Por que terceirizar minha folha de pagamento?
28 de fev. de 2020

Por que terceirizar minha folha de pagamento?

Se você é um executivo, empresário ou gestor da área financeira ou de recursos humanos, provavelmente já deve ter se deparado com esse questionamento: diariamente nós gestores somos levados a dedicar todos os nossos esforços à melhoria contínua da eficiência e elevação de produtividade. 

Afinal, em muitas das nossas organizações a margem de lucro está diretamente associada à uma excelente gestão de custos e processos, e muitas vezes quando olhamos para essa questão — por não se tratar de uma atividade diretamente ligada aos resultados do nosso negócio — , acabamos optando pela velha máxima de que “ time que está ganhando não se mexe”.

Contudo, é exatamente por essa necessidade de canalizar energias para as atividades principais da nossa empresa que a terceirização surge como uma aliada no sentido de colocar nossa inspiração e transpiração somente naquilo que descrevemos nos referenciais estratégicos da nossa organização.

Sendo assim, a terceirização do cálculo da folha de pagamento faz parte das atividades que podem ser facilmente terceirizadas, mesmo sendo uma área de dados muito sensíveis e de reflexo rápido na satisfação dos colaboradores.

Organizações que romperam a barreira da insegurança e alçaram velas rumo à terceirização do cálculo da sua folha de pagamento hoje colhem benefícios das suas escolhas e melhoram seus controles e processos sem a necessidade de investimentos pesados em tecnologia. Elas fazem uso de portais inteligentes, sistemas de reconhecimento facial, evolução de horas extras e absenteísmos, dashboards de gestão de pessoas e BI’s para acompanhamento dos custos de suas áreas.

As empresas de terceirização de cálculo que realmente oferecem soluções para seus clientes incorporam em seus serviços toda a tecnologia disponível e necessária para a entrega de um trabalho de alta performance, e muitas vezes indo mais além do que o próprio cliente conseguia fazer internamente, uma vez que esse não é o seu foco de negócio.

Se você leu este artigo até aqui, e se questiona sobre a terceirização da sua área de folha de pagamento, conheça algumas das vantagens da prestação desse serviço de forma correta e legal:

  1. Ser atendido por uma empresa especializada, que estuda, se atualiza e busca diariamente tecnologias e melhorias contínuas;
  2. Ter uma equipe de profissionais treinados e com conhecimento em diversos segmentos, proporcionando mais oxigenação de conhecimento na área de departamento pessoal da sua empresa, assim como cobertura de pessoal em caso de férias ou afastamentos, sem impactar a rotina diária da sua organização por falta do profissional atuante;
  3. Operações de cálculos protegidos por seguradoras, garantindo o reembolso em eventuais falhas em processos que possam aferir prejuízo aos seus clientes;
  4. Ter acesso às suas informações 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança, estabilidade e backups constantes. Tudo isso sem a necessidade de custo direto de manutenção da estrutura;
  5. Portais inteligentes não só para divulgar os dados básicos da sua folha de pagamento — como recibo de pagamento, ponto, férias ou informe de rendimentos de seus colaboradores —,  mas também com painéis de gestão para os líderes e coordenadores acompanharem suas equipes, alertas de vencimentos de férias, ocorrências graves de ponto, integração com sistema de acesso e sistema de chamados para suporte às dúvidas dos colaboradores, além de um painel completo para gestor e empresa acompanharem as evoluções de indicadores econômicos da folha de pagamento, assim como os índices tradicionais de absenteísmo e horas extras.
  6. Além de todos os dados já citados, existe o benefício fiscal que permite o crédito tributário de PIS/COFINS e IRPJ das faturas emitidas à CONTRATANTE do serviço, uma vez que esses impostos já foram pagos pela CONTRATADA.

Você pode pensar o seguinte: minha folha de pagamento é muito complexa, cheia de regras específicas e informações gerenciadas de forma muito particular. Não acredito que seja possível terceirizar e manter a mesma qualidade.  

Pois acredite! Com o parceiro certo e a tecnologia adequada isso não só é possível como já é feito por várias empresas no Brasil.

Se mesmo assim você ficou com dúvidas, entre em contato conosco sem compromisso e venha conhecer nossos serviços.  

Aqui na RH Center nós entregamos muito mais de que um processamento de folha de pagamento, nós entregamos soluções para seu departamento pessoal.

Compartilhar

Comentários para este post