Como fazer a carteira de trabalho digital

A nova carteira de trabalho já está em vigor. Instituída em setembro de 2019, como parte da Lei da Liberdade Econômica (Lei nº13.874), a Carteira de Trabalho Digital passou a valer em todo território nacional, substituindo o uso da carteira de papel.

A digitalização de documentos não é mais novidade no Brasil, visto que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Título de Eleitor já ganharam suas versões eletrônicas pelo Governo Federal. 

E no post de hoje você vai conhecer as vantagens da Carteira de Trabalho Digital, bem como aprender o passo a passo de como solicitar esse documento.

A nova carteira de trabalho 

A Carteira de Trabalho Digital surgiu com o intuito de modernizar o acesso às informações referentes ao histórico profissional dos trabalhadores. 

Equivalente à Carteira de Trabalho física (CTPS), a versão digital do documento terá apenas o número do CPF do trabalhador como identificação única, e base para novas contratações.

 Com a modernização da Carteira de Trabalho, os processos admissionais serão feitos através do eSocial. Ou seja, o trabalhador não precisará mais apresentar a carteira física para a empresa. Apenas com o número do CPF o empregador poderá realizar a contratação do empregado, lançando todas as informações referente ao processo no documento digital.  

Contudo, é importante ressaltar que, apesar de substituir a versão antiga, a Carteira de Trabalho de papel não deve ser descartada. Pois empresas que não fazem parte do eSocial ainda necessitam assinar o documento tradicional. 

Quais são as vantagens? 

A partir da digitalização da Carteira de Trabalho, o Governo Federal aposta em benefícios iniciais como maior agilidade no processo de solicitação do documento, integração de diversos bancos de dados federais, e acesso facilitado à dados de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho presentes na carteira física.  

Além disso, a mudança visa facilitar a consulta à carteira, já que o documento estará sempre disponível para os trabalhadores via site ou aplicativo. 

Os demais benefícios da Carteira de Trabalho Digital incluem: 

  • Redução da burocracia e dos custos para empregadores e empregados;
  • Melhor aproveitamento das vagas em aberto, diminuindo o tempo médio de atendimento;
  • Maior agilidade e praticidade na consulta às informações trabalhistas; 
  • Possibilidade de fiscalização dos vínculos empregatícios por parte do trabalhador;
  • Diferentes bases de dados do Governo totalmente integradas.  

Como adquirir a Carteira de Trabalho Digital?

Se você ainda não tem o novo documento, acompanhe o passo a passo a seguir e saiba como adquirir gratuitamente sua Carteira de Trabalho Digital. 

Ao contrário do documento físico, a carteira digital já está automaticamente disponível para todos os cidadãos que possuem um número de CPF. Logo, não é necessário dar entrada em um pedido de emissão do documento. 

Para acessar o carteira digital, basta fazer os seguintes procedimentos: 

  1. Acesse o site Emprega Brasil e clique em “Quero me cadastrar”.
  2. Caso você já tenha um cadastro no site acesso.gov.br, Sine Fácil ou no Meu INSS, basta clicar em “Já tenho cadastro”, preencher o CPF, clicar em “próxima”, digitar a senha e clicar em “entrar”.  
  3. Para quem está acessando o portal pela primeira vez, é preciso dar continuidade ao processo. Preencha o formulário, marque as caixas de diálogo e clique em “continuar”. 
  4. Em seguida você será direcionado para uma página com perguntas sobre sua trajetória profissional.
  5. Após responder o questionário, você receberá uma senha temporária que deve ser alterada logo no primeiro acesso. 
  6. Ao criar uma nova senha para o seu usuário, você terá acesso livre ao portal. Nos próximos logins basta inserir CPF, depois a senha, e clicar em “entrar”.  

Após finalizar o cadastro, sua Carteira de Trabalho Digital estará acessível no próprio portal do Emprega Brasil, ou no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para iOS e Android. Viu só como é fácil?

Esse foi o post de hoje no Blog da RH Center. Se você deseja saber mais sobre qualificação profissional, e aprender dicas úteis para conquistar um emprego, elaborar um currículo, ou se portar em uma entrevista, acompanhe o nosso blog.

A RH Center possui uma equipe especializada na gestão de pessoas, pronta para te auxiliar na busca pela vaga ideal para o seu perfil. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nas oportunidades que a RH Center leva até você.


Desenvolvido por TNB.studio