O que esperar do RH 5.0
19 de fev. de 2021

O que esperar do RH 5.0

Com as frequentes mudanças no mundo e os avanços tecnológicos, diversos setores do mercado precisaram passar por uma série de transformações para acompanhar a nova realidade. Com a área de RH isso não é diferente: conheça o RH 5.0.

Nesta “versão” mais inovadora do setor de Recursos Humanos, novos aspectos e características ganham prioridade na gestão de pessoas e a relação entre empresas e colaboradores é impactada.

Confira hoje mais sobre o RH 5.0 e quais suas principais tendências para a gestão de pessoas nas organizações.

As diferentes fases do Recursos Humanos

Antes de falarmos do RH 5.0 propriamente dito, é importante contextualizar as principais fases que marcaram a área de Recursos Humanos. 

Toda empresa tende a mudar seus processos e evoluir internamente. Afinal, com os avanços da tecnologia é possível investir em ferramentas e técnicas mais eficientes para gerenciar o negócio.

Neste contexto, a área de Recursos Humanos também foi afetada, passando por transformações que vão desde a sua relevância dentro das empresas até a sua própria atuação e responsabilidades.

Confira as principais fases do RH e o que mudou ao longo das décadas:

  • 1ª fase: Inicialmente, o RH era um departamento criado para evitar e solucionar problemas durante os processos de contratação e demissão de profissionais. 
  • 2ª fase: Nesta fase, o setor de RH se torna uma parceiro de negócios, e começa a participar da administração da empresa, além de promover os colaboradores e oferecer benefícios. 
  • 3ª fase: A terceira fase é marcada pelo início da digitalização do setor. Ou seja, as ferramentas digitais passam a processar tarefas analógicas.
  • 4ª fase: O RH 4.0 é marcado por uma intensa transformação digital, assumindo um importante papel na tomada de decisões da empresa e deixando de ser apenas um apoio aos processos administrativos. 

Na quarta fase, o trabalho é automatizado e a gestão de pessoas passa a ser realizada com fins estratégicos. 

  • 5ª fase: A quinta fase acompanha o conceito de Sociedade 5.0, na qual as tecnologias são utilizadas com foco no bem-estar humano e na resolução das necessidades das pessoas.

O RH 5.0 deve compreender que as empresas estão se transformando rapidamente, e que é necessário ter mais agilidade, conexão e inconstância.

O que esperar do RH 5.0

O RH 5.0 representa tudo aquilo que o setor de Recursos Humanos de uma empresa deve se tornar para encarar o futuro. 

Em outras palavras, este novo conceito de RH reúne todas as inovações em um único conjunto, demonstrando quais tecnologias, processos e práticas serão mais utilizados pelas organizações nos próximos anos.

Conheça as principais tendências do RH 5.0 para o Departamento Pessoal das empresas:

1 - Automação de processos

Existem diversas maneiras de facilitar o trabalho dentro das empresas através da automação de processos. 

Nos próximos anos, os softwares e as novas tecnologias serão ainda melhor aproveitados para auxiliar na gestão de pessoas, nas avaliações de desempenho, no desenvolvimento de processos repetitivos, entre outras atividades.  

A automação de processos potencializada pelo RH 5.0 representa maior economia de tempo e recursos, reduz a incidência de erros nos processos, aumenta a produtividade e melhora a segurança de dados. 

2 - Gamificação

A gamificação é um conceito que faz uso de elementos dos games para enriquecer diversos contextos, como o treinamento de colaboradores, por exemplo.

Através das técnicas de gamificação, a empresa pode inserir em seus processos pontuações para a realização de atividades e conclusão de etapas internas, oferecendo recompensas à equipe.

Com a gamificação é possível aumentar o envolvimento da equipe nos treinamentos, melhorar a motivação dos colaboradores em participar de processos da empresa, otimizar a produtividade, etc. 

3 - Flexibilidade

Com a pandemia do coronavírus, a flexibilidade no trabalho se tornou a única opção para empresas que desejavam manter suas atividades em meio às restrições. 

Neste contexto, muitos gestores perceberam que é possível ser produtivo mesmo trabalhando longe dos escritórios. 

A redução de custos e os bons resultados do home office fizeram da flexibilidade no trabalho uma realidade no RH 5.0. 

Com as jornadas mais flexíveis, os colaboradores têm a liberdade de trabalhar em horários alternativos, entregando mais em menos tempo e economizando com deslocamento. 

4 - Foco nas pessoas

A principal característica do RH 5.0 é o foco na relação entre empresa e trabalhador. Nesta nova fase, as organizações não enxergam mais o colaborador apenas como uma ferramenta do sistema de produção, responsável por entregar os melhores resultados. 

No RH 5.0, os gestores prezam pelas equipes e pelo bem-estar de cada funcionário. Afinal, as pessoas são o principal bem de uma empresa.

Neste cenário, é cada vez mais comum que as organizações ofereçam melhores condições de trabalho, visando preservar a saúde dos colaboradores e, como consequência, obtendo melhores resultados de produtividade.

A RH Center e o RH 5.0 

Para inserir a sua empresa nesta nova realidade do RH 5.0, é preciso contar com uma parceira preparada e experiente.

A RH Center é especialista em gestão de pessoas e conta com ampla experiência de mercado, tecnologia de ponta e softwares exclusivos para automatizar o seu negócio e agilizar processos internos. 

Conte com a RH Center para ser a parceira estratégica da sua empresa nesta nova fase do setor de Recursos Humanos. 

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  • Gestão de pessoas: Mão de obra temporária; e Processamento e folha de pagamento. 
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