Vantagens da Inteligência Artificial no processo de recrutamento e seleção
29 de abr. de 2021

Vantagens da Inteligência Artificial no processo de recrutamento e seleção

O Recursos Humanos é um setor bastante atarefado dentro das empresas. Já que a ele cabe gerir desde questões relacionadas ao capital humano da organização, como o recrutamento e seleção de pessoas, até os processos administrativos, como a elaboração da folha de pagamento.

Com tantas responsabilidades e trabalho operacional, muitas empresas já apostam em ferramentas tecnológicas para agilizar e facilitar alguns processos realizados pelo RH, e tornar o setor ainda mais estratégico.

A Inteligência Artificial (I.A.) e os bots, por exemplo, estão cada vez mais presentes no recrutamento e seleção de pessoas, otimizando e agilizando o processo.  

Confira como a I.A. pode ser aplicada no recrutamento e seleção e quais vantagens essa tecnologia traz para o processo.  

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que busca desenvolver máquinas inteligentes para facilitar a tomada de decisões com base em bancos de dados constantemente atualizados.

Através da programação para atividades como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem, entre outros, máquinas e computadores adquirem a capacidade de pensar como seres humanos, raciocinando e tomando decisões de forma organizada.  

Na prática, a máquina programada para utilizar a I.A. é capaz de tomar a melhor decisão entre opções pré-estabelecidas, tendo como base um extenso banco de dados gradativamente  abastecido com novas informações pelo próprio sistema.

A partir destes processos, pode-se dizer que os computadores e máquinas com I.A. "aprendem" a tomar decisões mais assertivas e cada vez mais complexas.

A Inteligência Artificial já está presente no cotidiano das pessoas, como em softwares de processamento de voz e reconhecimento de imagens, e auxilia nas atividades dos mais diversos setores, como saúde, industrial, varejo, entre outros. 

A Inteligência Artificial e o Recursos Humanos

Como mencionamos acima, a Inteligência Artificial já está presente na vida moderna e em diversos setores da economia. 

Dentro das empresas, a I.A. pode se tornar uma importante aliada da área de Recursos Humanos, sendo utilizada para automatizar processos do RH, encontrar e definir padrões de comportamento dos colaboradores, fazer o cruzamento de dados e informações, realizar pesquisas de clima organizacional, entre outras atividades. 

No recrutamento e seleção de pessoas, a Inteligência Artificial pode ser aplicada para agilizar o processo e torná-lo mais assertivo e eficiente. 

Afinal, frente a um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, empresas e candidatos não podem mais depender de muita burocracia e esperar tanto tempo para finalizar o processo seletivo.

Com o artifício da I.A é possível padronizar a seleção e realizar a avaliação de habilidades dos candidatos de forma mais objetiva, já que softwares especializados disponibilizam, em tempo real, métricas, dados e indicadores que auxiliam na tomada de decisão.  

Outras aplicações da Inteligência Artificial nos processos de recrutamento e seleção de pessoal são: 

  • o uso de programas para criar bancos de currículos e facilitar a busca por candidatos;
  • a criação de programas de recrutamento personalizados para cada perfil profissional desejado, aumentando a precisão do processo.

O uso de bots no recrutamento e seleção

Os bots, abreviação de robots (robôs, em português), são ferramentas com Inteligência Artificial programadas para interagir e simular ações humanas em ambiente virtual  

No recrutamento e seleção de pessoal, os bots, também chamados de chatbots ou robôs de conversação, podem ser utilizados para automatizar o processo de recrutamento e interagir com os candidatos, simulando uma conversa com um atendente humano.

Ao estabelecer um diálogo, o bot elimina a falta de comunicação nos processos de recrutamento, proporciona um ambiente mais confortável para os candidatos e facilita a busca pelas oportunidades mais adequadas para cada perfil profissional. 

Além destas vantagens, o uso de bots no recrutamento e seleção representa mais agilidade no processo de contratação como um todo, rapidez no feedback e assertividade na escolha dos candidatos.

Quais as vantagens de utilizar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção?

Agora que já apresentamos as diferentes formas de aplicar a Inteligência Artificial no setor de RH e nos processos de recrutamento e seleção de pessoas, confira algumas vantagens de investir nessa tecnologia para a seleção de candidatos.

1 - Redução de tempo e esforços

A aplicação de I.A. em processos de recrutamento e a interação com chatbots reduz os esforços da equipe de RH durante a triagem de currículos, já que o software realiza todo o processo, entregando os melhores perfis para dar continuidade ao processo. 

Devido a isso, os profissionais de Recursos Humanos podem focar seu tempo e esforços em etapas mais estratégicas da seleção. 

2 - Maior assertividade na seleção de candidatos

O método tradicional de seleção, baseado na análise de currículos, não é o suficiente para fornecer informações mais profundas sobre as habilidades e o perfil dos candidatos. 

Com a I. A. é possível analisar desde competências profissionais até soft skills mais relevantes para os cargos, auxiliando o setor de RH na tomada da decisão e reduzindo erros com contratações equivocadas. 

3 - Melhora da experiência do candidato

Como já mostramos, o uso de chatbots para promover uma primeira interação proporciona um ambiente mais confortável para os candidatos. 

Mas isso não é tudo! A Inteligência Artificial aplicada no recrutamento e seleção possibilita que as primeiras etapas do processo sejam realizadas remotamente, representando maior redução de custos com transporte e economia de tempo. 

4 - Agilidade no processo seletivo

O uso de Inteligência Artificial pode reduzir o tempo do processo de recrutamento e seleção em até 70%, trazendo uma maior economia para a empresa. 

Afinal, a aplicação de softwares inteligentes otimiza a coleta de dados sobre cada candidato, fornecendo relatórios mais precisos para a equipe de RH.

Conheça o VaRHgas 

Para otimizar os processos seletivos de clientes e parceiros, a RH Center apresenta uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial. 

Conheça o VaRHgas, nosso novo assistente virtual de recrutamento! 

O VaRHgas é um bot, ou robô de conversação, que atua nas fases de recrutamento de talentos, atraindo os candidatos e filtrando os perfis ideais para cada vaga. 

Representando uma ferramenta moderna, com tecnologia própria e 100% integrada aos serviços da RH Center, o VaRHgas auxilia no recrutamento, trazendo mais velocidade e qualidade aos processos seletivos. 

Através da Inteligência Artificial nosso assistente interage virtualmente com os candidatos, auxiliando os profissionais a avançarem nas etapas de seleção. 

Utilize o VaRHgas nos processos seletivos da sua empresa e aproveite: 

  • maior velocidade e assertividade durante o recrutamento;
  • até 60% mais agilidade para vagas operacionais em comparação com processos tradicionais;
  • recrutamento de perfis de alta qualidade;
  • candidatos alinhados às necessidades das vagas;
  • atendimento a diversos profissionais de forma simultânea e virtual;
  • interação intuitiva e facilitada;

E muito mais! 

Para saber mais sobre o VaRHgas e conhecer a solução de recrutamento e seleção da RH Center clique aqui!

Entre em contato com nossa equipe e receba um atendimento personalizado. 

Compartilhar

Comentários para este post