Por que aplicar a avaliação comportamental em sua empresa?
28 de jul. de 2021

Por que aplicar a avaliação comportamental em sua empresa?

Você já ouviu falar em avaliação comportamental? Esse instrumento é muito utilizado nas empresas para tornar os processos seletivos ainda mais assertivos e garantir maior precisão ao promover colaboradores ou realizar mudanças de cargo.

Afinal, com o aumento na competitividade do mercado, as organizações precisam investir nas melhores ferramentas para desenvolver uma equipe de alto rendimento e alinhada com a cultura e os objetivos do negócio.  

A avaliação comportamental analisa os colaboradores, prevendo a postura de cada profissional perante situações variadas, como em momentos de pressão e dificuldade, diante de desafios ou regras da empresa e até durante a confraternização e o contato com colegas de trabalho. 

De modo geral, a avaliação comportamental ajuda a equipe a decifrar e compreender os comportamentos naturais de um funcionário em seu local de trabalho, contribuindo para criar um ambiente organizacional mais saudável e produtivo. 

Já durante os processos de seleção, a avaliação comportamental pode ser utilizada para aumentar a assertividade. Isso porque permite identificar se o profissional possui um perfil alinhado com a cultura da empresa e com sua equipe de trabalho. 

Se você ainda não aplica a avaliação comportamental na sua empresa, confira outras vantagens que esse processo oferece para o seu negócio:

1 - Redução da rotatividade

Os altos índices de rotatividade sempre são motivo de preocupação nas empresas. Afinal, a evasão de colaboradores pode trazer prejuízos financeiros, reduzir a produtividade e levar até mesmo a conflitos trabalhistas. 

Com a avaliação comportamental, é possível estabelecer um perfil de colaborador ideal, facilitando a busca pelo candidato mais adequado e aumentando a assertividade no processo de escolha. 

Já internamente, a avaliação comportamental dos colaboradores permite reter e desenvolver talentos, garantindo promoções e mudanças de cargo mais adequadas ao perfil de cada profissional.

2 - Melhora no clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que o ambiente percebido dentro de uma organização, ou seja, ele reflete o atual estado da relação entre empresa e colaboradores. 

Quando os funcionários não estão satisfeitos ou se sentem desvalorizados, o clima interno piora, trazendo resultados negativos para todos. 

Ao compreender o perfil de cada trabalhador por meio da avaliação comportamental, a organização entende que cada funcionário é único e que reage de forma diferente no ambiente de trabalho

Quando a empresa respeita as características únicas de cada um, os colaboradores se sentem mais incluídos e felizes, fatores que melhoram o clima organizacional, aumentam o engajamento da equipe e elevam a produtividade.

3 - Otimização de resultados

Conhecer os pontos fortes e fracos de cada colaborador através da avaliação comportamental permite a criação de ações para melhorar o desempenho profissional e suprir as necessidades dos funcionários, como treinamentos e palestras.

Contudo, vale lembrar que as ações estratégicas só terão o efeito desejado se estiverem relacionadas com o perfil de cada trabalhador. 

Conheça a avaliação comportamental da RH Center

Se você deseja aproveitar ao máximo todo o potencial dos seus profissionais, conte com a avaliação comportamental da RH Center. 

A RH Center é uma consultoria de RH com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos e terceirização de serviços. 

Nossas soluções de atração de talentos aproximam as empresas aos melhores profissionais do mercado, gerando resultados competitivos e oportunidades de crescimento aos parceiros. 

Na avaliação comportamental, nossos especialistas analisam cada perfil de forma individual, identificando os pontos fortes e fracos e necessidades de desenvolvimento e classificando os profissionais.

A avaliação comportamental é um instrumento fundamental para adequar os colaboradores aos cargos, contratar profissionais mais alinhados com a cultura organizacional e realizar promoções internas mais assertivas.

Contrate a avaliação comportamental da RH Center e aproveite: 

  • redução nos índices de rotatividade;
  • colaboradores mais motivados;
  • otimização da produtividade;
  • melhores resultados;

E muito mais…

Entre em contato com nossos especialistas e receba um atendimento personalizado!

Compartilhar

Comentários para este post