Automação de RH: em quais atividades implementar?
05 de mai. de 2022

Automação de RH: em quais atividades implementar?

A execução de algumas atividades podem ocupar uma boa parcela do período de trabalho no setor de RH, impedindo que a gestão trabalhe em demandas maiores ou mais importantes. Por isso, como aliada da produtividade, a automação de RH é a opção ideal para solucionar este problema.

Uma pesquisa recente da Deloitte apontou que 56% dos líderes de RH já estão redesenhando seus processos para utilizar ferramentas digitais a favor da equipe.

Entre os benefícios da prática, está um trabalho mais fluido, com menos burocracias, de forma com que haja tempo para que o setor de RH assuma novas responsabilidades. 

Confira a seguir por que você deve pensar e colocar em prática a automação de RH! 

A importância da automatização das atividades do RH

De maneira simples, a automatização de processos de RH é investir em tecnologia para otimizar atividades rotineiras e manuais. Isso é importante para minimizar as chances de erros, aumentar a produtividade e performance da equipe.

Outro ponto importante é a redução de custos e análise de dados. A automação de RH pode ajudar a empresa a identificar e eliminar gastos desnecessários ao apresentar dados concretos sobre a organização e gestão de pessoas.

A automação de RH inclui diversas tarefas: desde atração e retenção de talentos, até controle de ponto, por exemplo. Saiba mais sobre quais atividades podem ser beneficiadas com a automatização.

7 processos que fazem parte da automação de RH

1. Gestão de documentos

Essa é uma das atividades que mais toma tempo dos profissionais de RH e não é mais preciso ter que lidar com um grande volume de documentos de forma manual.

Quando automatizada, a gestão de documentos minimiza o tempo perdido com a papelada, otimiza o armazenamento de forma segura, reduz gastos com materiais físicos e ainda diminui riscos de ações judiciais ocasionadas por alguma falha ou perda de documento. 

2. Recrutamento e seleção 

Encontrar os melhores profissionais do mercado não é uma tarefa simples, mas está entre as atividades mais importantes do setor de RH. A automação de processos é a solução.

A RH Center, por exemplo, é especialista em selecionar currículos alinhados ao perfil da vaga e à cultura das empresas. 

Embasada em tecnologia, criamos o VaRHgas, robô recrutador que auxilia nos processos de recrutamento de candidatos de forma virtual e interativa. Com a Inteligência Artificial, a atividade pode ser até 60% mais rápida do que nos processos tradicionais.

3. Admissão 

Com automação de RH, o processo de admissão tradicional é substituído pela admissão digital, que tem ligação com a gestão de documentos, já que toda a questão burocrática é feita de forma eletrônica. 

Com auxílio de um software de RH, a empresa pode realizar uma admissão completa em minutos, característica que coloca a organização em vantagem competitiva, ainda mais pensando em tempos de home office e o surgimento do modelo de trabalho híbrido. 

4. Pagamentos

Os pagamentos podem ganhar agilidade através da automação de RH. Infelizmente, o processamento manual está sujeito a falhas, como o atraso no salário. 

Isso é extremamente prejudicial para a empresa, mas o pagamento automático pode ser configurado de acordo com as informações estabelecidas pelos gestores.

Outro ponto positivo da automatização é a possibilidade de fazer os cálculos da folha de pagamento sem margens para erros.  

5. Controle de ponto

O controle de ponto automatizado pode ser realizado por meio de um sistema integrado a aplicativos. Basta que os colaboradores registrem seus horários direto de um dispositivo eletrônico.

Depois, os dados são repassados para o setor de RH, já organizados em horas trabalhadas, horas extras, etc. 

6. Avaliação de desempenho

Esta é uma tarefa do setor de RH que pode ajudar todos os colaboradores de uma empresa ao realizar uma constante avaliação e manutenção da performance.

É possível automatizar esse processo com formulários avaliativos para coletar informações dos funcionários, fazer elogios e receber feedbacks da eficiência do trabalho.  

7. Integração/Onboarding

Por último, mas não menos importante, está o processo de integração dos funcionários, que também é conhecido como onboarding. 

O processo é extremamente importante para os recém-contratados. A automação de RH nesse sentido disponibiliza todas as informações sobre a empresa que eles precisam conhecer, incluindo documentos relevantes, fluxos de trabalho, treinamentos, etc.

As soluções da RH Center 

Com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos e terceirização de serviços, a RH Center tem objetivo de aproximar talentos e organização de forma prática.

Atuamos como parceiros estratégicos e oferecemos soluções de automação de RH para gerar resultados e vantagens competitivas para os clientes.

Entre em contato e conheça mais sobre as soluções da RH Center para sua empresa!

Compartilhar

Comentários para este post