Recrutamento inteligente: entenda a nova tendência e suas vantagens
27 de jul. de 2022

Recrutamento inteligente: entenda a nova tendência e suas vantagens

Em tempos de avanços tecnológicos, um termo vem ganhando espaço no cenário corporativo: o recrutamento inteligente! Em um primeiro momento, a tendência parece remeter a um processo automatizado, mas apresenta benefícios mais amplos para uma contração do ponto de vista estratégico das empresas. 

O que é o recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente pode ser definido como aquele realizado por meio de diversas ferramentas - especialmente as digitais - para atrair e localizar os candidatos ideais para uma vaga específica.

Com uma triagem customizada, a partir das necessidades da empresa para o cargo, essas ferramentas conseguem analisar currículos de forma personalizada e realizar testes comportamentais, entre outras funcionalidades. 

Além de tornar o processo de recrutamento mais ágil, a abordagem também favorece encontrar um perfil assertivo para a vaga por meio da Inteligência Artificial, já que é possível realizar diversos testes que “filtram” os candidatos que não se encaixam para o cargo. 

Quais as vantagens do recrutamento inteligente?

Quando comparado ao recrutamento realizado de forma tradicional, o recrutamento inteligente traz algumas vantagens para as empresas. Confira as principais:

1) Coleta digital dos documentos

Por muito tempo, recrutamento foi sinônimo de papelada e burocracia, com diversas cópias de todos os documentos possíveis. Com a tecnologia envolvida no recrutamento inteligente, esses processos tornaram-se mais facilitados com o envio de documentos on-line. 

Mesmo com as exigências da lei - especialmente após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os documentos podem ser recebidos, aprovados e armazenados de forma digital. Além de ser mais fácil para os profissionais que participam do processo seletivo, essa mudança também otimiza o trabalho dos recrutadores. 

2) Avaliação mais assertiva dos candidatos

Quando o recrutamento é realizado de forma manual, não é apenas a triagem de currículos que se torna pouco eficiente. A aplicação, correção e avaliação de testes também pode ser bastante cansativa, especialmente se houver uma variedade de tipos, como técnicos, de lógica e o comportamental. 

Com o recrutamento inteligente, essas avaliações podem ser feitas de forma on-line e as próprias ferramentas que propõem essa abordagem possuem os filtros específicos para uma análise mais ágil e assertiva.

3) É mais fácil acompanhar o processo seletivo

Outro ponto favorável para o recrutamento inteligente é tornar o acompanhamento do processo seletivo mais fácil e intuitivo. A empresa consegue saber quais candidatos deram retorno, quem respondeu (ou não) a todos os textos e quais possuem uma habilidade em específico que seja primordial para o preenchimento da vaga. 

Esse tipo de busca em um recrutamento tradicional é feito de forma manual, o que deixa o processo seletivo suscetível a erro humano. Com o recrutamento inteligente, a própria ferramenta acompanha as etapas e fornece as informações necessárias para a empresa. 

4) Resultados mais satisfatórios

Se você chegou até aqui, já percebeu que o recrutamento inteligente otimiza o processo seletivo em seu todo. Essa característica também favorece uma análise mais assertiva, já que a triagem de currículos e os textos complementares são feitos com o apoio da Inteligência Artificial. 

Com isso, os resultados são mais satisfatórios e as chances da empresa encontrar o candidato correto para a vaga também aumentam. Especialmente porque, ao contrário da seleção tradicional, o recrutamento inteligente impede que as análises sejam feitas de forma subjetiva ou relacionadas à impressões pessoais. 

Conheça as soluções inteligentes do VaRHgas 

O VaRHgas é o assistente virtual de recrutamento da RH Center! Com o auxílio da Inteligência Artificial, o robô recrutador (bot) auxilia nos processos de recrutamento de candidatos de forma totalmente virtual e interativa.

O resultado é um processo seletivo realizado de forma mais ágil e eficiente, sendo um excelente instrumento de atração dos perfis ideais para os cargos. O VaRHagas realiza o recrutamento até 60% mais rápido do que os processos tradicionais.

Para saber mais sobre a tecnologia e utilizá-la nos processos seletivos da sua empresa, clique aqui

Compartilhar

Comentários para este post