Terceirização de serviços: como ela reduz os custos na sua empresa
23 de nov. de 2020

Terceirização de serviços: como ela reduz os custos na sua empresa

Considerando a situação do mercado nos últimos anos, cada vez mais empresas buscam na terceirização de serviços uma alternativa para aumentar a produtividade da equipe, melhorar a qualidade das atividades, e, principalmente, reduzir custos com processos internos. 

Afinal, a terceirização de determinados serviços é responsável por minimizar o desperdício com produtos e equipamentos, diminuir a equipe e o espaço físico necessários, conter gastos com rescisões e substituição de funcionários e muitas outras vantagens. 

Nesse sentido, a terceirização se tornou a solução mais adequada para empresas que precisam fazer mais, gastando menos. 

Quer entender como a terceirização de serviços pode reduzir os custos na sua empresa e otimizar os serviços? Acompanhe o artigo que preparamos hoje.  

A terceirização de serviços

A terceirização de processos, ou BPO, é quando uma empresa contrata terceiros (outras empresas) para a realização de determinados serviços tanto fora do foco da organização quanto parte de sua atividade-fim.

Dessa forma, conforme especificado pela lei, qualquer processo de uma empresa pode ser terceirizado, seja ele essencial ou não. 

Com a terceirização a contratante transfere a responsabilidade de certas atividades para uma prestadora de serviços, ao invés de contratar funcionários especificamente para realizar essas funções. 

Conheça agora um pouco mais sobre dois serviços de terceirização bastante utilizados por empresas que desejam reduzir custos e otimizar processos:

  • BPO da folha de pagamento

O BPO da folha de pagamento consiste na terceirização de processos relativos à folha, como processamento e cálculo, descontos, encargos trabalhistas, declarações, controle de ponto, etc.

Ao contar com os serviços de BPO, a organização transfere todas as responsabilidades da folha a uma empresa terceirizada, reduzindo as demandas do RH interno e conquistando mais tempo livre para investir em ações estratégias de crescimento do negócio. 

Além disso, a terceirização da folha de pagamento elimina a necessidade de manter uma equipe dentro da empresa apenas para elaborar e administrar o documento mensal. 

  • Gestão de mão de obra

No processo de terceirização de mão de obra a prestadora de serviços garante o fornecimento ágil de pessoal para a contratante, além de se responsabilizar pela administração dos direitos trabalhistas do pessoal terceirizado. 

No entanto, é importante esclarecer que a terceirização de mão de obra não é o mesmo que terceirizar serviços, como ocorre com atividades de limpeza, segurança e portaria. 

Isso porque a terceirização de pessoal é utilizada para atender o aumento de demanda sazonal, cobrir afastamentos e ausência de pessoal, férias e execução de projetos especiais. 

Mas afinal, como a terceirização reduz os custos da empresa?

A redução dos custos com a terceirização de serviços é possível devido a diversos fatores que caracterizam os processos de BPO. Confira alguns deles:

  • Qualidade do serviço

O primeiro fator essencial para a redução de custos é a qualidade do serviço prestado. Afinal, a empresa que realiza a terceirização é especializada em determinados processos e conta com uma equipe de profissionais qualificados, experientes e atentos às mais recentes atualizações na legislação trabalhista. Tudo isso visando entregar sempre um serviço de alta qualidade para a contratante.

  • Redução de erros

Considerando que a prestadora de serviços tem toda a expertise necessária, os processos terceirizados são realizados de forma otimizada, através da utilização de recursos e ferramentas adequados que eliminam erros e reduzem gastos com multas e ações trabalhistas, por exemplo.

  • Economia com estrutura e pessoal

Com a terceirização de serviços como a folha de pagamento, a contratante pode reduzir a estrutura do RH interno, economizando tanto com o espaço físico quanto com a equipe necessária para gerir o setor de Recursos Humanos.

Agora que você conferiu como a terceirização de serviços auxilia na redução de custos da sua empresa, que tal investir nessa solução?

Para contar serviços de terceirização de qualidade, conheça as soluções da RH Center.

Terceirizamos a folha de pagamento e gerenciamos a mão de obra da sua organização com inteligência de processos, apoio tecnológico e proteção de dados. 

Nosso BPO de folha de pagamento realiza desde processos administrativos da folha, como processamento e cálculo, apuração de encargos, administração de informações do eSocial, entre outros, até a gestão completa do seu departamento pessoal. 

Com nosso BPO de folha você reduz custos operacionais e otimiza o tempo para que a sua equipe possa focar nas atividades estratégicas da empresa.

Já a terceirização de mão de obra da RH Center entrega os melhores profissionais de maneira agilizada, para atender o seu aumento de demanda de produção, cobrir afastamentos e férias e oxigenar a equipe. 

Nossos especialistas ainda oferecem suporte aos funcionários, mantendo uma comunicação direta por meio de plataformas exclusivas de gestão online.

Entre em contato com nossa equipe e conheça todas as vantagens das soluções de terceirização da RH Center.

Compartilhar

Comentários para este post