Janeiro Branco
13 de jan. de 2022

Janeiro Branco

Ao longo do ano, nos deparamos com diversas campanhas de conscientização que dão “cor aos meses”. As mais comuns são Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Mas você já ouviu falar em Janeiro Branco?

O começo de ano é uma época mais intensa, principalmente para as empresas, pois é repleta de projetos, mudanças e novas metas. E para garantir que os compromissos deste período sejam devidamente cumpridos, os funcionários devem apresentar boas condições de saúde mental e física.

E é neste contexto que o Janeiro Branco demonstra a sua importância!

Quer entender mais? Acompanhe o artigo para conhecer a origem da Campanha Janeiro Branco e qual seu objetivo.

O que é Janeiro Branco?

Similar ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, o Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014, que busca chamar a atenção da sociedade para questões relacionadas à saúde mental e emocional do ser humano. 

O primeiro mês do ano foi escolhido, pois neste período, as pessoas estão mais propensas a repensarem suas vidas, relações sociais, planos para o futuro, emoções, entre outras questões existenciais. 

Para grande parte da sociedade, o início do ano é visto como uma “tela em branco”, em que é possível escrever ou reescrever histórias de vida. Sonhos e projetos que não se realizaram nos anos passados se renovam e ganham novas proporções. 

É neste contexto que Janeiro se torna o momento ideal para abordar a qualidade da saúde mental das pessoas e promover ações sobre o tema.    

Qual a importância da Campanha? 

Apesar dos avanços nas discussões sobre saúde mental, o assunto ainda costuma gerar equívocos e olhares desatentos, principalmente no ambiente organizacional. 

É por isso que o Janeiro Branco é tão importante! 

A campanha promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas, rodas de discussão e abordagem de pessoas nos mais diversos lugares — ruas, praças, empresas, residências, hospitais, shoppings, etc — levando mais conhecimento sobre o tema saúde mental e componentes emocionais e promovendo o autoconhecimento. 

A campanha ainda oferece iniciativas e ações capazes de amenizar os impactos negativos do dia a dia, situações que são capazes de abalar o ser humano e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, pânico e depressão. 

O Janeiro Branco no contexto organizacional

Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo. Segundo um levantamento da Talenses, em 2019, 49% dos trabalhadores sofreram com a ansiedade no ambiente laboral. 

Neste mesmo ano, o número de afastamentos do trabalho por causa de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, atingiu 213,2 mil casos. Já em 2020, houve um aumento de 33,7% no número de pedidos do auxílio-doença, totalizando 285,2 mil casos, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Com números tão expressivos, é fácil de compreender a importância do Janeiro Branco no universo corporativo.  

As ações voltadas para a preservação da saúde mental e emocional dentro das empresas valorizam os colaboradores como seres humanos, evitam que transtornos mentais se desenvolvam no ambiente de trabalho e ainda ajudam a aumentar a autoestima e o autocuidado dos funcionários

Gostou de conhecer mais sobre o Janeiro Branco? Então, que tal começar a planejar ações para cuidar da saúde mental da sua equipe?

As iniciativas do Janeiro Branco devem estar presentes dentro das empresas, pois ajudam a equipe a alcançar um maior equilíbrio mental e emocional no ambiente de trabalho.  

Para conferir mais curiosidades e conteúdos relevantes sobre o universo profissional, continue acompanhando o blog da RH Center.

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades.

 

Compartilhar

Comentários para este post