Custos de uma má contratação
23 de set. de 2021

Custos de uma má contratação

Todo gestor deseja contar com os melhores profissionais em sua equipe, não é mesmo? Descubra como a solução de recrutamento e seleção da RH Center pode ajudar a sua empresa a evitar as más contratações e construir um time de sucesso.

A RH Center é uma consultoria de RH especializada em serviços de recrutamento e seleção de pessoal para CLT e trabalhos temporários, contratação de mão de obra terceirizada, avaliação comportamental, entre outras soluções de atração de talentos e gestão de pessoas. 

Orientada para o futuro, a RH Center une inteligência de processos e alta tecnologia para  oferecer serviços pensados para as necessidades de cada cliente. Dessa forma, nos tornamos parceiros estratégicos de diversos tipos de negócios e setores.

Conheça mais sobre nossa solução de recrutamento e seleção e saiba como podemos auxiliar o seu negócio a evitar más contratações. 

Ter um time de colaboradores de alta performance e alinhado aos objetivos da empresa é um dos segredos de um negócio de sucesso. 

Por isso, nossos especialistas capacitados realizam todo o processo de recrutamento e seleção de forma criteriosa, apresentando os perfis de candidatos mais adequados para as necessidades das vagas e alinhados ao propósito e cultura da sua organização. 

Mas não é só isso! 

O uso de Inteligência Artificial (IA) durante o recrutamento proporciona ainda mais agilidade e eficiência ao processo. Isso porque o VaRHgas, assistente virtual exclusivo da RH Center, utiliza IA para interagir de forma simultânea com diversos candidatos. 

Neste primeiro contato, o VaRHgas realiza uma triagem inicial de perfis, apresentando os candidatos mais aderentes às vagas em aberto. Esta triagem é avaliada pelo time de especialistas da RH Center nas etapas seguintes do processo. 

Com a solução de recrutamento e seleção da RH Center, seu negócio aproveita diversos benefícios, como:

  • maior agilidade e assertividade na contratação;
  • profissionais devidamente habilitados para os cargos;
  • redução nos índices de rotatividade;
  • melhora do clima organizacional;
  • ganhos de produtividade;
  • redução de custos com processos de contratação;
  • mais tempo livre para equipe interna de RH atuar em tarefas estratégicas;

E muito mais!

Mas afinal, quais são os custos da má contratação?

Um processo seletivo mal planejado e realizado sem a devida seriedade pode resultar em prejuízos que vão muito além da perda de tempo da equipe interna de RH. 

Confira quais são os maiores custos de uma má contratação:   

1 - Aumento do turnover 

O aumento do turnover ou taxa de rotatividade de colaboradores é um dos maiores problemas decorrentes da má contratação de profissionais.

Isso pode acontecer tanto por fatores externos, como o convite para o funcionário trabalhar em outra empresa, quanto internos, como o pedido de desligamento do próprio colaborador devido à falta de sincronia com a cultura da empresa ou perfil da vaga.

Segundo um levantamento da Deloitte, o turnover pode custar de 1,5 a 2 vezes o salário anual do colaborador. 

E os prejuízos não param por aí! A taxa de rotatividade ainda traz consequências negativas para a empresa a curto, médio e longo prazo, já que a saída inesperada de um funcionário pode afetar o trabalho de outros membros da equipe e comprometer a satisfação dos clientes.  

2 - Redução da produtividade

As contratações equivocadas acabam desmotivando a equipe, principalmente os funcionários mais antigos. Afinal, o entra e sai de profissionais nunca é uma situação bem vista pelo restante dos colaboradores. 

Segundo o artigo da Hubstaff, esta situação pode representar por volta de R$ 1.775,00 por ano em produtividade perdida.

Para evitar isso, a dica é sempre conversar com os novos colaboradores, buscando compreender quais são as perspectivas de cada um em relação ao novo trabalho. 

3 - Gastos com a contratação

De acordo com a Undercover Recruiter, uma contratação errada pode custar de 1,15 a 1,4 vezes o salário base, considerando benefícios. Isso porque todo o procedimento envolve gastos com a demissão e a realização de um novo processo seletivo.

Sem contar outros custos com a divulgação das vagas, o treinamento do novo colaborador, entre outros. 

4 - Gastos com treinamento 

Geralmente, após a finalização do processo de recrutamento e seleção o novo colaborador passa por um processo de adaptação na empresa. 

Neste período, é necessário conhecer a cultura da organização, os colegas de equipe, a rotina de trabalho e a forma como as atividades são organizadas e realizadas.  

Além disso, ainda existe o tempo da rampagem, nome dado ao período que o colaborador precisa para se adaptar ao modelo de trabalho da empresa até conseguir atingir máximo potencial na função.

Todos esses processos consomem tempo e recursos, já que os colaboradores geram um custo inicial para o contratante.

Segundo uma pesquisa da Training Magazine, as organizações gastam R$3.954,39 para treinar cada funcionário recém-chegado. 

Além dos custos com treinamento, uma má contratação pode gerar ainda prejuízos diretos, envolvendo materiais, mão de obra e equipamentos, e indiretos, como despesas administrativas, comerciais, financeiras, entre outras.

Se você deseja evitar todos estes gastos envolvidos em uma contratação malsucedida, invista na solução de recrutamento e seleção da RH Center! 

Entre em contato com nossos consultores e saiba como contratar nossos serviços. 

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