Como dar feedbacks efetivos para colaboradores

11/12/2019 Dicas

Apesar de ser um processo fundamental para a gestão de pessoas, a comunicação do feedback ainda causa certo desconforto dentro das organizações. Afinal, cada pessoa reage de maneira diferente ao receber comentários tanto positivos quanto negativos sobre o desempenho no trabalho. 

Outro fator que contribui para dificultar o processo de feedback nas empresas, é a insegurança dos gestores em comunicar e apontar, de maneira correta, as falhas dos colaboradores.  

Se o processo de feedback também é um desafio dentro da sua empresa, acompanhe a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a dar feedbacks mais efetivos aos colaboradores.

A importância do feedback

Importante ferramenta de gerenciamento e liderança, o feedback é popularmente traduzido como “retorno”, significando, portanto, o fornecimento de informações sobre a performance de uma pessoa, visando, em alguns casos, o ajuste de ações e a melhoria do desempenho.

Dentro das organizações, o processo de feedback colabora para o aperfeiçoamento das atividades da equipe e o desenvolvimento profissional de cada colaborador. 

É importante ressaltar que um feedback não deve tomar como base opiniões próprias nem emoções e sentimentos do gestor, mas sim ser construído a partir de indicadores, objetivos e dados comprováveis.

Este retorno aos colaboradores deve abordar questões referentes às atividades da empresa, como desempenho, conduta interna e resultados alcançados por meio das funções exercidas. 

Por isso, o feedback tem como objetivo principal aperfeiçoar o desempenho de cada colaborador, contribuindo para a melhoria profissional ao longo do tempo.

Como dar feedbacks efetivos 

Aos gestores e líderes, cabe o papel de fornecer feedbacks ao restante da equipe. Mas, como já citamos acima, a insegurança e até mesmo o despreparo, podem prejudicar o processo de comunicação do feedback. 

Por mais que o retorno ao colaborador seja “negativo”, é fundamental que o feedback possua uma finalidade educativa, evitando o tom de punição ou crítica. 

Confira agora algumas dicas de como dar feedbacks efetivos para colaboradores da sua empresa. 

  • Estabeleça ambiente e clima agradáveis: O momento para a comunicação do feedback deve ser realizado de maneira individual e tranquila. Por isso, é importante que o gestor marque um horário com antecedência com o colaborador e reserve uma sala privativa para que a conversa não seja interrompida. Contudo, vale ressaltar que se o feedback for positivo (um elogio ou parabenização), ele pode ser feito na presença de outras pessoas da equipe. 
  •  Seja objetivo e claro: Para não alongar demais o momento do feedback, o gestor deve ser objetivo e claro na mensagem que deseja passar. Para isso, pode ser necessária a elaboração de um roteiro com os assuntos a serem abordados e pontos que merecem destaque.
  • Demonstre preocupação com a equipe: É importante que o gestor demonstre preocupação com os colaboradores. Afinal, ouvir um feedback negativo de um superior, pode ser uma situação difícil de lidar para alguns subordinados. Portanto, transmita proximidade e cuidado com o futuro da equipe, principalmente nos momentos de comunicar um feedback não tão favorável.
  • Use dados para fundamentar os argumentos: Caso o retorno ao colaborador aborde consequências de suas ações, é importante trazer exemplos e dados concretos para reforçar os argumentos. Essa dica vale tanto para críticas, quanto para elogios.  A utilização de informações extras como referência, ajudam a deixar o feedback menos vago e com mais credibilidade. 
  • Ofereça uma solução: Além da comunicação do feedback, é importante que o gestor ofereça uma solução a ser tomada, para que o colaborador possa evoluir e superar novos obstáculos.  Seja indicando cursos e novos treinamentos, ou propondo conversas com profissionais mais experientes, a busca por uma solução contribui para tornar o feedback mais efetivo.
  • Saiba ouvir: Durante o retorno, também cabe ao gestor saber ouvir seu colaborador, afinal, o feedback é uma via de mão dupla. Dessa forma, é fundamental que o funcionário tenha espaço para expor seus pensamentos e opiniões sobre o que está sendo comunicado.

Agora que você já sabe como dar feedbacks efetivos para os colaboradores, comece a aplicar essas dicas na sua empresa.

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