O que faz as pessoas permanecerem em uma empresa
14 de out. de 2021

O que faz as pessoas permanecerem em uma empresa

O alto índice de rotatividade é um dos principais fatores que prejudicam os resultados e o crescimento de uma organização. Afinal, o turnover elevado resulta em mais gastos com novas contratações e treinamento de pessoal, além de ocupar o tempo da equipe. Nesse sentido, os gestores devem estar sempre atentos ao que motiva os colaboradores a permanecerem na empresa.

Ao manter os funcionários engajados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, a empresa retém seus melhores talentos, aumenta a produtividade e, como consequência, reduz consideravelmente a rotatividade interna. 

Confira os principais fatores que incentivam os colaboradores a continuarem em uma organização: 

1 - Processo seletivo adequado 

O processo seletivo é um dos itens mais importantes quando o assunto é retenção de talentos. Isso porque uma contratação correta reduz consideravelmente as chances do profissional sair da empresa após pouco tempo de trabalho. 

Através de um processo seletivo alinhado aos propósitos e cultura da empresa, os recrutadores podem encontrar o perfil mais adequado para assumir o cargo, levando em consideração a capacidade profissional do candidato e seus valores. 

A RH Center é uma especializada em gestão de Recursos Humanos e conta com uma equipe de profissionais habilitados para realizar contratações mais assertivas para o seu negócio. 

Nossos especialistas cuidam de todo o processo de recrutamento e seleção, desde a divulgação das vagas até as entrevistas com os candidatos, selecionando os profissionais mais adequados para os cargos e alinhados com o propósito da empresa.

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2 - Oferta de benefícios

Oferecer benefícios extras à equipe pode ser visto como um diferencial da empresa, além de ser um aspecto que conta muito para um funcionário na hora de optar por continuar trabalhando na organização. 

Nesse sentido, é interessante oferecer aos colaboradores determinados benefícios, como plano de saúde e odontológico, cursos e parcerias com estabelecimentos.

Já as empresas que trabalham com metas podem desenvolver um sistema de bonificação para recompensar os funcionários que atingirem o esperado.    

3 - Feedbacks

Oferecer feedbacks para os colaboradores é uma prática que contribui para o desenvolvimento profissional de cada um, uma vez que as opiniões auxiliam na mudança de mentalidade e na adoção de novas atitudes por parte dos profissionais

Mas para garantir resultados positivos, os feedbacks devem ser construtivos, com elogios ao colaborador, reconhecimento de acertos e, quando necessário, indicação de pontos que podem ser melhorados com sugestões para as mudanças. 

É importante ressaltar que os comentários dos feedbacks devem ser feitos sempre com respeito ao colaborador e empatia.

4 - Boa comunicação

A comunicação dentro de uma organização é fundamental para assegurar que todos se sintam valorizados e compreendidos. Nesse sentido, os gestores devem estabelecer uma via de mão dupla, ouvindo o que os colaboradores têm a dizer ao invés de apenas dar ordens aos subordinados. 

Esta interação estabelece uma maior conexão da empresa com seus funcionários, criando um ambiente confiável e mais confortável para que cada profissional possa transmitir o que pensa.  

5 - Plano de carreira 

Geralmente, a possibilidade de crescer dentro da empresa é um dos fatores que mais mantém a motivação dos colaboradores. Portanto, desenvolver um plano de carreira na organização é uma dica fundamental para gestores que desejam garantir a retenção dos funcionários. 

Uma das vantagens do plano de carreira é que ele pode ser feito até mesmo nos cargos sem muita possibilidade de crescimento vertical, já que, nesses casos, a gestão pode investir no crescimento horizontal do colaborador, oferecendo um aumento de salário, por exemplo.

6 - Ambiente saudável

A qualidade do clima organizacional contribui muito para a satisfação da equipe e a retenção de talentos. Isso porque um ambiente de trabalho saudável e adequado para todos os colaboradores melhora a saúde mental da equipe e influencia positivamente nos resultados.   

Mas para isso, é preciso que toda a equipe contribua igualmente, mantendo o respeito nas relações profissionais, praticando a empatia e controlando as cobranças excessivas. 

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