Como se recolocar no mercado de trabalho
05 de nov. de 2020

Como se recolocar no mercado de trabalho

A pandemia do coronavírus atingiu em cheio o mercado de trabalho em 2020. Como reflexo da crise, muitos trabalhadores foram demitidos e passaram a buscar na recolocação profissional uma nova oportunidade de trabalho. 

No entanto, os profissionais que desejam retornar ao mercado de trabalho precisam considerar que em um mundo pós-pandemia, novas habilidades ganharam espaço e se tornaram mais valorizadas para empresas e empregadores.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar quem busca a recolocação profissional no mercado atual: 

1 - Pense diferente

O primeiro passo durante a procura por recolocação profissional é pensar e agir diferente. 

O tradicional método de apenas buscar vagas em sites de empregos pode não funcionar tão bem quando feito de maneira isolada. Dessa forma, para conquistar uma nova oportunidade de trabalho é preciso ser proativo, traçar estratégias e seguir uma metodologia. 

Uma boa maneira de fazer isso é começar atualizando e alinhando todas as informações profissionais, indo além do currículo. Isso quer dizer que o profissional pode elaborar uma carta de apresentação, atualizar ou criar seu perfil no LinkedIn, para “ser encontrado” com mais facilidade pelos recrutadores, adequar suas redes sociais, etc.

É importante ter em mente que muitos recrutadores investigam os perfis pessoais dos candidatos para analisar a forma como cada profissional se comporta na internet e se relaciona com os outros. 

Afinal, nos dias de hoje o currículo deixou de ser a única fonte de informação para seleção e contratação de novos colaboradores.

2 - Invista em networking

O processo de recolocação profissional está muito mais dinâmico e diversificado, assim como os relacionamentos no mercado de trabalho. 

Dessa forma, o profissional que busca por uma nova oportunidade na carreira deve estar atento à importância de estabelecer contatos e criar vínculos profissionais.

Praticar networking e expandir a rede de contatos com amigos, ex-colegas de trabalho e da faculdade, profissionais admirados e até mesmo parentes pode abrir portas para novos cargos e crescimento na carreira. 

Contudo, é importante ressaltar que a ideia do networking não é pedir emprego para conhecidos, mas sim estar mais próximo das pessoas e ser lembrado por elas quando alguma oportunidade compatível surgir.

3 - Busque capacitação

Durante a pandemia e a necessidade de isolamento social, muitos trabalhadores aproveitaram o período em casa para realizar cursos online, participar de webinars e investir em capacitação. O mesmo vale para quem busca a recolocação profissional.

O profissional que procura se qualificar cada vez mais, mesmo nos períodos de desemprego e crise no mercado de trabalho, se destaca dos demais e pode conseguir uma oportunidade de trabalho mais rápido do que aqueles que não buscam evoluir na carreira.

4 - Desenvolva habilidades

Conforme o mercado evolui e apresenta suas tendências, novas habilidades ganham mais importância e se tornam essenciais para as profissões.

Frente a um cenário de pandemia e novo normal, é necessário possuir mais do que um bom currículo para impressionar os empregadores. 

Competências como disciplina, resiliência, adaptabilidade e flexibilidade se tornaram algumas das principais qualidades do profissional moderno, que deve ser capaz de observar e compreender as mudanças, trabalhando com agilidade, comprometimento e proatividade. 

Dessa forma, quem deseja conquistar a recolocação profissional deve trabalhar suas habilidades, procurando desenvolver as competências que o mercado mais necessita em um profissional neste momento. 

5 - Conte com auxílio profissional

O auxílio de um especialista é fundamental para agilizar o processo de recolocação profissional e ampliar as oportunidades de trabalho para os colaboradores recém-desligados. 

Afinal, com o apoio de uma empresa especializada, o profissional recebe toda a orientação necessária para se preparar para o retorno ao mercado de trabalho de maneira mais focada, direcionada e alinhada aos seus objetivos de carreira.

O programa de suporte e preparação para o mercado de trabalho da RH Center oferece o amparo completo aos colaboradores recém-desligados ou em processo de desligamento da empresa, garantindo acompanhamento e orientação completos para facilitar a busca por novas oportunidades de trabalho. 

Em cinco etapas distintas a equipe de especialistas da RH Center realiza o atendimento aos colaboradores recém-desligados, desenvolvendo um assessoramento completo e eficiente. 

Confira todos os benefícios do suporte ao processo de preparação para recolocação profissional da RH Center! 

Clique aqui e saiba mais!

Compartilhar

Comentários para este post