Por que a gestão de RH é tão importante nas empresas?
12 de ago. de 2022

Por que a gestão de RH é tão importante nas empresas?

Desde sua criação, a área de recursos humanos já passou por diversas mudanças. Na atualidade, a gestão de RH é uma das áreas mais relevantes de uma empresa, sendo responsável por manter uma relação positiva entre organizações e colaboradores, além de agregar valor à corporação. 

Por meio de diversas técnicas e metodologias, o gestor de recursos humanos trabalha para que tanto empresa quanto funcionários possam atingir seus objetivos. 

A RH Center está no mercado há mais de 20 anos, atuando como parceiros estratégicos com soluções em recursos humanos e gestão de pessoas. 

Por isso, hoje vamos mostrar a importância da área, suas funções e porque a gestão de RH é essencial para a empresa obter bons resultados. Confira!

A importância do setor

Há quem considere o RH como o coração de uma empresa. O motivo é que o setor impacta a corporação por um todo. Por meio de um conjunto de conhecimentos e práticas, é possível melhorar a satisfação, atingir metas e aumentar os lucros.

As vantagens da gestão de recursos humanos ficaram claras em um relatório Creating People Advantage, da Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria empresarial.

Na elaboração, eles ouviram diversos profissionais do setor e outros departamentos em 101 países. O resultado foi que um RH eficiente tem resultado econômico duas vezes maior comparadas com empresas com gestão de pessoas fracas. 

A diferença da gestão de RH que gera lucro está no posicionamento estratégico. A partir de um conhecimento amplo da organização, inclusive os resultados empresariais, todas as ações passam a colaborar para o crescimento e competitividade da empresa no mercado.

Primeiramente, o gestor precisa entender as competências, necessidades, habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. Dessa forma, é possível captar e reter talentos que criam uma forte proposta de valor ao estarem nas funções que têm melhor aptidão. 

Sendo assim, há um crescimento individual e automaticamente empresarial. Ou seja, a relevância do setor mostra-se a partir de decisões embasadas, planejamento, processos otimizados e busca pelos melhores resultados.

Gestão de RH na prática

Mais do que um departamento pessoal limitado a questões burocráticas, a gestão de RH eficiente pode realizar treinamentos e promover desenvolvimento.

Para isso, os gestores precisam acompanhar mudanças comportamentais e tecnológicas da sociedade, fazer planejamentos a longo prazo e adotar tecnologias para otimizar e modernizar processos.

Também podemos observar as vantagens da gestão de RH na eficiência das contratações, retenção de talentos, melhora na produtividade das equipes, clima organizacional positivo e, claro, metas empresariais atingidas com sucesso. 

Todavia, a ineficiência da gestão de RH traz desafios como alta rotatividade, falta de motivação e performance.  

Para evitar tal cenário, o gestor de recursos humanos tem a função de pensar nas diferentes frentes da área de forma estratégica, com uma visão micro e macro do negócio. Incluindo questões como:

  • Recrutamento e seleção

Uma das tarefas da gestão de RH é identificar as necessidades da empresa e atendê-las a partir de processos de recrutamento e seleção de pessoas. 

Essa função é de extrema importância, já que atrair profissionais com os perfis desejados não é um trabalho simples, pois necessita de técnicas e processos bem consolidados para selecionar os candidatos adequados às expectativas da empresa.

  • Avaliação de comportamento e desempenho

A função avalia a performance do colaborador referente a entregas e comportamentos. O diagnóstico é fundamental para que decisões sejam tomadas. Depois, a gestão de RH fica responsável para fazer os devidos alinhamentos com o profissional, seja com incentivos, promoções ou correções.

  • Onboarding

O onboarding é o processo que integra um novo colaborador à equipe, cultura e tudo o que diz respeito às operações de uma empresa. A partir de treinamentos, orientações, supervisão e acompanhamento, a adaptação e retenção do novo integrante da equipe torna-se efetiva.

  • Remuneração e benefícios

A gestão de recursos humanos contribui para um ambiente atrativo para os profissionais. Por isso, os gestores devem buscar oferecer remuneração competitiva e um bom programa de benefícios. Os mais comuns são vale-refeição, vale-transporte, gympass e plano de saúde. 

Gestão de RH e recrutamento inteligente

Os avanços na área de gestão de RH são constantes e manter-se atualizado é fundamental para melhorar ainda mais o setor da sua empresa e gerar bons resultados. 

Um dos recursos em alta na área é o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, em diversos processos.

Na RH Center, a solução inovadora é o robô recrutador. A Inteligência Artificial do VaRHgas auxilia nos processos de recrutamento de candidatos de forma totalmente virtual e interativa. 

  • 95% dos nossos profissionais continuam na empresa após o período de experiência, reduzindo o índice de rotatividade.

Se você busca agregar valor à empresa a partir da gestão de RH eficiente, entre em contato com nossos consultores e receba um atendimento personalizado!

Compartilhar

Comentários para este post