As dificuldades do RH em tempos de crise

Em 2020, a sociedade e o mercado sofreram com os efeitos da crise causada pela pandemia do coronavírus. Neste contexto, o setor de RH vem sentindo, desde o último ano, maiores dificuldades em gerenciar pessoas e manter empregos.

Afinal, em tempos de crise e desaceleração econômica, o mercado de trabalho e as empresas são duramente afetados. 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo governo federal, entre março e setembro de 2020, cerca de 897,2 mil trabalhadores perderam o emprego em função da pandemia e das medidas de isolamento social. 

Os setores mais afetados pelas demissões foram serviços e comércio, com maior destaque para as atividades que seguem em restrição. 

Em um cenário como este, quais são os maiores desafios e dificuldades que o Recursos Humanos precisa enfrentar para realizar uma boa gestão em meio à crise, uma vez que o papel do RH vai muito além de selecionar, contratar e demitir profissionais? 

Confira mais sobre o assunto no artigo de hoje!

O RH em tempos de crise

Durante a pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram cortar gastos e reduzir a equipe. Este cenário de incertezas acerca do futuro acabou gerando um mal estar coletivo nos trabalhadores.  

Pois em meio a crise, muitos profissionais que mantiveram seus cargos desenvolveram inseguranças no ambiente de trabalho e preocupações com a possibilidade de ficarem desempregados. 

Neste contexto, o principal papel do setor de RH em tempos de crise é transformar o local de trabalho em um ambiente mais seguro e resiliente, onde a equipe possa focar nos problemas de maneira racional e não emocional. 

Outro desafio do Recursos Humanos é trabalhar para construir na empresa um ambiente de confiança mútua, onde os gestores possam confiar na equipe e vice-versa.

Além disso, é importante garantir também o atendimento às necessidades dos profissionais. Afinal, os colaboradores são o maior ativo de uma empresa!

Mesmo em tempos de crise, é essencial valorizar os trabalhadores e estimular o desenvolvimento profissional de cada um. 

Ao apostar no crescimento da equipe, a empresa poderá contar com colaboradores mais inspirados e engajados nas atividades diárias, que buscam melhorar cada vez mais seu desempenho dentro da organização. 

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  • processamento e cálculo da folha;
  • apuração de encargos trabalhistas;
  • administração de informações do eSocial;
  • controle de ponto;
  • gestão de benefícios.

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