Pessoas e Organizações
Recrutamento e seleção: como ganhar velocidade na contratação?
Saiba como ganhar velocidade na contratação de novos colaboradores e como a terceirização do recrutamento e seleção pode auxiliar nesse processo.
Apesar de ser um processo fundamental para a gestão de pessoas, a comunicação do feedback ainda causa certo desconforto dentro das organizações. Afinal, cada pessoa reage de maneira diferente ao receber comentários tanto positivos quanto negativos sobre o desempenho no trabalho.
Outro fator que contribui para dificultar o processo de feedback nas empresas, é a insegurança dos gestores em comunicar e apontar, de maneira correta, as falhas dos colaboradores.
Se o processo de feedback também é um desafio dentro da sua empresa, acompanhe a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a dar feedbacks mais efetivos aos colaboradores.
Importante ferramenta de gerenciamento e liderança, o feedback é popularmente traduzido como “retorno”, significando, portanto, o fornecimento de informações sobre a performance de uma pessoa, visando, em alguns casos, o ajuste de ações e a melhoria do desempenho.
Dentro das organizações, o processo de feedback colabora para o aperfeiçoamento das atividades da equipe e o desenvolvimento profissional de cada colaborador.
É importante ressaltar que um feedback não deve tomar como base opiniões próprias nem emoções e sentimentos do gestor, mas sim ser construído a partir de indicadores, objetivos e dados comprováveis.
Este retorno aos colaboradores deve abordar questões referentes às atividades da empresa, como desempenho, conduta interna e resultados alcançados por meio das funções exercidas.
Por isso, o feedback tem como objetivo principal aperfeiçoar o desempenho de cada colaborador, contribuindo para a melhoria profissional ao longo do tempo.
Aos gestores e líderes, cabe o papel de fornecer feedbacks ao restante da equipe. Mas, como já citamos acima, a insegurança e até mesmo o despreparo, podem prejudicar o processo de comunicação do feedback.
Por mais que o retorno ao colaborador seja “negativo”, é fundamental que o feedback possua uma finalidade educativa, evitando o tom de punição ou crítica.
Confira agora algumas dicas de como dar feedbacks efetivos para colaboradores da sua empresa.
Agora que você já sabe como dar feedbacks efetivos para os colaboradores, comece a aplicar essas dicas na sua empresa.
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