O que é Offboarding?
03 de mar. de 2022

O que é Offboarding?

Quando o assunto é Employee Experience (experiência do colaborador, em tradução livre), os últimos passos do colaborador dentro de uma empresa tem a mesma importância que os primeiros. Por isso, o conceito de offboarding tem sido tão explorado pelas organizações.

O offboarding é tudo que envolve a rescisão do contrato de um funcionário, seja este processo uma decisão da empresa ou do colaborador. E a tendência de estruturar este momento tem o objetivo de fazer com que o desligamento seja o menos desgastante possível para ambas as partes. 

É uma forma humanizada de conduzir o final de um ciclo dentro da empresa, tornando visível a preocupação da empresa em encerrá-lo da maneira mais amigável.

Offboarding e Onboarding: qual a diferença?

Como a própria nomenclatura sugere (com a oposição dos prefixos “on” e “off”), as práticas têm natureza oposta. Enquanto o offboarding é o processo de desligamento do funcionário, o onboarding é sobre a integração de um novo colaborador à empresa. 

No onboarding, a ideia é simples: quanto mais rápido o colaborador estiver alinhado com a cultura da empresa e a sua equipe, mais rápido a autonomia dele será alcançada. Além disso, o primeiro contato pode criar a sensação de pertencimento para o funcionário.

O que é investido nessa ação gera impactos significativos na produtividade dos trabalhos, aumenta a satisfação interna, além de minimizar atritos e quebras de expectativas. É uma ótima forma de gerar bons resultados e fidelizar o colaborador.

Do outro lado está o offboarding, que ensina as empresas sobre os ciclos dentro de uma organização e que, eventualmente, é necessário encerrar um para que outro ainda melhor se inicie. 

Às vezes, a saída de um funcionário não está ligada a um fator negativo, mas a uma mudança do colaborador que procura novos desafios. E o offboarding é capaz de mostrar que esse processo não precisa ser traumático. 

Cabe à empresa facilitar o desligamento e proporcionar os mecanismos necessários para garantir que o colaborador sinta-se confortável neste momento. Essa prática pode gerar impactos positivos para os funcionários que ainda trabalham na sua empresa.

Como o offboarding impacta no clima organizacional e imagem da empresa

O offboarding pode trazer benefícios que vão além de um desligamento mais tranquilo. É possível manter a segurança dos demais colaboradores e até mesmo receber o profissional de volta no futuro ou indicações do mesmo.

Além disso, a empresa pode receber informações valiosas sobre a saída do colaborador (o que não acontece quando o processo não é amigável), e assim, otimizar práticas já existentes na empresa para evitar altas taxas de turnover, por exemplo.

Com o offboarding é possível manter um bom clima organizacional, pois mostra aos demais funcionários as preocupações da empresa em ser um bom lugar para se trabalhar. Afinal, a imagem de que a organização estrutura bem os processos fortalece os laços de confiança entre as partes.

O fortalecimento da imagem da empresa também acontece! Um colaborador que deixa a organização sem insatisfações e por meio de um processo amigável tem mais chances de recomendar a sua empresa para além de seu círculo. 

Para facilitar, elencamos mais alguns dos benefícios dessa prática:

  • Entendimento do real motivo que os colaboradores estão deixando a empresa;
  • Captação de informações sobre as lideranças e sua efetividade;
  • Fortalecimento da marca empregadora;
  • Evitar possíveis multas e processos trabalhistas;
  • Redução de tempo no desligamento de funcionários.

Como aplicar o offboarding?

Para o offboarding acontecer é necessário estruturar bem o processo de desligamento. Pensando nos benefícios que a prática pode trazer, elencamos alguns passos essenciais para aplicá-lo em sua empresa.

  • Conversa demissional: é a fase mais importante do offboarding, seja um desligamento que parte do colaborador ou empresa, é importante estar preparado para realizar a troca de feedbacks para que o momento seja proveitoso.
  • Comunicados: é importante informar os demais colaboradores sobre o novo ciclo que está por vir, assim é mais fácil alinhar os próximos passos.
  • Remoção de dados e entrega de itens: é importante excluir os dados de login do colaborador e também levantar quais itens devem ser devolvidos para empresa, além de constatar que nada de pessoal do colaborador foi deixado para trás. 
  • Listar os pagamentos: quanto mais transparente o processo for, melhor. Deixe bem claro os pagamentos que estão sendo feitos para a saída do colaborador. Além disso, aproveite este momento para solicitar a assinatura de documentos necessários para o desligamento.
  • Solicitar indicações: o offboarding permite conversas amigáveis neste momento, e pode ser uma oportunidade para a indicação para um novo funcionário e facilitar o processo de substituição. 
  • Processo seletivo: caso a empresa não opte pela indicação, é preciso iniciar o processo de recrutamento e seleção. 

Apesar de simples, é preciso ser bastante cauteloso ao organizar o offboarding da sua empresa, e as dicas acima são as principais práticas para aplicar o conceito corretamente.

Gostou de saber mais sobre como o offboarding pode impactar positivamente o ambiente corporativo? Então, que tal começar a planejar as ações para incentivar bons processos de desligamento de colaboradores na sua empresa?

Para conferir mais conteúdos relevantes sobre o universo profissional, continue acompanhando o blog da RH Center. 

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades.

 

Compartilhar

Comentários para este post