O que é a técnica STAR e como ela auxilia no recrutamento de candidatos

Durante o processo de recrutamento e seleção, é essencial conhecer a fundo a trajetória profissional e habilidades de cada candidato, a fim de escolher o perfil ideal para ocupar o cargo. Para facilitar este processo, muitos recrutadores fazem uso da Técnica STAR. 

Afinal, esta técnica auxilia na avaliação de competências e qualidades comportamentais dos candidatos de forma mais objetiva, clara e com base em exemplos reais. 

Se você não conhece a Técnica STAR e quer entender melhor como ela atua no processo de recrutamento, continue a leitura do artigo de hoje.

Entendendo a Técnica STAR

A palavra STAR, que dá nome a técnica é, na verdade, uma sigla para Situação, Tarefa, Ação e Resultado.

Basicamente, esta técnica consiste em direcionar perguntas ao candidato, visando extrair informações sobre seu passado profissional que exemplifiquem:

  • uma Situação (problema); 
  • qual era a Tarefa do candidato; 
  • que Ação ele tomou para resolver o impasse;
  • quais Resultados ele obteve com isso.

A Técnica STAR é uma forma de guiar a entrevista e exemplificar como o candidato utilizou seu raciocínio e habilidades para lidar com situações-problema em trabalhos anteriores.

Através deste método, o recrutador busca entender como o candidato reagiu diante dos desafios da carreira e como ele poderá se comportar no futuro, analisando também se esse profissional possui as competências necessárias para ocupar a vaga.

Como a técnica funciona?

Como mencionamos acima, a Técnica STAR é composta pela exemplificação dos seguintes elementos: Situação; Tarefa; Ação; e Resultados.

Confira como funciona cada um deles: 

1 - Situação 

O primeiro elemento é a situação pela qual o profissional passou. Neste momento, o candidato deve descrever o cenário específico que enfrentou em um trabalho passado. 

É necessário apresentar todos os detalhes do evento para que o entrevistador compreenda o contexto da situação.

2 - Tarefa

Considerando a situação descrita, é hora de apresentar o papel que o candidato desempenhava durante o ocorrido, ou seja, qual era sua função no momento.

Ao responder este questionamento, o candidato esclarece sua participação na situação, bem como seus planos para solucionar o problema.

3 - Ação

A descrição da ação é, normalmente, a parte mais difícil de ser respondida. Afinal, é preciso explicar para o entrevistador as ações tomadas e como foi o pensamento para agir de determinada forma. 

É importante ressaltar que, ao responder quais ações foram necessárias para resolver a situação, o candidato mantenha o foco em si mesmo, descrevendo os esforços individuais e não coletivos.

4 - Resultados

O último elemento da Técnica STAR aborda os resultados tangíveis que o candidato alcançou, ou seja, no que resultou os esforços do profissional. 

Neste momento, é interessante dar mais detalhes, fornecendo o maior número de métricas e dados possíveis para comprovar que os resultados foram efetivos. Para isso, vale fazer comparações de antes e depois e apresentar feedbacks de clientes.

Como a Técnica STAR auxilia no recrutamento?

A Técnica STAR é bem simples e pode ser aplicada, principalmente, em entrevistas por competências — ou comportamentais. 

Utilizar a Técnica STAR durante as entrevistas auxilia o recrutador a perceber se as habilidades apresentadas no currículo do candidato são verdadeiras ou “exageradas”. Além disso, esse método facilita para o entrevistador comparar as respostas dos candidatos, tornando todo o processo de recrutamento mais otimizado.

Já o candidato pode fazer uso da Técnica STAR para estruturar suas respostas de maneira mais simples e fornecer as informações que o recrutador espera. 

Além da Técnica STAR, existem outros métodos eficientes para otimizar a contratação de profissionais e reduzir o turnover da empresa. 

Quer conferir mais sobre estes assuntos? Acesse outros conteúdos interessantes em nosso blog

Para contar com os profissionais mais adequados para as atividades do seu negócio, conheça a solução de Recrutamento e Seleção da RH Center. 

O time de especialistas da RH Center encontra os talentos ideais para a sua empresa, alinhados à sua cultura organizacional e dispostos a crescer internamente. 

Entre em contato com nossos especialistas e contrate a solução de Recrutamento e Seleção da RH Center para a sua organização.


Desenvolvido por TNB.studio