Como adotar o trabalho home office

08/04/2020 Dicas

Nas últimas semanas, muito tem se ouvido falar em home office. Devido ao momento atual de transmissão do novo coronavírus, essa modalidade de teletrabalho ganhou destaque entre empresas das mais diversas áreas de atuação. 

A ampla aderência do home office surge neste contexto como alternativa para manter as atividades em dia em um momento de quarentena obrigatória de empresas e negócios não essenciais. 

Mas mesmo se tratando de uma medida de proteção de colaboradores e gestores contra o contágio do covid-19, o home office ainda traz certa estranheza e desconfiança principalmente por parte das empresas. 

Afinal, como garantir que a equipe tenha boas condições de trabalho, com estrutura adequada para desenvolver as atividades diretamente de casa? 

Hoje aqui no blog você confere os principais questionamentos sobre o home office, além de dicas para a sua empresa que está adotando o trabalho remoto neste momento. 

O que é home office

Antes de partirmos para as dicas e orientações sobre o home office, vamos explicar o que é esse modelo de trabalho e como ele funciona. 

Em tradução literal home office significa escritório em casa, mas o termo vai muito além de um cômodo específico para realizar as atividades profissionais.

O home office é um regime de trabalho no qual o profissional desempenha suas funções em um espaço alternativo, que não seja no escritório ou na empresa. Portanto, o home office pode ser em casa, coworkings, cafés, parques, livrarias e até mesmo em shoppings. 

Apesar de ser uma forma de trabalho “portátil” e flexibilizada, o home office não é para todos. 

Organizações que não possuem preparo para possibilitar o trabalho remoto, seja por cultura corporativa ou por falta de estrutura, e empresas como fábricas, que necessitam da presença da equipe para tocar as atividades (chão de fábrica), são alguns exemplos em que o home office não funciona. 

Afinal, um profissional administrativo pode trabalhar remotamente sem maiores problemas, já um mecânico ou profissional da rede elétrica não dispõem dessa mesma facilidade. 

Home office em tempos atípicos

Como comentamos no início do artigo, o home office se tornou uma alternativa para assegurar a proteção dos trabalhadores contra o contágio do novo coronavírus e garantir as atividades das empresas. 

Mas quando nos deparamos com momentos como este, que saem da rotina das pessoas, o que é preciso fazer e por onde começar? 

O primeiro passo antes de aderir ao home office é garantir que a empresa possua a estrutura necessária para o trabalho remoto ser realizado. 

Dispor de uma rede de comunicação interna, que reúna toda a equipe, é essencial para manter o fluxo de informações e facilitar a troca de mensagens entre colaboradores durante o expediente remoto. 

Além disso, os gestores devem fornecer as ferramentas necessárias para que o trabalho seja realizado em home office, se atentando sempre à segurança das informações e às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto deste ano.

Para adotar o regime de home office, é necessário que os colaboradores estejam em comum acordo e que assinem um termo com as regras para a modalidade. 

Em momentos de crise, o Tribunal Superior do Trabalho sinalizou que as empresas não precisam, necessariamente, seguir todas as questões determinadas pelo artigo 75-A da CLT, referente ao teletrabalho. 

Portanto, o home office pode ser adotado pelas organizações mesmo sem a adequação total do teletrabalho prevista em lei. Basta apenas que as funções sejam realizadas em casa, da mesma maneira que seriam feitas nas dependências da empresa. Ou seja, as rotinas se mantém as mesmas, sofrendo apenas uma flexibilização do ambiente de trabalho.

Desafios do home office

Sua empresa já aderiu ao home office e as atividades estão sendo realizadas em casa. Mas agora surgem os seguintes desafios para os gestores: como monitorar a equipe? Como controlar a produtividade? Como manter os colaboradores engajados

Se você se identificou com esses questionamentos e quer saber manter o bom rendimento da equipe mesmo em home office, confira as nossas dicas: 

  • Monitoramento dos colaboradores

Mesmo trabalhando a distância, é possível monitorar as atividades e os colaboradores. 

Para isso, é preciso que os gestores mantenham um suporte ativo e sempre pronto para solucionar os possíveis problemas e dúvidas que os funcionários tenham. 

Realizar reuniões periódicas para conferir o andamento das atividades e a presença da equipe, estabelecer metas claras de produtividade e oferecer um manual de boas práticas durante o período em home office também são maneiras interessantes de monitorar os colaboradores. 

  • Controle de produtividade

Garantir que as atividades sejam realizadas durante o expediente, evitando a necessidade de horas extras pode ser um desafio e tanto para as empresas durante o home office emergencial.

Por isso, é necessário estabelecer uma gestão próxima, estabelecendo uma comunicação ativa e implementando ferramentas e sistemas, como controle eletrônico de ponto e gerenciador de tarefas. É importante que, nesses momentos, a equipe esteja sempre em contato. 

  • Engajamento da equipe

O trabalho remoto para muitas pessoas pode significar isolamento e desânimo para enfrentar as atividade diárias. Para manter o engajamento de todos os colabores durante o home office, os gestores podem investir em encontros virtuais ou calls que reúnam toda a equipe durante alguns minutos do dia. 

Manter uma comunicação interna ativa, além de fornecer feedbacks positivos aos colaboradores são maneiras de manter a equipe engajada durante o home office. 

Gostou das dicas de hoje e quer implantá-las na sua empresa neste período de trabalho remoto? Então conte com o apoio da RH Center para gerir os processos internos do Recursos Humanos da sua empresa. 

Com nosso serviço de terceirização de RH, sua equipe se preocupa somente com a atividade principal da empresa. Todas as demais funções de gestão e administração de pessoal ficam por conta da solução tecnológica da RH Center.

Desenvolvido por TNB.studio