Como utilizar suas experiências anteriores na recolocação profissional
14 de out. de 2019

Como utilizar suas experiências anteriores na recolocação profissional

É muito comum hoje em dia se deparar com trabalhadores insatisfeitos com seu atual cargo ou com o caminho que sua carreira está tomando. Ainda mais se tratando de profissionais jovens e mais ambiciosos.

Entretanto, todo cargo em uma empresa, seja ele bom ou ruim, deixa algum tipo de experiência. E com o passar dos anos, essas experiências acumuladas contribuem positivamente para uma possível recolocação profissional.

A recolocação profissional

Processo que objetiva encontrar soluções para a carreira de um trabalhador, a recolocação profissional analisa questões do mercado alinhando-as às experiências e objetivos da pessoa. O resultado final é encontrar um novo emprego que se adeque às expectativas do profissional.

Muitos candidatos não se sentem confortáveis na hora de falar sobre experiências passadas. E os  motivos são inúmeros, desde baixa remuneração e insatisfação com o cargo, até desavenças internas e demissão.

Mas é importante ressaltar que, para ingressar em um novo emprego é preciso demonstrar as habilidades desenvolvidas e as experiências aprendidas ao longo da carreira.

Afinal, a análise do passado profissional do candidato é uma das questões mais observadas pelos recrutadores, visto que, o desempenho anterior pode servir como indicativo de comportamento do futuro colaborador.

Existem diversas formas de abordar, em uma nova empresa, suas experiências anteriores de maneira positiva e confortável.

O importante é sempre deixar claro que tudo que você viveu como profissional só acrescentou no seu currículo e aprimorou suas habilidades.

Ao mencionar sua bagagem profissional, lembre-se de se mostrar grato ao seu antigo emprego, mesmo que a passagem pela empresa não tenha sido tão agradável para você. De certa forma, essa experiência o ajudou a crescer e se desenvolver como profissional.

Quais passos seguir?

Veja agora algumas dicas de como abordar suas experiências profissionais da forma mais adequada possível.

  • Ao conversar com o recrutador, procure explorar ao máximo cada vivência, sem fazer uso de críticas ou negativismo;
  • Deixe claro que, por todos os lugares onde passou, você desenvolveu conhecimentos que hoje te permitem ser um profissional melhor do que antes; 
  • Apresente um portfólio de projetos e ações implantados por você, que tenham gerado resultados concreto, além de expor os benefícios que o seu trabalho trouxe para as empresas pelas quais passou; 
  • Durante a entrevista, aponte metas que alcançou, fale sobre seus números, gratificações por bom desempenho, etc. Mas atenção, somente aborde esses pontos se eles forem realmente verdadeiros e passíveis de comprovação. Nunca minta ou aumente uma situação;
  • E por último, um dos pontos mais importantes em relatar experiências anteriores é mostrar ao recrutador que suas funções passadas te tornam capaz de assumir qualquer desafio e te preparam para desenvolver novas funções;    

É importante ressaltar que, independentemente de estar ou não inserido no mercado de trabalho, o profissional deve sempre buscar se manter atualizado na sua área. Fazer cursos online é uma boa maneira de ter contato com as últimas novidades do ramo. 

E vale lembrar que, para uma recolocação profissional, a experiência de trabalho não é somente o que importa. Cursos e especializações adicionais também pesam na hora da decisão final. 

Se você está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, cadastre seu currículo no portal da RH Center e fique de olho nas mais recentes vagas de emprego.

Conte com o auxílio da RH Center, autoridade em gestão de pessoas, para realizar a sua recolocação profissional.

Compartilhar

Comentários para este post