Qual a importância dos indicadores na gestão de Recursos Humanos?
19 de dez. de 2022

Qual a importância dos indicadores na gestão de Recursos Humanos?

Existem diversas formas de avaliar o crescimento e o andamento de uma empresa. Os indicadores, por exemplo, são muito utilizados para este objetivo. 

Eles são medidas quantitativas que ajudam a observar o desempenho em relação a um ou mais objetivos, ou seja, são extremamente importantes na identificação de falhas. 

Para a gestão, eles são valiosos para uma análise mais profunda e embasada do contexto do negócio. Com eles, é possível definir estratégias para melhorar muitos aspectos da atuação da empresa. 

Com os números dos indicadores, é possível criar estratégias e planos de ação para aproveitar oportunidades, aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade. 

E quando falamos em indicadores, não é apenas o setor financeiro que se beneficia.

Os Recursos Humanos de uma empresa também possuem seus indicadores que se relacionam diretamente com os outros departamentos. 

É sobre a importância dos indicadores na gestão de RH que vamos falar neste artigo. Continue a leitura! 

Saiba o que são KPIs 

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Desempenho, em português.

Os KPIs são parâmetros quantitativos que ajudam a avaliar o desempenho de uma empresa em relação a determinados objetivos.

A definição de KPIs é feita geralmente por meio das preferências da empresa, que incluem medidas de desempenho financeiro, experiência dos clientes, números sobre produtividade e qualidade do serviço ou produto disponibilizado. 

Para a gestão, os KPIs são ferramentas extremamente importantes e auxiliam inclusive na tomada de decisões. 

Quais são os KPIs relacionados ao RH?

Os KPIs que dizem respeito aos Recursos Humanos se relacionam diretamente com a retenção de talentos, satisfação dos funcionários e aprimoramento de treinamentos e ações coletivas. 

São exemplos de indicadores de Recursos Humanos: 

  • Taxa de rotatividade: a porcentagem de funcionários que deixam a empresa em um determinado período de tempo;
  • Taxa de retenção: o número de funcionários que ficam na empresa por um determinado período de tempo;
  • Nível de satisfação dos funcionários: a avaliação dos funcionários sobre o ambiente de trabalho, os benefícios e o apoio recebido da empresa;
  • Nível de eficácia dos programas de treinamento: a opinião dos funcionários sobre a qualidade e a eficácia dos programas de treinamento oferecidos pela empresa;
  • Tempo médio de contratação: o tempo médio que leva para a empresa contratar um novo funcionário;
  • Número de horas dedicadas pelos funcionários. 

Estes e outros indicadores são essenciais para qualificar o desempenho do setor de Recursos Humanos e, dessa forma, identificar áreas que precisam ser melhoradas. 

Como mensurar os indicadores e escolher os mais interessantes 

O processo de escolha dos indicadores que são mais interessantes para os Recursos Humanos precisa de uma avaliação detalhada da gestão da própria empresa. 

Os exemplos que citamos acima podem dar um direcionamento de indicadores, se eles são ou não relevantes para a realidade do seu negócio. 

Após escolher as métricas adequadas, é importante criar uma estratégia para coletá-las e monitorá-las regularmente. 

É fundamental considerar que as atividades de contratação, integração e treinamento podem variar dependendo do ambiente em que a empresa atua, como saúde ou educação, e que as métricas relacionadas ao tempo gasto com funcionários e tempo investido em treinamento devem ser ajustadas de acordo.

Resumindo, é essencial escolher indicadores, mensurar os seus dados e criar estratégias a partir deles. 

Por exemplo, se um negócio conta com uma quantidade considerável de demissões em um curto período de tempo, é preciso oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho harmonioso, que consiga reter talentos a longo prazo. 

Contrate uma empresa especializada na contratação de funcionários 

O tempo médio para contratação de um novo funcionário é um indicador importante sobre uma empresa. 

Por não contar com uma estratégia assertiva de contratação, muitas organizações acabam errando em criar processos seletivos extensos. A consequência disso é a desistência de muitos talentos. 

Para facilitar nesta questão e não sobrecarregar o setor de RH da sua empresa, a RH Center oferece toda a expertise necessária para atrair os melhores colaboradores para o seu negócio. 

Entre em contato conosco para conversarmos sobre as melhores soluções que oferecemos para contratação. 

Compartilhar

Comentários para este post