Quais são as características profissionais mais procuradas?

O perfil de profissional ideal para as empresas está sempre mudando. Além das competências técnicas necessárias em qualquer profissão, existem diversas qualificações profissionais e habilidades que ganham importância conforme as necessidades do mercado.

Você já se perguntou quais são as características profissionais mais valorizadas nos dias de hoje? 

Conhecidas como soft skills, estas competências comportamentais são características pessoais de cada profissional e estão relacionadas com a forma de lidar com as próprias emoções e de interagir com outras pessoas.

Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), as soft skills são mais difíceis de serem “ensinadas” e mensuradas, uma vez que são competências subjetivas e fazem parte da personalidade de cada profissional ou foram adquiridas ao longo da vida.

As soft skills são bastante valorizadas no mercado atual, pois são essenciais para o dia a dia das empresas, auxiliam na resolução de problemas, influenciam na entrega de resultados, entre outras vantagens. 

Confira as principais qualificações profissionais mais procuradas em um candidato:

1 - Proatividade

A proatividade é uma qualificação profissional muito valorizada e buscada pelas empresas, pois representa a capacidade do colaborador de tomar a iniciativa e fazer algo que não seja sua obrigação.

Basicamente, um profissional proativo é aquele que está pronto para ajudar e que age de maneira antecipada — sem a necessidade de alguém pedir —, transformando as dificuldades do dia a dia do trabalho em novas oportunidades de crescimento e aprendizado.

2 - Liderança

Ao contrário do que muitos pensam, liderar pessoas não se limita apenas aos profissionais em cargos mais altos. 

Na prática, a liderança pode ocorrer através da motivação dos demais trabalhadores e da capacidade de unir pessoas e de explorar o melhor de cada profissional.  

Pessoas com habilidade para liderar são capazes de inspirar, integrar e empenhar a equipe através de atitudes e palavras, sem precisar demonstrar autoridade ou superioridade.

3 - Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma qualificação profissional bastante valorizada pelos gestores, pois ajuda o profissional a compreender e lidar com suas próprias emoções e com os sentimentos de terceiros.

Afinal, o dia a dia nas empresas é repleto de acontecimentos que desafiam e desestabilizam os colaboradores

Através da inteligência emocional, é possível gerenciar de maneira inteligente sentimentos como ansiedade e estresse, contribuindo para um desempenho mais produtivo e melhores resultados. 

4 - Flexibilidade

Em tempos de pandemia e rápidos avanços tecnológicos, a flexibilidade se tornou uma qualificação profissional mais do que essencial para todo o mercado. 

Isso porque as necessidades da sociedade mudam frequentemente, e as empresas precisam saber acompanhar esse ritmo.

Profissionais flexíveis e que se adaptam às novas realidades são bastante valorizados pelas empresas, pois eles são capazes de lidar com adversidades, propor novas soluções, compreender os riscos e atuar de forma a gerar bons resultados.

5 - Ética

Ser um profissional ético é uma importante qualificação para as empresas. Pois, em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitas pessoas acabam deixando de lado a honestidade e os valores para se destacar e alcançar o sucesso.  

O profissional que segue seus princípios e age de acordo com a ética é bem visto pelos gestores e ainda contribui para a criação de um local de trabalho mais harmonioso e benéfico para todos. 

Ser ético e respeitoso com os colegas de trabalho é a melhor forma de traçar uma carreira de sucesso e ir cada vez mais longe na trajetória profissional.

Como contar com os melhores profissionais?

As habilidades técnicas e um currículo bem preparado são essenciais para um profissional de sucesso, porém, isso não é tudo! 

As soft skills estão em bastante evidência no mercado e são cada vez mais valorizadas pelas empresas. 

Mas como contar com os profissionais com estas habilidades?

A avaliação comportamental da RH Center analisa o perfil do profissional, garantindo que ele esteja de acordo com todas as qualificações necessárias para o cargo dentro da organização.

Nossos especialistas ainda identificam as necessidades de desenvolvimento de cada profissional, possibilitando o crescimento na carreira.

Com nossa solução de avaliação comportamental, a sua empresa aproveita máxima assertividade na escolha de candidatos, reduzindo o turnover e melhorando os índices de produtividade. 

Afinal, uma equipe motivada e alinhada aos objetivos do negócio produz com melhor qualidade e eficiência, não é mesmo?

Entre em contato com nossos especialistas e descubra como a avaliação comportamental pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais!


Desenvolvido por TNB.studio