Janeiro Branco

Ao longo do ano, nos deparamos com diversas campanhas de conscientização que dão “cor aos meses”. As mais comuns são Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Mas você já ouviu falar em Janeiro Branco?

O começo de ano é uma época mais intensa, principalmente para as empresas, pois é repleta de projetos, mudanças e novas metas. E para garantir que os compromissos deste período sejam devidamente cumpridos, os funcionários devem apresentar boas condições de saúde mental e física.

E é neste contexto que o Janeiro Branco demonstra a sua importância!

Quer entender mais? Acompanhe o artigo para conhecer a origem da Campanha Janeiro Branco e qual seu objetivo.

O que é Janeiro Branco?

Similar ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, o Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014, que busca chamar a atenção da sociedade para questões relacionadas à saúde mental e emocional do ser humano. 

O primeiro mês do ano foi escolhido, pois neste período, as pessoas estão mais propensas a repensarem suas vidas, relações sociais, planos para o futuro, emoções, entre outras questões existenciais. 

Para grande parte da sociedade, o início do ano é visto como uma “tela em branco”, em que é possível escrever ou reescrever histórias de vida. Sonhos e projetos que não se realizaram nos anos passados se renovam e ganham novas proporções. 

É neste contexto que Janeiro se torna o momento ideal para abordar a qualidade da saúde mental das pessoas e promover ações sobre o tema.    

Qual a importância da Campanha? 

Apesar dos avanços nas discussões sobre saúde mental, o assunto ainda costuma gerar equívocos e olhares desatentos, principalmente no ambiente organizacional. 

É por isso que o Janeiro Branco é tão importante! 

A campanha promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas, rodas de discussão e abordagem de pessoas nos mais diversos lugares — ruas, praças, empresas, residências, hospitais, shoppings, etc — levando mais conhecimento sobre o tema saúde mental e componentes emocionais e promovendo o autoconhecimento. 

A campanha ainda oferece iniciativas e ações capazes de amenizar os impactos negativos do dia a dia, situações que são capazes de abalar o ser humano e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, pânico e depressão. 

O Janeiro Branco no contexto organizacional

Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Segundo um levantamento da Talenses, em 2019, 49% dos trabalhadores sofreram com a ansiedade no ambiente laboral. 

Neste mesmo ano, o número de afastamentos do trabalho por causa de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, atingiu 213,2 mil casos. Já em 2020, houve um aumento de 33,7% no número de pedidos do auxílio-doença, totalizando 285,2 mil casos, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Com números tão expressivos, é fácil de compreender a importância do Janeiro Branco no universo corporativo.  

As ações voltadas para a preservação da saúde mental e emocional dentro das empresas valorizam os colaboradores como seres humanos, evitam que transtornos mentais se desenvolvam no ambiente de trabalho e ainda ajudam a aumentar a autoestima e o autocuidado dos funcionários

Gostou de conhecer mais sobre o Janeiro Branco? Então, que tal começar a planejar ações para cuidar da saúde mental da sua equipe?

As iniciativas do Janeiro Branco devem estar presentes dentro das empresas, pois ajudam a equipe a alcançar um maior equilíbrio mental e emocional no ambiente de trabalho.  

Para conferir mais curiosidades e conteúdos relevantes sobre o universo profissional, continue acompanhando o blog da RH Center.

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades.

 


Desenvolvido por TNB.studio