Estresse e ansiedade: como minimizar o impacto na produtividade?
15 de set. de 2022

Estresse e ansiedade: como minimizar o impacto na produtividade?

Prazos apertados, metas nem sempre são alcançadas, reuniões intermináveis e uma agenda que não permite descanso. 

Esse é apenas um exemplo de uma rotina exaustiva que tem levado muitos executivos, gestores e colaboradores para crises de ansiedade e estresse. Consideradas o mal do século, essas condições são cada vez mais comuns no ambiente corporativo e têm sacrificado a produtividade. 

O excesso de trabalho e a falta de reconhecimento pelo desempenho são argumentos normalmente relacionados aos episódios de estresse e ansiedade nos colaboradores, assim como um ambiente hostil e a próxima insatisfação pessoal. 

Mas, o que pode ser feito para amenizar o impacto dessa pressão comum a tantas empresas? Continue a leitura e entenda o papel estratégico do RH nesta missão. 

Estresse e ansiedade no trabalho

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA) apontou que 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem com problemas relacionados ao estresse. Destes, 32% apresentam características de Síndrome de Burnout, uma doença crônica e provocada por um ambiente de trabalho desgastante. 

Já quando falamos de ansiedade, o Brasil é o país com maior incidência da doença no ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ocupar o 5º lugar nos casos de depressão. 

São dados que demonstram a fragilidade da saúde mental desses profissionais que, em sua maioria, têm os problemas no trabalho potencializados por outras condições do cotidiano, como violência urbana, crise econômica e conflitos pessoais. 

Essa sensação de esgotamento profissional culmina no surgimento de diversos sintomas, como cansaço, dificuldade de concentração, alterações de humor e apetite, insônia, entre outros. O resultado é um impacto profundo na produtividade deste profissional, o que pode aumentar as cobranças e piorar o sentimento de inferioridade e pessimismo. 

Além da dificuldade de entregar suas tarefas, o colaborador que sofre com estresse e ansiedade também pode apresentar:

  • Isolamento e/ou afastamento dos colegas;
  • Desorganização e procrastinação em demandas corriqueiras;
  • Respostas displicentes a demandas ou feedbacks;
  • Faltas e atrasos injustificados;
  • Aumento do número de ausências/afastamentos por doença.

Qual o papel da empresa na prevenção desses problemas?

Para manter um ambiente de trabalho saudável e minimizar a ocorrência de estresse e ansiedade entre os colaboradores, a empresa pode promover ações que visam a saúde, segurança e bem-estar de todos. 

Isso inclui oferecer condições favoráveis de trabalho, promover treinamentos, ter uma gestão clara de progressão de carreira, estabelecer uma cultura de feedbacks e capacitar seus líderes para uma jornada de trabalho mais flexível.

E o colaborador? Como deve atuar? 

Quando se reconhece nesse tipo de situação, o profissional também deve fazer uma reflexão sobre o seu papel na manutenção da sua saúde mental.  Além de buscar ajuda - com terapia profissional -, o colaborador também pode avaliar se a cultura da empresa está alinhada aos seus anseios profissionais. 

Até porque não se adequar a um espaço específico não significa que se está fadado ao fracasso. Muitas vezes, a solução está em olhar para a sua carreira por um outro lado e buscar alternativas que se encaixem no seu estilo de vida. 

O papel estratégico do RH 

Diante do crescente relato de profissionais que sofrem com estresse e ansiedade no trabalho, o RH ocupa uma posição estratégica para minimizar os efeitos dessas condições na produtividade. 

Isso porque, na maioria dos casos, a dificuldade de alinhamento à cultura organizacional da empresa é um fator relevante para potencializar as queixas dos colaboradores. Essa divergência pode ser mitigada já no processo de recrutamento e seleção.

Quando a empresa concentra esforços para a contratação de profissionais de alta performance e alinhados com sua cultura organizacional, é possível comprovar uma redução significativa na rotatividade e aumentar a satisfação dos colaboradores. 

Como atrair e reter profissionais com o perfil certo para a sua empresa?

A RH Center pode ajudar a sua empresa na contratação de profissionais de alta performance e alinhados com sua cultura organizacional. 

95% dos profissionais contratados com auxílio da RH Center continuam na empresa após o período de experiência. 

Nossas soluções de atração e retenção de talentos incluem serviços de recrutamento e seleção de currículos, divulgação de vagas e avaliação comportamental, que diminui o índice de rotatividade, já que conseguimos identificar se os funcionários estão de acordo com as necessidades do cargo.

Entre em contato com nossos consultores e receba um atendimento personalizado!

Compartilhar

Comentários para este post