Recrutamento e seleção de pessoas: entendendo a diferença
14 de abr. de 2021

Recrutamento e seleção de pessoas: entendendo a diferença

O capital humano é considerado o principal bem de uma empresa. Por isso, é cada vez mais comum que as organizações invistam em processos de recrutamento e seleção de pessoas de alta qualidade.

Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, contar com os melhores talentos e reunir uma equipe de colaboradores capacitada é o segredo para construir uma empresa de sucesso.  

Mas você sabe o que é recrutamento e seleção e qual a diferença entre esses dois termos? Confira mais sobre o assunto no artigo de hoje.

Entendendo o recrutamento e seleção

Basicamente, o recrutamento e seleção é um processo da área de recursos humanos que busca atrair e escolher os profissionais mais alinhados aos objetivos da empresa e melhor capacitados para assumir um cargo.

Este processo é fundamental para realizar contratações de sucesso e formar um time de colaboradores altamente qualificados. Além de representar diversos benefícios para a empresa como um todo, como o melhor uso de recursos e redução de gastos. 

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, os termos recrutamento e seleção possuem significados diferentes e características próprias. 

No ambiente corporativo, eles devem caminhar juntos para garantir os melhores resultados e o alcance das metas. Já que tanto o recrutamento quanto a seleção representam as duas fases que compõem a contratação de novos profissionais

Durante o processo, cada etapa deve ser conduzida com máxima eficiência pela equipe de RH, a fim de garantir maior assertividade na escolha do profissional ideal. 

Recrutamento e seleção: qual a diferença?

Como mencionamos, os termos recrutamento e seleção possuem significados e finalidades diferentes dentro do processo de contratação de mão de obra. Entenda a seguir o conceito de cada um:

  • Recrutamento

O recrutamento de talentos é a fase de busca por candidatos e atração de profissionais. 

Nesta etapa, a vaga é divulgada em sites específicos, redes sociais e demais canais com sua descrição e pré-requisitos estabelecidos pela contratante. A partir disso, a empresa busca atrair potenciais talentos para ocupar o cargo disponível.

A fase de recrutamento deve ser realizada de forma direta, visando chamar a atenção dos profissionais com o perfil desejado pela empresa. 

Esta etapa ainda pode ser dividida em dois modelos: 

1 - Recrutamento interno: como o nome já sugere, o recrutamento interno é realizado dentro da própria empresa com o objetivo de proporcionar novas oportunidades de crescimento profissional para os colaboradores. 

Neste processo, as vagas são anunciadas internamente para todos os colaboradores da organização, que podem se candidatar para os novos cargos.

O recrutamento interno traz benefícios como a redução de custos, o aumento do engajamento da equipe e a agilidade no processo de contratação, já que os talentos necessários para as novas vagas podem estar dentro da empresa. 

2 - Recrutamento externo: mais utilizado pelas organizações, este processo consiste na busca pelos talentos ideais no mercado de trabalho. Ou seja, o setor de RH divulga as oportunidades para o público externo, ampliando as possibilidades de escolha. 

Dentre as vantagens do recrutamento externo podemos citar a criação de um banco de talentos, a grande diversidade de perfis profissionais, a possibilidade de aquisição de novos métodos de trabalho, entre outras.  

  • Seleção

Com o processo de recrutamento finalizado, chegou a hora de realizar a seleção, que nada mais é do que a triagem dos currículos e análise dos perfis. 

Nesta etapa, os profissionais do RH realizam processos seletivos, entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos e demais técnicas para identificar quais candidatos se adequam melhor à vaga em aberto.

Após a conclusão dos procedimentos e a análise dos resultados, o profissional ideal é selecionado para ocupar o cargo.   

Quais os impactos do recrutamento e seleção no RH

Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado e alinhado com os propósitos do negócio pode representar uma série de benefícios para a organização como um todo. 

O setor de Recursos Humanos, por exemplo, é diretamente impactado por este processo. Isso porque, ao alinhar todas as informações de contratação de forma eficiente, a equipe de RH não precisa mais gastar tempo atendendo ligações e respondendo dúvidas sobre as vagas.  

Dessa forma, o recrutamento e seleção representa uma grande otimização do tempo do RH, possibilitando que a equipe concentre esforços em outras etapas do processo de contratação, como as entrevistas com os candidatos e análise de perfil. 

Como otimizar o recrutamento e seleção de pessoas

Como já mencionamos, o recrutamento e seleção é um processo fundamental para garantir contratações de sucesso e engajar a equipe. 

Mas para isso, é preciso contar com processos de contratação bem planejados e alinhados às necessidades da organização. 

As soluções em atração de talentos da RH Center podem auxiliar a sua empresa durante a contratação de mão de obra especializada. 

Conheça nossos serviços: 

  • Recrutamento e seleção

A equipe de especialistas da RH Center realiza todo o processo seletivo, desde a divulgação das vagas e a captação de currículos até as entrevistas com os candidatos, entregando os profissionais mais adequados ao cargo e à cultura organizacional da empresa. 

Com nossa solução de recrutamento e seleção o seu negócio conta com resultados mais assertivos, processo de contratação otimizado e agilizado, segurança de dados, redução dos índices de turnover e muitas outras vantagens!  

  • VaRHgas 

O VaRHgas é um assistente virtual de recrutamento da RH Center que auxilia nos processos de contratação de mão de obra. 

Baseado em Inteligência Artificial, o VaRHgas é uma ferramenta moderna, tecnológica e totalmente integrada aos serviços da RH Center. 

Através dele é possível conquistar maior assertividade e agilidade nos processos de recrutamento, uma vez que a ferramenta promove uma interação intuitiva e facilitada com diversos candidatos de forma simultânea. 

O VaRHgas pode agilizar o recrutamento em até 60% para vagas operacionais, garantindo um processo seletivo ainda mais eficiente.

Clique aqui para saber mais sobre o VaRHgas!

Quer conhecer todas as vantagens das nossas soluções?

Entre em contato conosco e descubra como as soluções em atração de talentos da RH Center podem auxiliar nos resultados da sua empresa. 

 

Compartilhar

Comentários para este post