximação entre a equipe e outros setores. 

Já para as empresas que investem na modalidade totalmente home office, o uso de algumas ferramentas pode promover esses encontros. 

Oportuniza uma maior vantagem competitiva

Independente do seguimento e dimensão, da mesma maneira, as empresas enfrentam desafios nas suas áreas de atuação. 

A gestão de pessoas pode preparar os colaboradores para desenvolverem as suas funções não apenas para a entrega diária de resultados, mas também para potencializar ainda mais os resultados da empresa. 

As equipes só irão refletir sobre isso quando a gestão de pessoas conseguir transmitir essa ideia, com o estímulo de criatividade e inovação. 

Melhora a qualidade de vida no trabalho

Como já citamos, um ambiente de trabalho acolhedor, que promove a integração e o desenvolvimento dos colaboradores melhora a qualidade de vida no trabalho, e é justamente esse o papel da gestão de pessoas. 

Uma estrutura adequada, com equipamentos e softwares em bom estado de funcionamento, são alguns dos pontos observados para promover essa qualidade. 

A promoção da autonomia dos funcionários também faz parte da atuação da gestão de pessoas. 

A importância da gestão de pessoas para os colaboradores 

A atuação da gestão de pessoas começa já no processo seletivo de candidatos que tenham o perfil compatível com a empresa. 

Depois do momento da contratação é também a gestão de pessoas que irá promover formas de manter esse funcionário no quadro de colaboradores com uma trajetória enriquecedora. 

Assim que um novo funcionário começa a trabalhar em uma empresa, ele carrega uma série de conhecimentos e também expectativas de como será a sua rotina de trabalho e sua relação com os colegas. 

É importante, nesse sentido, que a gestão de pessoas esteja ciente dessas expectativas para poder viabilizar maneiras de concretizá-las segundo o que a empresa pode oferecer. 

Comunicação: fator decisivo para o sucesso da gestão de pessoas

Uma boa comunicação e abertura ao diálogo é ponto crucial na gestão de pessoas. 

É a comunicação que vai garantir que a gestão de pessoas esteja ciente de metas, objetivos e como cada departamento funciona especificamente. 

Se o diálogo é presente na rotina de uma empresa, tanto os colaboradores se sentirão mais engajados entre si, quanto a gestão de pessoas poderá promover um trabalho benéfico para o negócio. 

A comunicação também é importante para a resolução de conflitos e feedbacks construtivos. 

É fundamental que tanto a gestão de pessoas quanto a gestão transmitam demandas e informações relevantes objetivamente, para os colaboradores atenderem às expectativas. 

As principais dúvidas sobre gestão de pessoas 

A gestão de pessoas atua em conjunto com o setor de Recursos Humanos para a empresa alcançar os seus objetivos, por isso, os seus processos são indispensáveis para o negócio. 

Mas, apesar dessa relevância, é comum que existam dúvidas. Elencamos algumas delas. 

1. Qual a diferença entre gestão de pessoas e departamento de pessoal?

O que difere a gestão de pessoas e departamento pessoal é que a gestão lida com questões relacionadas com a cultura organizacional de uma empresa, enquanto o departamento de pessoal lida com questões mais burocráticas como folha de pagamento e outras solicitações internas. 

2. Como a gestão de pessoas pode lidar com conflitos e problemas entre os colaboradores? 

A gestão de pessoas deve estimular o diálogo e a comunicação clara, e a primeira forma de lidar com essas situações é estimular essa expressão. 

Identificar a raiz desses conflitos e compreender os diferentes pontos de vista dos funcionários envolvidos é uma maneira de sugerir possíveis soluções. 

Além disso, o papel da gestão de pessoas também se dá por meio da mediação de conversas, que podem contribuir para serem encontradas saídas que atendam ambos os lados. 

3. De que maneira a gestão de pessoas pode desenvolver políticas de remuneração e benefícios?  

A remuneração adequada e a existência de benefícios passam pela retenção de talentos e é por isso que um dos papéis da gestão de pessoas é criar políticas desse tipo. 

 A proximidade com os funcionários vai oferecer uma perspectiva de quais benefícios são os mais demandados pelos funcionários. 

Após saber mais sobre essas demandas, a gestão de pessoas pode realizar pesquisas de mercado e avaliar quais são os benefícios disponibilizados por outras empresas, além de organizar avaliações de desempenho que podem estimular aumentos ou até mesmo mudanças de cargos. 

Para continuar acessando outras novidades e assuntos relevantes sobre Recursos Humanos e gestão de pessoas, visite o nosso blog! 

Compartilhar

Comentários para este post