O que é e como otimizar o job description
21 de jun. de 2023

O que é e como otimizar o job description

Na busca por uma oportunidade de trabalho o job description, ou “descrição do trabalho”, é fundamental para chamar a atenção e fazer um candidato se inscrever em determinada vaga de emprego. 

O job description pode ser extremamente chamativo ou ter o efeito contrário: seja por conter poucas informações ou até mesmo por ser muito extenso, um profissional pode desistir de se candidatar. 

É por esse motivo que entender a importância do job description em processos seletivos é fundamental para realizar contratações de sucesso. 

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que é o job description e também como otimizá-lo. 

Job description: entenda o que é 

Um job description ou descrição de cargo, reúne as habilidades, responsabilidades, atribuições e qualificações que uma determinada vaga demanda. 

Essa descrição é importante por ser onde estarão as principais informações sobre a vaga e também sobre a empresa. 

No processo de recrutamento e seleção, o job description está presente na etapa de atração e como primeiro contato com os possíveis candidatos, por isso, essa descrição precisa ser clara e objetiva, ao mesmo tempo que apresenta todas as informações necessárias. 

Como otimizar o job description 

Depois de entender a importância e o papel do job description, separamos algumas dicas relevantes para otimizar a descrição de uma vaga em sua empresa. 

Atenção com o título da vaga

O título da vaga é a primeira informação que o candidato lerá quando encontrar um job description.

Por isso, o título precisa ser objetivo e passar com clareza do que se trata a oportunidade em questão. 

Informações sobre a empresa

Um profissional que está buscando um novo emprego precisa encontrar informações precisas sobre a empresa justamente para saber se o seu perfil está de acordo com os valores da organização. 

O job description precisa ter um pequeno texto descritivo de forma sucinta, informando sobre a empresa sem ocupar o espaço de outros dados relevantes. 

Inserir a área que a empresa atua e a missão, visão e valores que guiam a gestão é o suficiente para apresentar o local de trabalho em questão. 

Informar os requisitos da vaga

Algumas empresas perdem muito tempo em seus processos seletivos por não criarem uma descrição assertiva dos requisitos das vagas em aberto. 

Essa parte do job description deve informar a experiência desejável e quais as soft e hard skills que o candidato precisa ter.

O conhecimento específico do uso de alguma ferramenta também deve ser mencionado nessa parte. 

Capriche na descrição do cargo

Somente nessa parte é que entra a descrição de responsabilidades da posição, bem como as tarefas que devem realizar no dia-a-dia do trabalho

Crie uma descrição objetiva, mas não deixe informações importantes de fora, pois isso garante transparência no processo seletivo. 

Não esqueça de mencionar também o nível de hierarquia do cargo dentro da empresa, além do setor de atuação.

Apresente o salário, benefícios e regime de contratação

Por questões internas, muitas empresas optam por não apresentar o salário, benefícios e o regime da contratação no job description

Contudo, por mais que essa seja uma questão legítima, os candidatos podem se sentir frustrados quanto evoluem em processos que não atendem às suas expectativas salariais. 

A transparência é crucial nos processos seletivos e por isso deve ser priorizada. 

Para continuar a leitura de artigos com dicas relacionadas a processos seletivos, confira outros artigos publicados no blog da RH Center.

Compartilhar

Comentários para este post