Como atingir a eficiência operacional na empresa
25 de mai. de 2023

Como atingir a eficiência operacional na empresa

Quando uma empresa é criada, independente do seu segmento, um dos maiores objetivos é alcançar a eficiência operacional desse negócio. 

Isso se dá porque a eficiência operacional está relacionada com o aumento de vendas, qualidade de produtos e serviços e também com a qualidade do atendimento ao cliente. 

E justamente por estar relacionada com uma série de fatores, alcançar essa meta pode ser também um grande desafio. 

Neste artigo reunimos algumas dicas importantes para adquirir a eficiência operacional na empresa. 

O que significa eficiência operacional 

A eficiência operacional reúne um conjunto de iniciativas que a empresa pode desempenhar para que seus recursos sejam usados da melhor forma. 

Com essa preocupação, os resultados dessas iniciativas estão relacionados com a redução das falhas em produtos ou serviços, aumentando a qualidade das entregas, que também tendem a ser mais rápidas. 

Ou seja, a eficiência operacional foca em um trabalho com mais qualidade e com eficiência nos processos, resultando em gastos menores.  

Dentro da estratégia de alcançar a eficiência operacional, a automatização e a terceirização de processos são pontos cruciais, já que trazem uma maior agilidade. 

Contudo, definir um ponto de partida para alcançar esse objetivo pode ser uma tarefa complexa, já que não é apenas um setor envolvido, mas sim a empresa na sua totalidade.  

Recursos como o uso de equipamentos, revisão de processos internos, relacionamento com fornecedores, investimento financeiro e envolvimento das pessoas fazem parte desse objetivo amplo, o de alcançar a eficiência operacional.

É possível medir a eficiência operacional de uma empresa?

Agora que mencionamos o quanto uma empresa pode se beneficiar da eficiência operacional, é possível que você esteja se questionando se existe a possibilidade de medir como a empresa está no momento em relação a essa eficiência. 

A resposta é que sim, é possível observar essa medida de algumas maneiras. 

  • OEE (Overall Equipment Effectiveness)

OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou “eficácia geral do equipamento” é uma métrica abrangente que avalia a eficiência dos equipamentos de produção. 

Ele observa a disponibilidade, a taxa de desempenho e a qualidade do produto. Ao multiplicar esses três fatores, obtemos o OEE, ou seja, um OEE de 100% indica eficiência máxima na operação.

  • Período de cada ciclo

O tempo empregado na produção de um produto ou serviço, desde o recebimento do pedido até a entrega, é um indicador extremamente necessário. Diminuir esse  tempo de ciclo pode otimizar a produção e melhorar a eficiência operacional.

  • Produtividade

Calcular como a organização está utilizando os seus recursos, como é o caso da mão de obra, equipamentos e matérias-primas, é outro aspecto importante. 

Essa medida pode ser feita por meio de indicadores como o número de unidades produzidas por hora ou o número de serviços prestados por funcionário, por exemplo.

  • Gastos com produção

Os valores investidos na produção são muito relevantes no cálculo final de rentabilidade da empresa. 

Esses valores incluem gastos com mão de obra, equipamentos, matérias-primas e outros custos relacionados à produção. O controle e otimização desses custos também pode interferir na melhoria da eficiência operacional.

  • Dados do estoque

O gerenciamento do estoque é, sem dúvidas, o ponto crucial para evitar ineficiências. 

Permanecer os números do estoque sempre elevados resulta em gastos desnecessários e obsolescência. 

Mas em paralelo a isso, manter níveis muito baixos também pode comprometer a capacidade de atender à demanda dos clientes e é por isso que encontrar um equilíbrio adequado é essencial para maximizar a eficiência operacional.

Formas de aumentar a eficiência operacional 

Existem algumas medidas iniciais que podem ser implementadas para que a eficiência operacional seja atingida. 

Mas é importante lembrar que esse cuidado deve ser constante, já que o contexto de uma empresa pode mudar muito rapidamente.

Abaixo elencamos algumas indicações que incentivam a eficiência operacional.

  • Automação de processos 

Como citamos anteriormente, a automação de alguns processos pode ser muito vantajosa em algumas empresas. 

Essa vantagem existe porque diversas tarefas podem ser concluídas com rapidez e precisão, diminuindo erros humanos e reduzindo o tempo necessário para executar as tarefas.

  • Estimule a padronização de processos 

Estabelecer uma padronização de processos também impulsiona a eficiência operacional e assegura a consistência das atividades, independentemente do colaborador responsável. 

Essa iniciativa minimiza erros e garante a conclusão de qualidade das tarefas. Além disso, a padronização facilita a identificação e correção de possíveis problemas, resultando em um aprimoramento da qualidade do produto ou serviço fornecido.

  • Aposte na terceirização 

A terceirização é uma medida cada vez mais adotada por empresas de diferentes portes e atuação. 

Com ela é possível diminuir custos com contratação de funcionários e faz com que a empresa volte seus esforços para outras frentes que demandam atenção contínua. 

Considerar contratar mão de obra terceirizada e o serviço de processamento e folha de pagamento, por exemplo, deixa o setor de recursos humanos da empresa voltado para outras questões voltadas a satisfação e entrega dos funcionários. 

Nós, da RH Center, oferecemos essas soluções. 

Vamos conversar sobre essas possibilidades? Entre em contato conosco!

 

Compartilhar

Comentários para este post