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Como atingir a eficiência operacional na empresa
Quando uma empresa é criada, independente do seu segmento, um dos maiores objetivos é alcançar a eficiência operacional desse negócio.
Isso se dá porque a eficiência operacional está relacionada com o aumento de vendas, qualidade de produtos e serviços e também com a qualidade do atendimento ao cliente.
E justamente por estar relacionada com uma série de fatores, alcançar essa meta pode ser também um grande desafio.
Neste artigo reunimos algumas dicas importantes para adquirir a eficiência operacional na empresa.
O que significa eficiência operacional
A eficiência operacional reúne um conjunto de iniciativas que a empresa pode desempenhar para que seus recursos sejam usados da melhor forma.
Com essa preocupação, os resultados dessas iniciativas estão relacionados com a redução das falhas em produtos ou serviços, aumentando a qualidade das entregas, que também tendem a ser mais rápidas.
Ou seja, a eficiência operacional foca em um trabalho com mais qualidade e com eficiência nos processos, resultando em gastos menores.
Dentro da estratégia de alcançar a eficiência operacional, a automatização e a terceirização de processos são pontos cruciais, já que trazem uma maior agilidade.
Contudo, definir um ponto de partida para alcançar esse objetivo pode ser uma tarefa complexa, já que não é apenas um setor envolvido, mas sim a empresa na sua totalidade.
Recursos como o uso de equipamentos, revisão de processos internos, relacionamento com fornecedores, investimento financeiro e envolvimento das pessoas fazem parte desse objetivo amplo, o de alcançar a eficiência operacional.
É possível medir a eficiência operacional de uma empresa?
Agora que mencionamos o quanto uma empresa pode se beneficiar da eficiência operacional, é possível que você esteja se questionando se existe a possibilidade de medir como a empresa está no momento em relação a essa eficiência.
A resposta é que sim, é possível observar essa medida de algumas maneiras.
- OEE (Overall Equipment Effectiveness)
OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou “eficácia geral do equipamento” é uma métrica abrangente que avalia a eficiência dos equipamentos de produção.
Ele observa a disponibilidade, a taxa de desempenho e a qualidade do produto. Ao multiplicar esses três fatores, obtemos o OEE, ou seja, um OEE de 100% indica eficiência máxima na operação.
- Período de cada ciclo
O tempo empregado na produção de um produto ou serviço, desde o recebimento do pedido até a entrega, é um indicador extremamente necessário. Diminuir esse tempo de ciclo pode otimizar a produção e melhorar a eficiência operacional.
- Produtividade
Calcular como a organização está utilizando os seus recursos, como é o caso da mão de obra, equipamentos e matérias-primas, é outro aspecto importante.
Essa medida pode ser feita por meio de indicadores como o número de unidades produzidas por hora ou o número de serviços prestados por funcionário, por exemplo.
- Gastos com produção
Os valores investidos na produção são muito relevantes no cálculo final de rentabilidade da empresa.
Esses valores incluem gastos com mão de obra, equipamentos, matérias-primas e outros custos relacionados à produção. O controle e otimização desses custos também pode interferir na melhoria da eficiência operacional.
- Dados do estoque
O gerenciamento do estoque é, sem dúvidas, o ponto crucial para evitar ineficiências.
Permanecer os números do estoque sempre elevados resulta em gastos desnecessários e obsolescência.
Mas em paralelo a isso, manter níveis muito baixos também pode comprometer a capacidade de atender à demanda dos clientes e é por isso que encontrar um equilíbrio adequado é essencial para maximizar a eficiência operacional.
Formas de aumentar a eficiência operacional
Existem algumas medidas iniciais que podem ser implementadas para que a eficiência operacional seja atingida.
Mas é importante lembrar que esse cuidado deve ser constante, já que o contexto de uma empresa pode mudar muito rapidamente.
Abaixo elencamos algumas indicações que incentivam a eficiência operacional.
- Automação de processos
Como citamos anteriormente, a automação de alguns processos pode ser muito vantajosa em algumas empresas.
Essa vantagem existe porque diversas tarefas podem ser concluídas com rapidez e precisão, diminuindo erros humanos e reduzindo o tempo necessário para executar as tarefas.
- Estimule a padronização de processos
Estabelecer uma padronização de processos também impulsiona a eficiência operacional e assegura a consistência das atividades, independentemente do colaborador responsável.
Essa iniciativa minimiza erros e garante a conclusão de qualidade das tarefas. Além disso, a padronização facilita a identificação e correção de possíveis problemas, resultando em um aprimoramento da qualidade do produto ou serviço fornecido.
- Aposte na terceirização
A terceirização é uma medida cada vez mais adotada por empresas de diferentes portes e atuação.
Com ela é possível diminuir custos com contratação de funcionários e faz com que a empresa volte seus esforços para outras frentes que demandam atenção contínua.
Considerar contratar mão de obra terceirizada e o serviço de processamento e folha de pagamento, por exemplo, deixa o setor de recursos humanos da empresa voltado para outras questões voltadas a satisfação e entrega dos funcionários.
Nós, da RH Center, oferecemos essas soluções.
Vamos conversar sobre essas possibilidades? Entre em contato conosco!
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