Cuidado com vagas falsas: saiba quais são as características desses golpes
17 de abr. de 2024

Cuidado com vagas falsas: saiba quais são as características desses golpes

As publicações relacionadas a vagas de empregos costumam gerar muito engajamento e cliques, independentemente do canal que sejam compartilhadas. 

Seja no LinkedIn, em grupos do WhatsApp, no Instagram, Facebook ou em outros sites, descrições de vagas com salários atrativos chamam a atenção de usuários e isso também é usado para fazer golpes. 

Neste artigo, vamos explicar mais sobre essa prática e disponibilizar algumas dicas sobre o assunto. Continue a leitura! 

O que são vagas falsas de emprego?

As vagas de emprego fraudulentas são tentativas de golpe que usam de anúncios empregatícios para atrair usuários. 

Esses anúncios são feitos como se fossem de empresas e contam com descrições de funções, benefícios e outras informações muito parecidas com vagas reais. Entretanto, a intenção deles é a de conseguir dados pessoais como CPF, telefone e dados bancários. 

Outra prática muito comum desses golpes é a cobrança de valores para os candidatos conseguirem se cadastrar em algumas plataformas de vagas.  Existem ainda algumas tentativas de golpes que tentam vender cursos pré-requisitos para uma falsa contratação. 

Como identificar golpes em vagas de emprego 

A busca por um novo emprego é repleta de expectativas por parte dos candidatos. É justamente esse sentimento e a promessa de conseguir uma nova vaga que leva muitas pessoas a não prestarem atenção em alguns detalhes nos anúncios falsos. 

O primeiro detalhe a ser observado são as palavras presentes no anúncio e possíveis erros de digitação ou ortografia. 

As descrições também costumam ser curtas ou extremamente genéricas, muito diferentes do que uma empresa faria com mais detalhes e exigências específicas de um cargo. 

Além disso, alguns anúncios falsos de vagas contam com campos que solicitam informações relacionadas a dados bancários ou links de pagamento. Botões que redirecionam para outras páginas suspeitas também são o indício de vagas fraudulentas. 

Abaixo separamos outras dicas essenciais para não cair em golpes. 

  • Se você acessou uma vaga de emprego com uma descrição muito genérica, com o salário e benefícios muito altos, pesquise sobre a empresa que está divulgando aquela oportunidade. Encontre o seu site, ou a página do LinkedIn e busque qual é o meio oficial em que aquela organização publica vagas. Caso não encontre, entre em contato por e-mail ou por WhatsApp e envie o link da vaga. 
  • Fique muito atento às vagas que solicitam dados bancários ou algum tipo de pagamento para a participação no processo seletivo. Essa prática não é comum e é caracterizada como fraude. 
  • Alguns golpes de vagas de emprego também são enviados por WhatsApp quando um falso recrutador entra em contato e solicita que o candidato clique em um link suspeito. Lembre-se que recrutadores de vagas costumam conversar diretamente com candidatos em algumas situações muito específicas e quando isso acontece, eles não enviam links suspeitos. 

Os canais oficiais de divulgação de vagas RH Center 

A RH Center atua há 27 anos na aproximação de profissionais qualificados e empresas dos mais variados segmentos. 

Durante essa história, a empresa incorporou novas ferramentas e formas de recrutamento que visam principalmente a adequação do profissional à empresa e ao cargo divulgado. 

Fique atento: os nossos canais oficiais de divulgação de vagas são o site, a página do LinkedIn e o Tweezer RH Center.  

Nos siga também no Facebook e Instagram para não perder nenhuma atualização. 

Compartilhar

Comentários para este post