Quais os erros mais comuns em uma entrevista de emprego e como contorná-los

15/10/2019 Dicas

Seja iniciante ou experiente, todo profissional, em algum ponto da carreira, precisou passar pela temida entrevista de emprego. 

Processo desafiador para muitas pessoas, a entrevista de emprego é um momento essencial para a conquista da vaga, afinal, nesta etapa os candidatos e suas habilidades profissionais estão sendo colocados à prova.

Por isso, é importante se preparar para as entrevistas e processos seletivos, evitando gafes e outras atitudes que podem acabar custando o tão sonhado emprego.   

E para te ajudar a se comportar em uma entrevista de emprego, listamos aqui alguns erros mais comuns que os candidatos cometem. Acompanhe a matéria e saiba como evitá-los.

Atrasos

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, e chegar atrasado em uma entrevista de emprego é uma forma desagradável de deixar uma primeira impressão.

Mesmo que o atraso seja justificado, como trânsito ou um imprevisto importante, este descuido demonstra desinteresse e falta de planejamento por parte do candidato. Afinal, considerar o trânsito em uma grande cidade, por exemplo, é primordial.

Mas, se esta situação acontecer com você candidato, tenha humildade para reconhecer o erro e pedir desculpas ao recrutador. 

Arrogância

Durante uma entrevista de emprego, a postura do candidato está constantemente sob avaliação, por isso, adotar uma atitude arrogante ou ser mal educado acaba contribuindo para a eliminação no processo seletivo.

E apesar da autoconfiança ser importante, demonstrar-se excessivamente seguro de si pode soar arrogante para o entrevistador. 

Logo, é essencial que o candidato saiba demonstrar suas qualidades e feitos profissionais alcançados em antigos cargos, sem desvalorizar o trabalho de outras pessoas ou da equipe como um todo.  

Afinal, trabalho em equipe e esforço conjunto são características muito valorizadas pelas empresas. 

Não conhecer a empresa

Outro erro comum em entrevistas de emprego é a falta de conhecimento do candidato acerca da empresa contratante. 

Hoje em dia, as companhias buscam por profissionais que estejam alinhados aos valores e metas internos. Portanto, ao concorrer à uma vaga de emprego, é essencial realizar uma pesquisa prévia sobre a história do negócio. 

Ao conhecer a trajetória da companhia, o candidato pode verificar quais valores são compatíveis com a empresa e assim se preparar melhor para a entrevista.  

Afinal, quando profissional e empresa compartilham de objetivos em comum, a parceria se torna mais duradoura, eficiente e rentável.  

Falar mal de experiências passadas

Ao ser questionado sobre experiências passadas, o candidato deve evitar fazer comentários negativos e críticas sobre o chefe, o salário, colegas de trabalho, entre outras questões. 

O ideal nesses casos é fazer apenas considerações construtivas e positivas sobre empregos anteriores, expondo o que foi aprendido durante este período, bem como conquistas alcançadas e elogios recebidos. 

Mas, se não houver comentários positivos sobre experiências passadas, o candidato deve evitar se manifestar ou responder os questionamentos de maneira elegante e educada, caso seja necessário.

Desconhecer o próprio currículo

Um candidato que desconhece seu próprio currículo ou contradiz as informações demonstra despreparo e falta de interesse.  

Portanto, antes de realizar a entrevista é essencial que o profissional estude seu currículo, as funções anteriores, as datas e períodos de contratação, cursos realizados, resultados alcançados, etc.

Não saber falar sobre si mesmo

Quando o candidato não conhece a si mesmo, ele não é capaz de transmitir ao entrevistador a sua capacidade profissional e sua eficácia para ocupar o cargo em questão. 

Para participar de uma entrevista de emprego o candidato deve possuir conhecimento pessoal suficiente para expor suas qualidades e habilidades adquiridas ao longo da carreira.   

Ter autoconhecimento no momento da entrevista evita as famosas respostas clichês como perfeccionismo ou “ser focado em resultados”. 

Portanto, antes do primeiro contato com o recrutador, enumere seus pontos mais fortes e o que pretende falar a respeito de si mesmo.  

Agora que você já sabe o que evitar em uma entrevista de emprego, anote mais esta dica: a RH Center, especialista em gestão de pessoas, possui um portal de vagas com as melhores opções de cargos para a sua carreira.

Conheça o portal, cadastre seu currículo e conte com o auxílio de quem tem mais de 20 anos de mercado para conquistar seu mais novo emprego. 

Para mais dicas sobre carreira, Recursos Humanos e dia a dia empresarial, continue acompanhando o blog da RH Center.


Desenvolvido por TNB.studio