Quais os erros no recrutamento e seleção que você precisa evitar?
26 de set. de 2022

Quais os erros no recrutamento e seleção que você precisa evitar?

O principal objetivo de um processo seletivo é encontrar profissionais competentes e alinhados à cultura da empresa para serem contratados. Mas, para isso, o processo de recrutamento e seleção deve ser bem estruturado de forma que alguns erros cruciais sejam evitados. 

Selecionamos as falhas mais comuns nessa fase e quais medidas podem ser tomadas para evitá-las na sua empresa, reduzindo assim as taxas de turnover e outros prejuízos financeiros. Confira a seguir!

Erros no processo de recrutamento e seleção

1) Falta de clareza no planejamento

Um dos pontos mais importantes no recrutamento e seleção é que a empresa tenha suas metas e objetivos claros antes do processo seletivo. Afinal, as chances de fazer uma contratação errada diminuem quando se sabe o que se espera dos candidatos. 

Sendo assim, a empresa precisa saber quais requisitos são indispensáveis para o cargo, as capacitações técnicas que o candidato deve ter e, principalmente, quem serão os responsáveis pelas etapas do processo seletivo. Também é importante definir os benefícios da vaga e qual é o tempo ideal para a duração do processo seletivo.

2) Vaga divulgada nos canais errados

Em complemento ao primeiro tópico, a divulgação da vaga precisa ser muito bem planejada. Isso porque cada canal traz um perfil diferente de candidato. Então, um processo seletivo não é sobre atingir o “maior número possível” de pessoas e sim de ser assertivo para que os profissionais que a empresa procura sejam encontrados. 

Portanto, identificar os canais corretos para o perfil da vaga é fundamental para se ter um processo de recrutamento e seleção mais eficiente, além de evitar perda de tempo e recursos. 

3) Focar apenas no aspecto técnico e subestimar o comportamental

Conhecer as aptidões técnicas dos candidatos é algo natural em qualquer processo seletivo. Mas é errado focar apenas nesse aspecto! Isso porque a maioria dos desligamentos ocorrem também pela falta de alinhamento do comportamento dos profissionais à realidade da empresa. 

É importante que o processo de recrutamento e seleção vá além do currículo para buscar também conhecer o perfil comportamental. Essa é uma medida que ajuda a empresa a prever futuras atitudes diante de situações diversas no dia a dia do negócio e evita a contratação de pessoas que não irão se adaptar e/ou gerar bons resultados. 

4) Ter um processo seletivo muito longo

Um processo seletivo deve ser bem planejado, mas isso não significa que ele deva se estender demais. Além de gerar custos extras para a empresa, as chances de um candidato considerado ideal não estar mais disponível ou interessado na vaga aumentam bastante. 

Por isso, organize as etapas de recrutamento e seleção de forma a analisar quais são realmente necessárias. E, claro, lembre-se de manter uma comunicação bem alinhada com os candidatos. 

5) Falta de feedback positivo e/ou negativo

Chegamos a um erro bastante comum e relatado pela maioria de profissionais que participam de processos seletivos: a falta de feedback das empresas. 

Conforme apontado no tópico anterior, os profissionais devem se manter atualizados sobre a sua situação atual no processo, seja no âmbito positivo ou negativo. 

Também é interessante apontar os motivos pelos quais o candidato segue ou não na disputa pela vaga. Esse cuidado demonstra ética, profissionalismo e respeito por parte da empresa.

6) Ignorar indicadores e dados

Por muito tempo, as contratações eram feitas de forma intuitiva por gestores. Atualmente, já se sabe do poder do RH estratégico e o papel fundamental que a análise de dados e indicadores têm para aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção.

Ignorar essas informações diminui as chances da empresa contratar profissionais mais qualificados e talentos importantes para o crescimento do negócio. Além disso, também resulta em desperdício de tempo e dinheiro. 

7) Exagerar na quantidade de testes (ou não fazê-los)

Os testes são recursos importantes no processo seletivo. A falta desse recurso pode dificultar a análise do aspecto técnico e comportamental dos candidatos. 

Mas, também não é indicado exagerar na quantidade de testes e tornar a contratação burocrática demais, um fator que pode afugentar candidatos competentes. O ideal é buscar um equilíbrio entre as aplicações que sejam fundamentais para a vaga.  

8) Não aproveitar os benefícios da tecnologia

Atualmente existem diversas soluções tecnológicas que facilitam o processo de recrutamento de seleção. São ferramentas que otimizam as etapas, facilitam a comunicação com os candidatos, são mais assertivas na divulgação da vaga e na triagem de currículos

Especialmente porque a maioria dos erros que foram citados até aqui podem ser facilmente corrigidos com a ajuda dessas tecnologias. Além disso, as ferramentas colocam a empresa um passo à frente dos concorrentes e no encontro de talentos para o seu nicho de mercado. 

Mas, não basta ter uma ferramenta qualquer. É preciso ser assertivo na escolha de uma solução que realmente agregue aos objetivos da empresa com o processo seletivo, especialmente quando se busca aumento de produtividade e a centralização de processos. 

Automatize o processo de recrutamento e seleção com o VaRHgas

O VaRHgas é o robô recrutador (bot) da RH Center que auxilia nos processos de recrutamento e seleção de candidatos de forma totalmente virtual e interativa.

Com a Inteligência Artificial do VaRHgas, sua empresa terá um eficiente instrumento de atração dos perfis ideais para os cargos em aberto que realiza o recrutamento até 60% mais rápido do que os processos tradicionais.

Confira as principais vantagens:

  • Maior velocidade e assertividade no recrutamento;
  • Interação intuitiva com os candidatos;
  • Tecnologia 100% integrada aos serviços da RH Center, como seleção de currículos, divulgação da vaga e avaliação comportamental.

Clique aqui e saiba como adotar a tecnologia para aperfeiçoar o recrutamento e seleção de profissionais.

Compartilhar

Comentários para este post