Como fazer uma triagem de currículo eficiente
11 de fev. de 2021

Como fazer uma triagem de currículo eficiente

Durante um processo seletivo, toda empresa busca contar com os melhores candidatos para suas vagas. Mas para isso, é preciso realizar uma triagem de currículos eficiente e alinhada às necessidades da organização. 

Quando falamos em triagem de currículos, muitas empresas podem considerar esse processo algo desgastante e cansativo. 

No entanto, a seleção de talentos está diretamente ligada ao crescimento e produtividade da organização. Afinal, erros na triagem de currículos podem levar a uma contratação inadequada, gerando retrabalho e mais investimentos de tempo e recursos da empresa. 

Considerando este cenário, é preciso apostar em uma triagem de currículos cada vez mais eficiente e otimizada. 

Mas afinal, como fazer uma triagem eficiente?

Confira quatro dicas para otimizar o processo de seleção de currículos e contar apenas com os perfis mais adequados para as vagas da sua empresa:

1 - Alinhar às necessidades da empresa

Durante os processos seletivos, é costume de alguns recrutadores armazenar currículos que podem se encaixar em uma oportunidade futura dentro da empresa.

No entanto, reunir perfis que não são adequados para vaga naquele momento pode acabar prejudicando o processo seletivo, tornando-o mais confuso, desorganizado e lento, sem contar que pode até mesmo exigir gastos além do necessário.

2 - Estabelecer o perfil ideal

O objetivo por trás do processo seletivo é escolher um candidato que possa contribuir com o desenvolvimento da empresa e com a busca por melhores resultados. 

Com isso em mente, é fundamental que o recrutador simule o perfil ideal de candidato para as necessidades do cargo. 

Nesta etapa, vale conversar com o gestor responsável para entender quais serão as atividades do novo colaborador, lembrando sempre de considerar a cultura da empresa neste processo.

Após isso, é possível estabelecer o perfil mais adequado, descrevendo os conhecimentos e habilidades necessários para a vaga.      

3 - Avaliar as habilidades técnicas e comportamentais

Para desempenhar bem qualquer atividade dentro de uma empresa é preciso contar com uma série de habilidades técnicas e comportamentais. 

Por isso, durante a triagem de currículos o recrutador deve estabelecer quais skills são pré-requisitos para o cargo, tanto para agilizar o processo de seleção quanto para realizar uma contratação assertiva. 

Capacidade de trabalhar em grupo, boa comunicação e proatividade são apenas algumas das habilidades comportamentais mais valorizadas na maioria das empresas.

Experiências e conquistas descritas nos currículos podem ser um bom indicativo destas habilidades.

4 - Terceirizar a triagem

A concorrência no mercado está cada vez mais acirrada. Por isso, as empresas precisam contratar os melhores profissionais para se destacar no ramo, crescer ainda mais e conquistar novos clientes.

A melhor alternativa para isso é investir na terceirização de triagem de currículos e contar com o apoio de uma empresa especializada em gestão de talentos.

Com a terceirização, a contratante poderá otimizar o tempo dos processos seletivos, com a certeza de receber apenas os currículos mais adequados para as vagas em aberto.

Como você conferiu, a triagem de currículos é uma etapa essencial durante o recrutamento e seleção. Mas não é apenas ela! 

Confira como fazer a descrição de um novo cargo de maneira eficiente, clicando aqui

Triagem de currículos é na RH Center

A RH Center é especialista em atração de talentos e realiza a seleção de currículos da sua empresa de maneira ágil e dentro do prazo estipulado.

Nossa equipe faz toda a busca por currículos nos mais diversos bancos de dados e fontes de recrutamento, entregando para as empresas currículos devidamente checados e alinhados ao perfil da vaga e cultura interna. 

Com a solução de triagem de currículos da RH Center a sua organização economiza tempo e esforços na busca pelos melhores candidatos, recebendo apenas os currículos mais adequados para seguir com o processo seletivo. 

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre a seleção de currículos da RH Center.

Compartilhar

Comentários para este post