Estratégias para reduzir custos na folha de pagamento
20 de dez. de 2023

Estratégias para reduzir custos na folha de pagamento

Uma empresa, independentemente do seu porte e segmento, conta com gastos fixos e variáveis por mês que ocupam boa parte do orçamento, sendo a folha de pagamento um dos mais significativos. 

A folha de pagamento representa altos custos para a gestão de uma empresa, por ser a soma do salário dos funcionários. Ela também é um documento conhecido como holerite e também funciona como um registro de informações sobre a remuneração dos colaboradores como o salário, deduções, descontos, comissões, entre outras.

Nesse contexto, também em relação à folha de pagamento, as empresas constantemente buscam maneiras de reduzir custos e é sobre estratégias para essa diminuição que abordaremos neste conteúdo. 

1 - Organize os setores para diminuir a quantidade de horas extras 

Os custos com horas extras, em muitas organizações, representam grandes gastos com a folha de pagamento. Esse é, portanto, o primeiro ponto a se considerar sobre a redução de gastos com a folha de pagamento. 

Os gestores da empresa podem organizar os setores com estratégia, redistribuindo funções e demandas para não ser necessário a realização de horas extras. 

Os funcionários contam com diferentes habilidades e isso pode ser usado no momento da distribuição de tarefas, pensando principalmente naquelas que são executadas com mais agilidade e afinidade. É dever dos gestores olhar para essas questões com atenção. 

Mas além dessas organizações por setores, é possível criar um banco de horas, individual ou coletivo. 

Esse regime de compensação permite conceder folgas correspondentes às horas acumuladas ou estabelecer a redução da jornada de trabalho diária até a quitação das horas extras. 

2 - Demita menos 

Reduzir custos com a folha de pagamento, diferentemente do que muitos gestores pensam, é o contrário de demitir funcionários. 

Ou seja, as demissões precisam ser evitadas porque elas geram custos elevados para a empresa por conta das despesas rescisórias, um orçamento que pode não existir em caixa para ser disponibilizado de imediato. 

Mas isso não quer dizer que funcionários não podem ser demitidos em qualquer situação. 

Claro que existem momentos em que as dispensas são inevitáveis para manter o equilíbrio financeiro da empresa. Nesses momentos, é essencial que o RH e o gestor se juntem para planejar a melhor forma de conseguir a diminuição de gasto na folha de pagamento da maneira mais adequada.

3 - Otimize os processos

Outra alternativa válida para reduzir custos com a folha de pagamento é otimizar os processos internos da empresa, eliminando desperdícios, retrabalhos e burocracias. 

Isso pode tornar a gestão mais eficiente, reduzindo o tempo e os recursos necessários para realizar as atividades.

Uma forma de otimizar os processos é utilizar ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, que podem automatizar e integrar as tarefas, facilitando o controle e a análise dos dados.

Essas iniciativas geram economia de tempo, dinheiro e papel, além de evitar erros e fraudes. 

Se você quer continuar a leitura de outros artigos relevantes sobre a área de gestão de pessoas e Recursos Humanos, acesse o nosso blog. 

As nossas redes sociais também são espaços atualizados constantemente com novidades da área, siga-nos: Facebook, Instagram e LinkedIn

Compartilhar

Comentários para este post