Como gerenciar uma equipe em home office
08 de jan. de 2021

Como gerenciar uma equipe em home office

Em tempos de pandemia do coronavírus, a necessidade de distanciamento social para reduzir a contaminação da doença fez com que o home office fosse adotado por milhares de empresas. Nesse contexto, muitos gestores se viram frente ao desafio de gerenciar equipes remotas e manter os resultados.

Afinal, trabalhar em casa, distante do restante da equipe, pode trazer algumas dificuldades para os gestores e profissionais que ocupam cargos de liderança.

Para auxiliar nesta tarefa, reunimos cinco dicas que irão ajudar a sua empresa a gerenciar equipes em home office. Confira!  

1 - Aposte em uma comunicação efetiva

O diálogo sempre foi importante no dia a dia de qualquer empresa. Mas com a equipe atuando em home office, a comunicação ganha ainda mais destaque, se tornando uma prioridade para gerenciar equipes remotas. 

Isso porque a distância física entre os profissionais pode resultar em uma equipe desalinhada e menos produtiva do que o esperado. 

Para evitar estes riscos, é necessário garantir que as informações sejam transmitidas de maneira eficiente e que os profissionais possam se comunicar com outros colegas com facilidade.

Nesse sentido, os gestores devem realizar ações como:  informar a equipe sobre as expectativas do home office; manter conversas diárias; proporcionar feedbacks; delimitar processos; entre outras medidas para reduzir os problemas de gerenciamento de equipes remotas. 

2 - Ofereça as ferramentas necessárias

Para garantir os melhores resultados e a produtividade durante o trabalho home office, a empresa deve oferecer a infraestrutura necessária para que a equipe possa trabalhar remotamente.

Liberar o acesso a ferramentas colaborativas, pastas compartilhadas, softwares e sistemas internos são essenciais para que os colaboradores executem suas tarefas da mesma forma que fariam se estivessem no escritório.

3 - Delimite uma rotina de trabalho

O home office é uma modalidade de trabalho flexível, que proporciona aos funcionários mais tempo livre e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Afinal, o trabalho remoto evita o deslocamento diário até o escritório, o desgaste no trânsito, etc.

Mas para aproveitar os benefícios do home office, é necessário saber gerenciar o tempo e estabelecer uma rotina de trabalho adequada.

Para isso, os gestores devem estabelecer os horários de início e término da jornada, orientando as equipes a fazerem o mesmo. Também é necessário verificar se todos os profissionais estão respeitando os horários delimitados, além de evitar a comunicação e troca de mensagens sobre trabalho fora do expediente. 

4 - Aproveite as facilidades da tecnologia

Quando se trata de home office, a tecnologia pode representar uma grande facilitadora de processos e controle remoto.

Ferramentas e plataformas para reuniões online, administração de equipes, gerenciamento de projetos e chats online promovem maior envolvimento entre os colaboradores, facilitam a comunicação e simplificam as atividades no dia a dia fora do escritório da empresa.

5 - Mantenha o contato diário 

Como já comentamos, a comunicação é fundamental durante os processos em home office. 

Nesse sentido, os gestores devem organizar um calendário para reuniões individuais e em grupo, além de realizar diariamente um breve contato com cada profissional através de e-mails, chats ou ligações.

No entanto, vale ressaltar que o excesso de controle e as mensagens desnecessárias ao longo do dia apenas para conferir como anda o trabalho, podem gerar um sentimento de falta de confiança nos colaboradores. 

Afinal, os profissionais devem sentir que a empresa confia na atuação da equipe mesmo longe do ambiente tradicional de trabalho. 

Mesmo com o fim da pandemia, as modalidades de trabalho remoto, como o home office, continuarão em alta no mercado. Isso porque cada vez mais profissionais optam por empresas que ofereçam maior flexibilidade de trabalho. 

Com as dicas de hoje, você pode garantir que seus colaboradores remotos se sintam conectados com a empresa e com as atividades diárias, além de promover o espírito de equipe, melhorar o relacionamento com a organização e alcançar melhores resultados. 

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