RH e desenvolvimento sustentável
23 de dez. de 2020

RH e desenvolvimento sustentável

Há muito tempo, a sustentabilidade deixou de ser uma questão secundária dentro das empresas. Hoje em dia, cada vez mais setores de grande importância nas organizações, como o RH, se mobilizam para promover o desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo.

Isso porque, além de se destacar como um importante diferencial competitivo no mercado, a adoção de práticas sustentáveis na organização representa o engajamento da empresa com a sociedade, os colaboradores e o meio ambiente.  

Mas afinal, qual é a relação entre RH e sustentabilidade?

Na rotina corporativa, a sustentabilidade vai muito além da preocupação com o meio ambiente. 

Dentro das empresas, este conceito abrange desde o consumo consciente dos recursos naturais e a participação da organização em políticas públicas até a preocupação dos gestores com o bem-estar dos colaboradores e a busca por resultados econômicos não prejudiciais à natureza e sociedade.

Considerando a importância das pessoas nas práticas de sustentabilidade, a relação do setor de RH com este tema é primordial. 

Afinal, o Recursos Humanos é o responsável por garantir a aplicação de políticas sustentáveis dentro da organização, assegurando a adoção de ações que tragam tanto o desenvolvimento sustentável quanto o desenvolvimento pessoal da equipe. 

No dia a dia da organização, o RH deve trabalhar para reforçar os benefícios da sustentabilidade, conscientizando a equipe sobre a importância deste tema para o crescimento da empresa, o desenvolvimento da sociedade e preservação do meio ambiente.

Além disso, o setor de Recursos Humanos também é responsável por:

  • Aplicar a sustentabilidade na prática, facilitando a compreensão desse conceito e conduzindo os colaboradores para a adoção de atitudes mais sustentáveis;
  • Fortalecer a cultura sustentável através de políticas voltadas ao tema, incentivando a equipe a manter as boas práticas fora do ambiente de trabalho; 
  • Acompanhar o desenvolvimento e a aplicação de projetos de sustentabilidade, buscando melhorias nos processos e avaliando o desempenho das ações.

Como implementar a sustentabilidade na empresa

Buscando promover o desenvolvimento sustentável dentro da organização e contribuir para as políticas de sustentabilidade, o setor de RH pode implementar ações e mudanças na rotina organizacional, como, por exemplo:

1 - Adotar o uso de reutilizáveis

O consumo de materiais descartáveis, como copos e talheres plásticos, é um dos principais vilões da sustentabilidade dentro das empresas. 

Campanhas para a adoção de reutilizáveis, como garrafas de água, canecas e talheres individuais, diminui consideravelmente o volume de lixo produzido pela organização, reduz custos com materiais descartáveis e promove o desenvolvimento sustentável. 

2 - Investir em modernização de processos

Além do consumo de descartáveis, o uso de papel dentro das empresas gera um enorme desperdício de material e representa um alto custo mensal. 

Como alternativa mais sustentável e eficiente, o RH pode investir em modernização de processos, como a adoção do holerite digital e ponto online, a digitalização de arquivos e papelada, dentre outros.  

3 - Desenvolver programas de melhoria da qualidade de vida

Como já mencionamos, a sustentabilidade também envolve o desenvolvimento pessoal.

Dessa forma, o RH pode promover um ambiente de trabalho mais sustentável e saudável para os colaboradores através do desenvolvimento de programas que promovam a qualidade de vida, como a prática de exercícios laborais, a realização de exames periódicos e a mudança para hábitos mais saudáveis no trabalho.

Porque investir em sustentabilidade

A adoção de práticas sustentáveis representa uma série de benefícios para o orçamento da organização (redução de custos com materiais, energia elétrica, etc) e para a imagem da marca perante a sociedade (percepção positiva do mercado e dos clientes). 

No entanto, não é só isso! 

A sustentabilidade fortalece a cultura da empresa, melhorando o ambiente de trabalho e impactando diretamente a qualidade de vida dos colaboradores, que se mostram mais motivados e pertencentes à equipe.

Confira outros benefícios das práticas sustentáveis no ambiente organizacional:

  • aumento da produtividade e desempenhos dos colaboradores;
  • otimização de aquisição e retenção de talentos;
  • adoção de boas práticas além dos muros da empresa.

O papel da RH Center na sustentabilidade

Consciente de seu papel na sociedade, a RH Center assumiu um compromisso com o desenvolvimento sustentável e investiu em ações de sustentabilidade de impacto positivo na sociedade, meio ambiente e economia.

Aderindo ao Pacto Global da ONU, a RH Center elaborou um comitê de representantes internos com a finalidade de planejar ações estratégicas e disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. 

Algumas das ações já realizadas pela empresa são: 

  • substituição de copos descartáveis por reutilizáveis nas dependências da empresa;
  • instalação de lixeiras de coleta seletiva para a separação do lixo descartável e orgânico;
  • incentivo a redução do uso de papel e reutilização de materiais;
  • arrecadação de donativos para uma instituição selecionada pelo comitê.

A RH Center busca, através do desenvolvimento sustentável, promover ações de impacto e melhorias para colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade local. 

Para conhecer mais sobre o envolvimento da RH Center com a sustentabilidade, clique aqui!

 

Compartilhar

Comentários para este post