Tudo que você precisa saber sobre o eSocial
Você já deve ter ouvido falar do eSocial, não é mesmo? O sistema de registro do Governo Federal se tornou uma obrigatoriedade para os empregadores a partir do ano de 2018.
Contudo, a ideia que deu origem ao eSocial veio muito antes, em meados de janeiro de 2007 com o Decreto 6.022. Na época, o chamado SPED — Sistema Público de Escrituração Digital foi criado, sendo considerado o precursor do eSocial.
Mas você sabe, de fato, o que é esse sistema de registro, para que ele serve e como funciona?
Acompanhe a matéria de hoje para saber mais sobre o eSocial.
O que é o eSocial?
Instituído em 2014 pelo Decreto nº 8373, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas — também nomeado de eSocial — é uma plataforma informatizada do Governo Federal criada para viabilizar, facilitar e unificar a gestão das informações relativas aos trabalhadores, como vínculo empregatício, contribuições previdenciárias, holerite, dados sobre o FGTS e muito mais.
Todas as informações contidas no sistema eSocial são protegidas por sigilo, garantindo o direito à privacidade dos funcionários.
O projeto do eSocial surgiu a partir de uma iniciativa conjunta do Governo Federal com diversos órgãos e entidades do país, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho, Secretaria da Receita Federal do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Para que serve o eSocial?
O eSocial auxilia no cumprimento e entrega das obrigações trabalhistas, jurídicas, fiscais e previdenciárias dos empregadores brasileiros (pessoa física e jurídica) perante o governo, simplificando e agrupando as informações de forma prática e eficiente.
O sistema do eSocial visa revolucionar a forma com que os empregadores de todo o país repassam informações referentes aos vínculos empregatícios e rotina laboral de colaboradores, estagiários e terceirizados. Uma vez que a plataforma online do eSocial diminui a burocracia da prestação de contas e elimina a entrega de formulários e declarações em papel.
Como o eSocial funciona?
Na prática, as empresas deverão enviar regularmente e de maneira digital todos os dados necessários à plataforma online do eSocial.
Todas as informações coletadas compõem um único banco de dados com assuntos referentes às obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de cada empregador.
Quais empresas são obrigadas a aderir ao sistema eSocial?
O envio das informações por meio do eSocial é obrigatório para todas as empresas brasileiras, até mesmo as optantes pelo Simples Nacional, microempreendedor individual com funcionários (MEI), produtor rural pessoa física, entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos e todo profissional que contratar prestador de serviço (pessoa física ou jurídica), e que possua obrigação trabalhista, tributária ou previdenciária.
Quais os benefícios do eSocial?
A utilização do eSocial traz diversas vantagens para os empregadores. Conheça algumas delas:
- Segurança e transparência
A implantação do eSocial torna mais difícil a fraude de informações e o acesso à dados privados dos trabalhadores. O ambiente online é de fácil acesso e mantém tudo organizado. Além disso, o eSocial garante que os direitos das empresas e dos trabalhadores seja cumprido.
- Praticidade e modernização
Antes do eSocial o preenchimento e envio de informações dos trabalhadores eram feitos de maneira manual, com a utilização de formulários escritos. Mas com a chegada do sistema todos os dados são enviados de forma digital, tornando a comunicação entre empregadores e governo mais simples e efetiva.
- Centralização das informações
O processo antigo de envio de dados ao longo do mês e para diferentes órgãos foi deixado de lado com a implementação do eSocial. Agora os documentos são enviados uma única vez para o sistema, e a partir daí, o eSocial encaminha as informações para os departamentos responsáveis.
- Backup de dados
O eSocial funciona como uma cópia de segurança que armazena os dados das empresas. Portanto, em casos de perda de documentos, governo e empresa poderão recorrer ao eSocial para recuperar as informações.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o eSocial, é hora de garantir o cumprimento de todas as obrigações do sistema. E para otimizar o tempo das suas atividades, reduzir gastos e garantir a eficiência no envio de informações, conte com a RH Center.
Especialista em gestão de pessoas há mais de 20 anos, a RH Center realiza a administração da folha de pagamento e de todo o setor de Recursos Humanos da sua empresa.
Nossa equipe atua alinhando inteligência de processos e tecnologia de ponta para oferecer as melhores soluções e evitar multas trabalhistas, vazamento de dados e perda de prazos.
Com a RH Center a sua empresa cumpre todas as obrigações e eventos do eSocial, reduzindo os custos com penalidades do sistema.
Entre em contato com nossa equipe e conheça as soluções.