04 ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção
26 de abr. de 2021

04 ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção de pessoas sempre foi um processo de grande importância nas empresas. Afinal, é através dele que o time de RH seleciona os candidatos mais adequados para ocupar as vagas e fazer parte da equipe.

Com os avanços da tecnologia, novas ferramentas surgiram para auxiliar o Recursos Humanos durante a busca pelos talentos ideias. 

Confira hoje quais são as ferramentas mais utilizadas nos processos de recrutamento e seleção de pessoas. 

A importância do recrutamento e seleção de pessoas 

O capital humano é considerado o bem mais valioso das organizações. Através de uma equipe bem estruturada e alinhada com a cultura da empresa é possível alcançar melhores resultados e se destacar no mercado. 

Por isso, é dever do Recursos Humanos zelar pelos colaboradores e buscar os melhores talentos para fazer parte do time. 

O processo de recrutamento e seleção de pessoal é um dos mais importantes dentro da gestão de pessoas e auxilia na busca e identificação dos talentos em potencial para ocupar os cargos em aberto. 

Mas para garantir os melhores resultados na contratação de novos colaboradores é preciso assegurar que o processo esteja alinhado aos objetivos da organização.

Quando o recrutamento e seleção é bem-sucedido, os eventuais problemas com a equipe são minimizados, a produtividade dos profissionais aumenta e a empresa como um todo aproveita resultados mais positivos. 

Além disso, o recrutamento e seleção permite que profissionais mais capacitados, motivados e comprometidos façam parte da equipe.  

Mas você sabia que, na prática, recrutamento e seleção representam diferentes etapas?

De forma simplificada, o recrutamento é a busca por candidatos no mercado de trabalho e a atração de profissionais. Já a seleção nada mais é do que a triagem dos candidatos e análise dos perfis.

Quer saber mais sobre a diferença entre cada etapa? Acesse nosso artigo “Recrutamento e seleção de pessoas: entendendo a diferença”.

As ferramentas mais utilizadas no R&S

Hoje em dia, os profissionais procuram cada vez mais oportunidades em empresas que oferecem algo a mais. O ambiente de trabalho e os valores da organização se tornaram importantes atrativos para os candidatos. 

Visando atrair os melhores perfis, o recrutamento e seleção deve funcionar de forma eficiente e bem estruturada, servindo como um “cartão de visita” e mostrando os benefícios e diferenciais da empresa. 

Isso porque um processo confuso e mal elaborado pode afastar a organização dos melhores talentos do mercado

Com o auxílio da tecnologia, as empresas modernizaram o recrutamento e seleção, tornando-o mais estratégico e eficiente. 

Confira quatro ferramentas utilizadas neste processo:

1 - Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma tecnologia na qual programas de computador imitam a inteligência humana, aprendendo padrões e os reproduzindo de forma mais otimizada. 

O uso da Inteligência Artificial no RH pode auxiliar nos processos de recrutamento e análise de candidatos, uma vez que as máquinas dotadas desta tecnologia podem compreender a metodologia utilizada pela empresa, tornando essas atividades mais ágeis, eficientes e livres de erros humanos.  

2 - Entrevista em vídeo

Com o início da pandemia, as entrevistas com candidatos por meio de videochamadas se tornaram parte do dia a dia. No futuro, a previsão é de que essa tendência siga em alta. 

Afinal, as entrevistas em vídeo trazem vantagens que somente a tecnologia pode proporcionar. 

Podendo ser gravadas ou ao vivo, estas entrevistas permitem maior flexibilização de horários para recrutador e candidato, proporcionam maior conforto ao profissional e facilitam o compartilhamento do conteúdo na íntegra para os gestores da empresa. 

3 - Softwares de análise comportamental

Conhecer o perfil comportamental do candidato é essencial durante o processo de recrutamento e seleção. Com o auxílio de softwares específicos é possível realizar esta análise de forma digital, agilizando todo o processo.

Os softwares de análise comportamental são especialmente desenvolvidos para ajudar os recrutadores a escolher os melhores perfis para as vagas em aberto, reduzindo custos e melhorando a assertividade. 

Dessa forma, o trabalho da equipe de RH é reduzido, restando aos recrutadores a tarefa de escolher os candidatos que melhor se adaptam às necessidades da empresa e seguir com o processo seletivo.

4 - Automatização de processos 

A automatização de processos é uma das maneiras mais eficientes de otimizar o tempo do RH. Afinal, os softwares específicos de recrutamento e seleção automatizam tarefas burocráticas características do processo de contratação.  

Com o auxílio da automatização e dos programas de computador a equipe do Recursos Humanos tem mais tempo livre para focar no core business da empresa e trazer mais vantagens competitivas para o negócio. 

Os benefícios das ferramentas de recrutamento e seleção

A concorrência no mercado e a disputa pelos melhores talentos estão cada vez mais acirradas. 

Para se manter em evidência e atrair as melhores oportunidades para a empresa é preciso investir em ações estratégicas e apoio tecnológico. 

Com o auxílio das ferramentas tecnológicas, organizações de diversos portes podem conquistar o seu espaço no mercado, solucionar necessidades internas e atrair os melhores profissionais

Além destes benefícios, a tecnologia ainda otimiza processos repetitivos, proporciona mais tempo para a equipe se focar em atividades que envolvem comunicação, criatividade e empatia, e torna o recrutamento e seleção de pessoal mais estratégico e inteligente. 

Ferramenta RH Center: conheça o VaRHgas

Como você conferiu, realizar um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas é essencial para escolher os candidatos mais adequados para ocupar as vagas na empresa. 

Por isso, a RH Center conta com as melhores ferramentas para auxiliar no processo seletivo e otimizar a busca pelos talentos ideias.

Conheça o VaRHgas, nosso assistente virtual de recrutamento! 

Baseado em Inteligência Artificial, o VaRHgas é uma ferramenta moderna, tecnológica e 100% integrada aos nossos serviços. 

Com o auxílio do VaRHgas, os processos de recrutamento da sua empresa ganham maior velocidade e assertividade, uma vez que nosso assistente atua como uma eficiente ferramenta de atração dos perfis ideais para cada vaga. 

O VaRHgas realiza o recrutamento para vagas operacionais até 60% mais rápido do que os processos tradicionais, atendendo diversas pessoas de forma simultânea, facilitada e intuitiva.  

Utilize o VaRHgas nos processos seletivos da sua empresa e aproveite maior velocidade e assertividade no recrutamento.

Clique aqui para saber mais sobre nossa solução de recrutamento e seleção de talentos.

Entre em contato com nossos consultores e conheça todas as vantagens exclusivas do VaRHgas!

 

Compartilhar

Comentários para este post