A popularização e as vantagens da terceirização do R&S nas empresas
10 de abr. de 2024

A popularização e as vantagens da terceirização do R&S nas empresas

A gestão de uma empresa constantemente passa pela revisão de prioridades e definição de novas metas estratégicas de longo e curto prazo. Dentro dessas estratégias está a terceirização do recrutamento e seleção de candidatos por conta das vantagens que esse serviço oferece. 

Muitas empresas não contam com a estrutura necessária e tecnologia disponível para filtrar os melhores currículos. Investir nessa estrutura demandaria a contratação de mão de obra especializada nisso. 

Portanto, como uma solução mais econômica e também mais assertiva, a terceirização do Recrutamento e Seleção (R&S) tem sido uma alternativa crescente. 

Neste conteúdo vamos apresentar as vantagens desse serviço e explicar como ele funciona na prática. Continue a leitura! 

O que é terceirização de serviços de Recrutamento e Seleção? 

A terceirização de recrutamento e seleção é um serviço voltado para empresas contratarem uma agência externa para gerenciar todo ou parte do processo de contratação. 

Este serviço é frequentemente utilizado por empresas que não possuem um departamento de RH interno robusto ou que precisam preencher vagas rapidamente. 

Nesse processo, a empresa de terceirização utiliza seu conhecimento de mercado para identificar, atrair e avaliar candidatos que sejam o melhor ajuste para as posições disponíveis. Geralmente, o serviço funciona por meio de uma parceria próxima entre a empresa contratante e a prestadora de serviços de recrutamento. 

Essa aproximação é essencial para compreender que tipo de perfil é o ideal para preencher determinadas vagas. Por conta disso, a empresa de terceirização precisa compreender profundamente as necessidades e a cultura da empresa contratante, bem como os requisitos específicos da vaga. 

Com essas informações bem estruturadas, ela utiliza diversas ferramentas e estratégias de busca para encontrar candidatos qualificados, como bancos de dados próprios e redes sociais profissionais. 

Uma vez que a etapa de seleção de perfis é iniciada, a empresa terceirizada conduzirá o processo de seleção que pode incluir triagem de currículos, entrevistas iniciais, testes de habilidades e avaliações comportamentais. 

Cada um desses processos é definido para ser eficiente e objetivo, garantindo que apenas os candidatos mais adequados sejam apresentados à empresa contratante. 

O que leva uma empresa a investir na terceirização de serviços 

Antes de adentrarmos especificamente nas vantagens da terceirização do R&S em empresas, vamos compreender os motivos que levam uma organização a terceirizar demandas. 

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 80% das empresas brasileiras já recorrem à terceirização em pelo menos um setor ou atividade

Esse número expressivo só comprova o quanto terceirizar demandas tornou-se mais do que uma necessidade momentânea para ser uma prática recorrente no mundo corporativo. 

Saiba o que leva uma empresa a terceirizar suas demandas: 

Menos custos com o treinamento de funcionários 

A primeira grande vantagem da terceirização é contar com profissionais capacitados na equipe para desempenhar atividades estratégicas. Isso vai fazer com que a empresa economize no treinamento de funcionários, uma vez que os profissionais estarão prontos para assumir determinadas funções. 

Essa iniciativa distribui também melhor as demandas de um setor. Os profissionais podem focar nas atividades as quais suas formações são voltadas, enquanto os terceirizados auxiliam em funções mais específicas, o que também reduz o tempo empregado na execução de tarefas. 

Oportunidade de focar no core business

Existe outra vantagem relacionada à contratação de terceirizados que é a oportunidade que os gestores ganham de olhar para o core business da empresa. 

Assim, os líderes podem olhar para a administração com estratégia e visualizar melhor as oportunidades de desenvolvimento do negócio. 

Contratos de trabalho flexíveis 

A terceirização também possibilita a existência de contratos de trabalho mais flexíveis, ou seja, a empresa pode contratar mão de obra profissional por um determinado período de tempo. 

Dependendo do nicho de atuação, pode existir o aumento de produção para suprir a demanda dos clientes. Nesses casos, funcionários terceirizados podem garantir a produtividade nesses períodos. 

O que a Lei diz sobre a terceirização?

Conhecer as normas relacionadas à terceirização é fundamental para que uma empresa possa investir nessa possibilidade com mais segurança. 

O Art. 2 da Lei da Terceirização define terceirizar da seguinte maneira:

“Art. 2º  Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.”

A Lei da Terceirização também especifica algumas regras, principalmente nos parágrafos 1 e 2 do art. 2:

“§ 1o  É proibida a contratação de trabalho temporário para a substituição de trabalhadores em greve, salvo nos casos previstos em lei.

  • 2o  Considera-se complementar a demanda de serviços que seja oriunda de fatores imprevisíveis ou, quando decorrente de fatores previsíveis, tenha natureza intermitente, periódica ou sazonal.”

A empresa que contrata funcionários terceirizados precisa ainda oferecer as mesmas condições de medicina, higiene e segurança que disponibiliza para as equipes efetivas: 

§ 1º É responsabilidade da empresa contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado.

§ 2º A contratante estenderá ao trabalhador da empresa de trabalho temporário o mesmo atendimento médico, ambulatorial e de refeição destinado aos seus empregados, existente nas dependências da contratante, ou local por ela designado.

As vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção de uma empresa 

Agora que já exploramos melhor o conceito da terceirização e explicamos as normas que dizem respeito a essa iniciativa, entenda como a terceirização do R&S pode tornar-se uma vantagem competitiva para uma organização. 

Maior assertividade na contratação 

Quando uma empresa realiza uma contratação equivocada os prejuízos disso não envolvem somente a parte financeira. 

Um novo funcionário demanda um período considerável de treinamento e integração com os novos colegas. Toda essa adaptação demanda esforço dos gestores que precisam deixar tudo organizado para o novo membro da equipe. 

Assim, uma contratação incorreta também implica em uma nova reestruturação para a chegada de um novo funcionário que irá substituir o cargo que ficou aberto. 

Com a terceirização todo esse processo é diferente. A empresa que oferece o recrutamento e seleção é especializada, conta com ferramentas e longa experiência para encontrar os profissionais que estejam alinhados com as expectativas da empresa. 

Maior conhecimento e experiência no recrutamento e seleção 

Ao optar pela terceirização do R&S, a empresa contará com o conhecimento e experiência na busca por profissionais qualificados. 

O resultado disso são contratações mais assertivas e muito mais rápidas do que se o setor de RH da empresa ficasse responsável por essa tarefa. 

A rapidez e assertividade são a consequência do conhecimento adquirido em centenas de processos de R&S realizados pelas empresas especializadas neste segmento. 

Redução de custos 

Um dos maiores desafios de uma empresa é diminuir custos sem que isso exija a demissão de funcionários, por exemplo. 

Nesse sentido, a terceirização do R&S é uma ótima alternativa, pois a empresa não vai se preocupar com a contratação de uma equipe que seria responsável somente por essa atividade dentro da empresa. Isso elimina custos associados a salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento de funcionários.

Maior flexibilidade de acordo com a necessidade da empresa 

Com a terceirização do recrutamento e seleção, a empresa pode ajustar o volume de contratações de acordo com suas necessidades específicas em um determinado momento. 

Períodos de alta demanda como o lançamento de novos produtos, expansão de operações ou projetos específicos, a empresa pode precisar contratar um grande número de funcionários rapidamente. 

Nesses casos a agência contratada pode mobilizar recursos adicionais para lidar com o aumento da carga de trabalho, sem que a empresa precise aumentar sua própria equipe interna.

O mesmo pode acontecer em períodos de baixa atividade econômica ou sazonalidade, quando as necessidades de contratação diminuem. 

A empresa pode reduzir ou interromper temporariamente os serviços de recrutamento terceirizado e isso vai evitar que a empresa arque com custos fixos desnecessários associados à manutenção de uma equipe interna de recrutamento durante essas fases. 

Se a sua empresa precisa de mais agilidade e objetividade na contratação de novos funcionários, conte com a RH Center

Cerca de 95% dos profissionais contratados pelo nosso serviço de terceirização de R&S permanecem na empresa após o período de experiência. Nós simplificamos o onboarding e garantimos que os profissionais estejam alinhados com os processos e a cultura da sua empresa, o que reduz consideravelmente a rotatividade.

Acesse o nosso site para saber mais e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar

Comentários para este post