Coronavírus e a busca por emprego
27 de ago. de 2020

Coronavírus e a busca por emprego

Desde o início da pandemia do coronavírus, o mercado de trabalho brasileiro passou por diversas mudanças e adaptações. Neste cenário, o número de demissões aumentou consideravelmente, resultando em uma maior busca por emprego no país. 

Muitos profissionais que foram desligados das empresas devido aos desafios e dificuldades impostos pelo covid-19, hoje estão em busca da recolocação no mercado de trabalho. 

Pensando nesta necessidade, trazemos no artigo de hoje algumas dicas para quem busca por emprego em tempos de pandemia. Continue a leitura e anote nossas dicas!

Como ingressar no mercado de trabalho em tempos de pandemia

1 - Mantenha a positividade e o foco

Por mais que o cenário atual seja desanimador e não apresente previsões de melhora a curto prazo, a positividade e o foco nos objetivos não devem ser deixados de lado. 

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho neste momento, deve considerar que em tempos de pandemia a espera pela contratação pode demorar um pouco mais do que normal. 

Afinal, o cenário atual trouxe complicações para todos, e as empresas ainda estão se adaptando à nova realidade.

2 - Continue a busca por vagas

Mesmo com as exigências de quarentena e a impossibilidade de sair de casa, é importante continuar a busca por emprego através das diversas plataformas de vagas disponíveis. 

A consultoria de Recursos Humanos RH Center disponibiliza um portal exclusivo de vagas para os candidatos buscarem pelas oportunidades em aberto em diferentes setores e áreas de atuação. 

Inteiramente gratuito, o portal da RH Center ainda oferece a opção de cadastro de currículo para profissionais que não encontraram a vaga ideal no momento. 

Não deixe de adicionar o portal de vagas da RH Center aos seus favoritos e lembre-se de conferir as novas oportunidades todos os dias.

3 - Mantenha o networking em dia

O networking é uma atividade essencial para qualquer profissional hoje em dia, seja para conquistar o primeiro emprego ou se recolocar no mercado de trabalho. 

Por isso, mesmo em tempos de pandemia e isolamento social, esta atividade não deve ser deixada de lado por quem busca novas oportunidades de emprego.

Utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagens para gerar novas conexões, conhecer profissionais e manter os relacionamentos (virtuais) com ex colegas de trabalho e pessoas do ramo é uma boa maneira de se manter em evidência e ser lembrado quando uma oportunidade surgir. 

Mas lembre-se sempre de estabelecer uma relação verdadeira e recíproca com as pessoas. Para isso, demonstre interesse e pergunte como elas estão. Um relacionamento genuíno é a chave para um networking de sucesso.

4 - Use a internet a seu favor

Durante a pandemia do coronavírus, a internet se tornou uma ferramenta essencial para quem busca por emprego. 

Então, que tal usar ela a seu favor?

Pesquise nos sites das empresas um endereço para encaminhar o seu currículo, fique de olho nas redes sociais das organizações e nos anúncios de vagas, busque por oportunidades dentro do seu ramo de atuação, participe de webinars e comunidades de interesse, faça cursos online e aprimore o currículo. 

Com tantas facilidades que a internet oferece, a busca por uma oportunidade de trabalho pode se tornar ainda mais eficiente em tempos de pandemia.

5 - Atualize o currículo e o portfólio

O currículo é o primeiro contato da empresa com o candidato, por isso, esse  documento deve ser elaborado corretamente para destacar o seu perfil e chamar a atenção do recrutador. 

Durante a busca por emprego, é essencial apresentar um currículo atualizado e com as informações alinhadas à descrição do cargo. 

Dessa forma, aproveite o tempo extra para reformular o seu currículo e perfis online, destacando formação, habilidades profissionais, experiência e conquistas anteriores.

Esperamos que essas dicas possam te auxiliar na busca por emprego durante a pandemia da covid-19 e frente os desafios do momento.

Conte sempre com a RH Center para alcançar a sua recolocação no mercado de trabalho e conquistar uma nova etapa em sua vida profissional.

Se você deseja ficar por dentro de todas as novidades sobre carreiras e vagas de emprego, acesse o blog da RH Center e não perca as próximas postagens. 

Compartilhar

Comentários para este post